Revista Diálogo Educacional
URI Permanente para esta coleção
Revista Diálogo Educacional é uma publicação trimestral, com artigos científicos originais e de revisão, destinados à área da Educação, focalizando formação de professores e pensamento educacional brasileiro, direcionados aos profissionais de áreas afins. A responsabilidade é do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil, que se destina a divulgar a produção acadêmica e científica de pesquisadores(as) e grupos de pesquisa nacionais e internacionais para promover o debate na área.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Diálogo Educacional por Classificação "Nível metodológico"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção de uma lógica na pesquisa com bebês(2023) SILVA, Elenice de Brito Teixeira; NEVES, Vanessa Ferraz AlmeidaComo a ontologia dos bebês como seres sociais potentes e vulneráveis impacta as decisões teórico-metodológicas na pesquisa? Como as questões epistemológicas circunscrevem a produção de uma lógica que apreenda as relações entre bebês e outras pessoas, as materialidades e contextos histórico-culturais? Estas questões são objetos de reflexão neste artigo, construído a partir da pesquisa sobre os processos de constituição da brincadeira em um grupo de bebês na Educação Infantil entre os anos de 2017 e 2018. A pesquisa buscou evidenciar a gênese cultural desta atividade no grupo, sua concretude nas práticas sociais coletivas e nas relações de alteridade construídas por meio do compartilhamento das fontes narrativas e simbólicas, das rotinas culturais e de cuidado na EMEI Tupi em Belo Horizonte, Minas Gerais. Com base nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação, assim como nos diálogos com os Estudos da Infância e dos Bebês, buscamos conferir centralidade às ações e linguagens dos bebês dialeticamente situadas em relação aos acontecimentos sociais que possuem historicidade no grupo e na cultura mais ampla. Portanto, a natureza contextualizada da pesquisa e o cuidado ético de situar e considerar sempre as pessoas, materialidades, discursos, estruturas, métodos, como contextos para o que acontece, são duas premissas anunciadas entre os princípios orientadores da pesquisa com bebês que se desdobraram em implicações metodológicas.
- ItemA educação dialógica transformadora aliada à visão da complexidade: a experiência de escolarização aberta no Projeto CONNECT(2022) BEHRENS, Marilda Aparecida; TORRES, Patrícia LupionEste artigo foi gerado em torno do Projeto CONNECT, o qual envolve como base os conceitos de escolarização aberta, educação aberta, recursos e práticas educacionais abertas e escola criativa. Esses temas inovadores da pesquisa qualitativa participante fundamentaram-se nas concepções de Edgar Morin sobre o a visão da complexidade e de Paulo Freire sobre a educação dialógica, como sustentação epistemológica dos processos formativos de escolarização aberta do referido projeto. A escolarização aberta e o uso de REAs e PEAs em escolas criativas se apresentam como subsídios aos processos de formação para a cidadania com vistas à consciência planetária. Nessa etapa do Projeto CONNECT, o problema investigado foi: como provocar os estudantes, por meio de REA, para o exercício do papel de cientistas em temas emergentes da sociedade local e mundial, mediado pelo processo de cocriação de professores e pesquisadores, com fins de realização de registros de produção de conhecimento? O objetivo geral foi elaborar REAs, em processo de cocriação em um grupo de pesquisa, como subsídios aos docentes das escolas envolvidas, com a intenção de levar os estudantes ao exercício do papel de cientistas em temas emergentes, como a Covid-19. Os resultados mostraram que professores e alunos das duas escolas envolvidas no processo de formação participante puderam refletir, problematizar e desenvolver projetos, além de usufruir da construção colaborativa de REAs, com temáticas ligadas aos conhecimentos científicos, no caso, a Covid-19. Assim, os participantes puderam começar a tomar consciência de sua responsabilidade social como cidadãos protagonistas no cuidado e na preservação da vida e do planeta
- ItemA influência da Unesco nas estratégias vinculadas à educação básica nos Planos do Mercosul Educacional(2022) DINIZ JÚNIOR, Carlos AntônioEste artigo trata da realidade e dos desafios da escolarização de alunos estrangeiros em uma escola do município de São Paulo. Com base na revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e os professores de uma escola que atende migrantes internacionais, discutem-se os limites das políticas públicas educacionais brasileiras em garantir o direto à educação dos migrantes. Os resultados obtidos mostram contradições entre as práticas declaradas pelos entrevistados e as práticas sociais da escola, resultando em dificuldades efetivas dos profissionais em trabalharem com a diversidade cultural que adentra a escola. Evidencia-se, também, a ausência de programas, projetos e ações de inclusão dos migrantes que garantam o direito à educação.
- ItemAstrobiologia e ensino de ciências: articulações no paradigma educacional emergente(2022) CHEFER, Claudiane; OLIVEIRA, André Luis deDentre as atuais abordagens da pesquisa científica, que buscam a partir de uma visão multidisciplinar estudar os problemas científicos complexos que envolvem a possibilidade de a vida ser intrínseca ao Universo, encontra-se a Astrobiologia. Diante dos pressupostos integradores de uma área inovadora de investigação científica, inquietou-se interrogar: A ótica do paradigma da complexidade pode perspectivar o ensino de temas da astrobiologia no ensino de ciências? Quais são as possibilidades de articulações que podem fundamentar este trabalho? Nessa pesquisa, recorte da fundamentação teórica de uma Dissertação de Mestrado defendida em 2020, buscou-se apontar as consonâncias entre o Paradigma da Complexidade e a emergência da Astrobiologia como campo de pesquisa científica, com vias em traçar aspectos diante das possibilidades de perspectivação do ensino da vida no universo, norteado pela ótica da complexidade no contexto da Educação para a ciência. Para isso, foi empregada uma Pesquisa Qualitativa de cunho bibliográfico pautada na Revisão Sistemática. Mediante a análise, foram discutidas as dimensões disciplinares do conhecimento, bem como foi apresentado um parâmetro geral da Astrobiologia como campo de pesquisa reemergente da ciência e suas potencialidades no contexto educacional. Logo, foi possível articular e inferir possibilidades que podem ser mobilizadas ao trabalhar temas da Astrobiologia na educação para a ciência, norteados pelo enfoque paradigmático da complexidade. Assim, almejou-se com este estudo encaminhar e clamar com urgência e, sobretudo, ampliar ações educativas que visem pelo progresso de mudanças paradigmáticas e reformas de pensamento que contemplem a construção de uma consciência planetária.
- ItemDocência no Ensino Superior: quando ela faz a diferença na vida do aluno(2022) MASETTO, Marcos TarcisoA sociedade tem passado por rápidas e constantes mudanças que desafiam os sujeitos que a compõem de modo geral e em especial aqueles formados no ensino superior. Isto impacta de forma direta a formação oferecida a esses alunos no ensino superior. Em decorrência disso, tem-se exigido uma nova postura, profissionalidade e respostas dos docentes do magistério superior. Tal fato traz a reboque a questão sobre como os docentes do ensino superior podem fazer a diferença para a formação pessoal, profissional e social dos alunos universitários. Para tanto, este artigo objetiva documentar e socializar com docentes universitários, a trajetória percorrida por um professor do ensino superior na busca de se tornar um professor significativo para seus alunos e, desta forma, fazer a diferença em suas vidas. Emprega-se, com esse intuito, a metodologia baseada em História de Vida alicerçada em Josso (2007). Recorre-se, entre outros, a Masetto (1992, 2003, 2010, 2015, 2018) Carl Rogers (1972) Sacristán e Pérez Gómes (1996), Sacristán (2000) e Perrenoud (2002) para recompor essa trajetória. Trata-se de uma (re)constituição temporal de uma experiência de docência no ensino superior que foi vivenciada durante quarenta anos e recompõe as vivências, as pesquisas e os conhecimentos produzidos para a construção de um professor significativo. Apresenta como resultado tais imagens do passado e presente instrumentalizando-as para projetar o futuro.
- ItemEducação em unidades prisionais: considerações sobre a prática pedagógica de professores(2022) PAIXÃO, Jairo Antônio da; MAGALHÃES, Guilherme; CUSTÓDIO, Glauber César CruzO presente estudo adotou a técnica Estado do Conhecimento e, a partir das pesquisas voltadas a analisar a atuação docente em unidades prisionais, descreve o aluno e as singularidades da docência nesses ambientes, detecta a necessidade de formação inicial e continuada para atuação em escolas prisionais e o desconhecimento prévio das especificidades da educação prisional por parte dos professores, verifica descompasso entre os textos oficiais e a realidade das escolas prisionais, revela diferentes obstáculos e dificuldades para a prática docente na educação prisional. No entanto, observa a existência de professores que revelaram gostarem de atuar em escola prisional e percebem que a formação docente ocorre por meio da prática cotidiana. Tem-se, com isso, a urgência de uma maior aproximação entre as políticas públicas no âmbito educacional, os professores e os gestores do estabelecimento penal, com vistas a ordenar ações que possam fortalecer parcerias necessárias em prol da formação educacional nas unidades prisionais do país.
- ItemExperiência articulada entre Design e Educação no Laboratório Experimental de Design sobre rodas em Cruzeiro/SP(2023) MEISTER, Izabel Patrícia; LIMA, Valéria Sperduti; FARIA, AlessandroO artigo examina a qualidade educacional de um projeto de extensão com a finalidade de desenvolver ações de formação emancipadora de estudantes, fundamentadas na metodologia do pensamento do Design/Design Thinking e desenvolvidas nos contextos da educação formal e não formal, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e escolarização aberta. As suas atividades sustentam-se no desafio de criar ideias inovadoras para problemas locais em regiões com contextos de desigualdades tecnológicas, educacionais, sociais, culturais e econômicas, incluindo aprendizes, especialistas e comunidade. Na primeira edição do Laboratório Experimental de Design (LEDE), 100 estudantes de Ensino Médio, Profissionalizante, e Tecnológico da cidade de Cruzeiro – SP participaram de workshops presenciais, enquanto dez estudantes do curso de graduação Tecnologia em Design Educacional da Unifesp, concomitantemente, participaram da proposta inserida em uma disciplina de seu curso. A análise deste relato é de cunho qualitativo, desenvolvida por meio da pesquisa-ação. As observações apresentadas neste documento destacam que a metodologia do pensamento do Design, aplicada em contexto de desafio para a criação de soluções para um problema local, assim como as ações educacionais complementares nos metaversos, em ambientes preparados para a interação dos estudantes (laboratório de Design/SpatialChat), com integração entre grupos formados por diferentes origens, espaços e meios tecnológicos, trouxe impactos positivos ao demonstrar a capacidade dos grupos em desenvolver soluções, lidar com a diversidade de pensamentos e valorizar a alteridade no processo de aprender. A partir da análise sobre a manifestação desta abordagem educacional nos estudantes, o artigo propõe recomendações direcionadas aos docentes pesquisadores do Ensino Superior e aos agentes socioculturais e educacionais impactados localmente pelo projeto para o uso da metodologia do pensamento do Design no âmbito da educação emancipadora apoiada pela escolarização aberta.
- ItemLógicas de ação docente em tempos de pandemia: entre inovações pedagógicas e a manutenção da forma escolar(2022) MESQUITA, Silvana Soares de Araujo; SOUZA, Maria Inês Galvão Flores Marcondes deEste trabalho visa a identificar novas e antigas lógicas de ação que transitam pelo trabalho docente em tempos de pandemia de Covid-19, permitindo reunir elementos para refletir sobre inovação pedagógica e reinvenção da escola. O trabalho analisa os dados provenientes de duas pesquisas nacionais quantitativas, Fundação Carlos Chagas e Gestrado, além de dados qualitativos produzidos por observações do cotidiano de nove professores que atuam nos anos iniciais de quatro escolas, através de relatório de vinte e quatro estagiários de um curso de pedagogia. Identificam-se quatro novas lógicas que passaram a influenciar o trabalho dos professores: a lógica curricular, a lógica do tempo e espaço, a lógica do ensino-aprendizagem e a lógica relacional. Constata-se que, mesmo diante dessas novas lógicas, as práticas pedagógicas dos docentes, associadas aos objetivos da escola e ao currículo, não se alteram frente às lógicas de ação tradicionais, pois a forma escolar dominante limita as possibilidades de reinvenção. No entanto, professores, nomeados de inovadores, conseguem construir outras lógicas de ação com base em novas respostas para questões clássicas sobre “Por que ensinar? Para quem ensinar? O que ensinar? Como ensinar?”. Conclui-se que a reinvenção da escola pós-pandemia passa pela resiliência e inovação de professores capazes de desnaturalizar lógicas de ação curriculares, organizacionais e didáticas.
- ItemO processo de institucionalização do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal: uma análise sobre o currículo escolar (1953-1975)(2022) CARAÇATO, Viviane De Oliveira Berloffa; MACHADO, Maria Cristina Gomes; LUCAS, Maria Angélica Olivo FranciscoO objetivo deste artigo é analisar o currículo escolar implementado pelo Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, em Maringá/PR, no período de 1953 a 1975. Para tanto, discute-se o processo de colonização do Norte do Paraná, local onde está situado o município de Maringá, bem como a fundação e o desenvolvimento da referida cidade, com o propósito de verificar os fatores que propiciaram a criação do colégio estudado. Além disso, aborda-se a história desse colégio e seu currículo escolar a fim de constatar o tipo de formação destinada à classe estudantil daquele período. Para a realização do estudo aqui apresentado recorreu-se a fontes bibliográficas e documentais, destacando-se as pesquisas realizadas por Luz (1997), Sanches (2002), Reis (2004) e Wachowicz (1995) e os documentos sobre o histórico do estabelecimento de ensino, relatórios de notas dos alunos e jornais, de modo que as informações coletadas foram analisadas à luz do contexto em que foram produzidas. Conclui-se que a instituição de ensino ora estudada contribuiu para a educação escolar da população maringaense e a realizou de acordo com a política educativa vigente, a qual cultuava uma formação cívico-patriótica, em consonância com o desenvolvimento urbano e industrial do país.
- ItemProposta de formação-ação: tecitura colaborativa com professores da educação básica(2023) SALAMAN, Dariana Medeiros Andrade; SILVA, Madalena Pereira daNesta pesquisa é apresentada uma proposta de formação continuada de professores em uma escola de educação básica no município de Painel/SC. A proposta tem como aporte epistemológico o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo pesquisa-ação, cuja proposta formativa foi elaborada no âmbito do Programa de formação-ação em escolas criativas. Participaram da pesquisa, quinze professores atuantes na educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e anos finais. A proposta de formação foi desenvolvida por meio de planejamento colaborativo e proporcionou, ao final dos encontros, a polinização de dois portfólios elaborados pelos professores participantes. Os resultados evidenciaram que a base epistemológica contribuiu à formação continuada dos professores, numa perspectiva mais humanizada e integradora, quando se compreende o que traz sentido à vida, o cuidado de si, do outro e do meio ambiente. Na percepção dos participantes, a formação trouxe mudanças de atitudes em prol da cidadania planetária; abertura ao diálogo, colaboração e cooperação; consciência ambiental e bem-estar social e, superação das práticas pedagógicas disciplinares, propiciadas pela reforma do pensamento.
- ItemReflexões sobre entrevistar na perspectiva da artesania: diálogos com docentes/pesquisadores sobre Educação Infantil e Didática(2023) GOBBATO, Carolina; KREMER, Claines; BARBOSA, Maria Carmen SilveiraEste artigo apresenta reflexões metodológicas com foco em entrevistas, procedimento recorrente em pesquisas com abordagem qualitativa. A partir da experiência de uma pesquisa de doutorado sobre as relações entre Educação Infantil e Didática, discutem-se processos vivenciados nas entrevistas com quatro professores/pesquisadores brasileiros e dez italianos que participaram do estudo. O trabalho fundamenta-se na perspectiva de Sennett (2015a) sobre artesania, dialogando com compreensões teórico-metodológicas sobre o entrevistar como um movimento dialógico de abertura em um fazer artesanal, conforme propõem Mills (2009), Caramés Boada (2010) e Contreras Domingo e Lara Ferré (2010). As reflexões metodológicas organizam-se em dois eixos: o primeiro versa sobre a potência do encontro, do diálogo e do compartilhamento de ideias e saberes que pode acontecer na entrevista, destacando a importância da escuta de modo éticoe respeitoso; o segundo discorre acerca da flexibilidade no processo de entrevistar e do quanto as entrevistas realizadas retroalimentam as próximas e, por consequência, redimensionam os rumos da investigação. Considera-se que o ato de entrevistar, tecido em um fazer artesanal, é uma experiência que pode ser formativa para o entrevistador e significativa para o entrevistado, pois no exercício dialógico de pesquisa há intercâmbio de ideias e saberes que promovem ressignificações. Ao entrevistar docentes/pesquisadores da Educação Infantil e da Didática, evidenciam-se as posições ocupadas pelos participantes da pesquisa e seus diferentes pontos de vista, colocando em pauta um tema que tem sido invisibilizado, movimentando pensamentos e fomentando o diálogo.
- ItemTranscriançar a escrita na pesquisa com crianças(2023) SOARES, Gisele Rodrigues; MARCELLO, Fabiana De AmorimO objetivo deste artigo é discutir um aspecto específico quanto a problemáticas de ordem metodológica (e que, acreditamos, são também de ordem teórica) ligadas às formas pelas quais trazemos para o texto acadêmico aquilo que, dos encontros com as crianças em situações de pesquisa, emerge como fala, como dito, mas também silêncio, hesitação, gesto, movimento, sonoridade e tantas outras formas de comunicação, de expressão e de sentido. Trata-se, assim, de problematizar práticas de escrita precisas: aquelas de transcrição, de uma espécie de “tradução”, muitas vezes, do falado para o escrito – ou, como buscamos defender, da relevância de construirmos modos de transcriançar a escrita sobre e a partir dos encontros e das conversas que estabelecemos com crianças no campo. Entendemos que o gesto de transcriançar emerge como exercício teórico-metodológico que coloca em jogo modos particulares de urdir a palavra em contexto investigativo, notadamente porque permite fazer ver e dizer a dinâmica mutuamente constitutiva entre narração (da criança) e tradução (do/a adulto/a) em (con)texto investigativo.
- ItemUm arquivo em migalhas: o arquivo pessoal “público” de um historiador catarinense(2022) SCHÜTZ, Karla Simone WillemannA partir de bases teórico-metodológicas alicerçadas em debates do campo arquivístico, da História Intelectual e da História do Tempo Presente, o artigo busca discutir a formação do conjunto de fontes históricas que permitiu reconstruir aspectos da trajetória intelectual do historiador catarinense Carlos Humberto Pederneiras Corrêa. Por fim, entendido como um arquivo em “migalhas”, a junção de diferentes documentos, alocados também em espaços diferentes, oportunizou a discussão acerca do que seria uma “memória possível” sobre a trajetória desse historiador.
- ItemVictor de Aveyron: um estudo do filme “O garoto selvagem” à luz da perspectiva histórico-cultural(2022) ROSSI, Jean Pablo Guimarães; MAIO, Eliane RoseNeste estudo, temos por objetivo principal discutir o processo de humanização do sujeito por meio da história de Victor de Aveyron, personagem central do filme “O garoto selvagem”. A história, baseada em fatos reais, conta a tarefa empreendida pelo Dr. Jean Itard na tentativa de educar o “menino selvagem”, conhecido assim por ter sobrevivido durante seus primeiros 11/12 anos de vida, em meio aos bosques do sul da França e longe do convívio humano. Para tanto, nos ancoramos nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e, durante o processo de análise, utilizamos a obra fílmica para discutir como foi o processo de educação do menino Victor. As análises evidenciaram que o isolamento social, vivenciado pelo protagonista, prejudicou o desenvolvimento das características propriamente humanas e mostrou como as ações pedagógicas do Dr. Itard se configuraram como pertinentes e, ao mesmo tempo, não teve êxitos sobre o garoto.