Revista Diálogo Educacional
URI Permanente para esta coleção
Revista Diálogo Educacional é uma publicação trimestral, com artigos científicos originais e de revisão, destinados à área da Educação, focalizando formação de professores e pensamento educacional brasileiro, direcionados aos profissionais de áreas afins. A responsabilidade é do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil, que se destina a divulgar a produção acadêmica e científica de pesquisadores(as) e grupos de pesquisa nacionais e internacionais para promover o debate na área.
Descrição
Navegar
Navegando Revista Diálogo Educacional por Classificação "Nível epistemológico"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemComplexidade-transdisciplinaridade-ecoformação: uma via das Escolas Criativas para a metamorfose da educação(2022) PEDROSO, Daniele Saheb; ZWIEREWICZ, Marlene; HÜLSE, LeviEste artigo tem como objetivo discutir a tríade conceitual complexidade- transdisciplinaridade-ecoformação por meio da análise de artigos de um dossiê, publicado em 2020, sobre o conceito de complexidade. Além deste, os outros dois conceitos têm pautado o movimento das Escolas Criativas, iniciativa impulsionada por Torre e Zwierewicz (2009a) e mobilizada por núcleos vinculados a diferentes instituições universitárias do Brasil e do exterior, que integram a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Assim, este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica que prioriza a abordagem qualitativa, possuindo como aporte teórico contribuições de autores como Moraes (2015), Morin (2015, 2019), Nicolescu (2018) e Torre e Zwierewicz (2009b). Entre os resultados, a análise dos artigos possibilitou sua categorização em quatro grupos: i) relação entre autores; ii) as Escolas Criativas e suas especificidades; iii) contribuições da epistemologia da complexidade; iv) e formas de pensar os problemas complexos. Em relação à tríade conceitual, apesar da existência de artigos que não abordam os três conceitos simultaneamente, observou-se que nessa tríade se encontram princípios para a metamorfose da educação, com iniciativas que priorizam a articulação entre conteúdos curriculares e demandas locais e globais, com o objetivo de valorizar vias comprometidas com a solidariedade global a partir de condições localmente criadas.
- ItemComplexidade: paradigma ou epistemologia? Thomas Kuhn e Edgar Morin para além da terminologia, refletindo sobre contribuições educacionais(2023) FREIRE, Maximina M.; PETRAGLIA, IzabelParadigma e epistemologia são conceitos recorrentemente citados por estudiosos e pesquisadores que debatem a via da complexidade, dividindo-lhes a opinião sobre que concepção melhor se relaciona e mais adequadamente reflete a noção complexa em sua caraterização mais essencial. Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre essa questão terminológica, buscando distinguir o termo que, em nossa opinião, melhor defina os princípios fundantes da complexidade, revelando seus propósitos e características. Partindo de uma discussão sobre o conceito de paradigma e suas implicações, exploramos os matizes do que se denomina evolução paradigmática, para chegar à concepção de epistemologia e delinear suas contribuições à visão de complexidade sob o enfoque moriniano. Além disso, refletimos sobre uma reforma do pensamento e da educação que, indicadoras de metamorfoses, possam levar à esperança da transparadigmatologia. Ao longo de nossa discussão, encaminhamos nossas considerações para as contribuições dessa argumentação para o processo ensino-aprendizagem e a formação docente. De modo sucinto, promovemos um exercício de compreensão do próprio processo de conhecimento à luz do pensamento complexo, com base em Edgar Morin, em direção a um metaponto de vista, que se justifique pela compreensão do inacabamento do todo, como contribuição às ciências da Educação e da Linguística Aplicada, entre outras
- ItemFormação, tecnologias e políticas públicas: questões conceituais e estruturas sociais de poder(2022) CASSOL, Claudionei Vicente; CANAN, Silvia Regina; VANI, JulianaPensar a formação tecnológica a partir da crítica sociofilosófica, com lastro teórico dialético e hermenêutico, assentada em filósofos sociais contemporâneos, como Bauman, Foucault, Beck, Sennett, Camin, Freire, entre outros, e clássicos, como Rousseau e Bacon, amplamente reconhecidos, identificados nas temáticas das políticas públicas e do poder, embora com diferentes compreensões, é movimento central desse ensaio. O debate analisa o uso comum e naturalizado para os termos políticas públicas, formação e tecnologia e os problematiza etimologicamente para ampliar as compreensões conceituais e suas imbricações com o poder. Para as políticas públicas, discute-se a ação do Estado e sua constituição enquanto instituição do povo, de fundamento republicano, responsabilidade das três esferas de poder – executivo, legislativo e judiciário – corresponsáveis na gestão pública e na segurança da implementação e desenvolvimento das políticas. A formação tecnológica é compreendida como política pública de responsabilidade dos setores educacionais – universidades e escolas – que devem estar atentos para as guinadas constantes, voláteis e diluídas do mercado capitalista enquanto centralizador e manipulador de dados, informações, ideias e comportamentos e não deslindar para a lógica do treinamento. Formar com as tecnologias para o desenvolver da humanidade em cada indivíduo e da coletividade preocupada com a condição humana é central nesta tematização que alerta sobre o perigo de formar para a tecnologia com o sentido que lhe atribui o atual mercado consumista.
- ItemFundamentação epistemológica do paradigma da complexidade e a dialogia com a formação de professores(2023) LIMA, Paulo GomesO objetivo deste artigo é o de discutir a fundamentação epistemológica do paradigma da complexidade, a partir da contribuição de Edgar Morin e a dialogia com a formação de professores. Esta perspectiva defende que Esta perspectiva entende que a humanidade e o conhecimento são eixos indissociáveis, visto possuírem estruturas complexas multidimensionais que se ligam e se religam em uma totalidade (todo-parte-todo). Neste contexto o sujeito cognoscente não é excluído do que conhece, pois também está ligado ao objeto do conhecimento. Para Morin, o paradigma da complexidade rompe com a perspectiva de fragmentação do conhecimento, do mundo e da humanidade, conquanto, aquilo que se "vive", que "vê" e o que se ressignifica são elementos multidimensionais e interdependentes numa relação de totalidade. Nessa diretriz, a dialogia com a formação de professores, além de possível, encampa o compromisso de entender e viver a educação como fenômeno multidimensional que não dissocia os sujeitos de suas formas de intervenção no real.
- ItemO olhar complexo sobre a trama e os dramas do Pibid Matemática em tempos de crise pandêmica(2023) ALVES, Carlos Alex; COSTA, Claudilene Gomes da; SANTANA, Agnes Liliane Lima Soares deTrata-se de uma pesquisa acerca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV. Objetiva-se a compreender a trama e os dramas constituintes do Pibid Matemática face às práticas formativas e escolares desenvolvidas internamente e junto a escola parceira em tempos de crise pandêmica. Dialoga-se no cerne dos seguintes problemas investigativos: Como o Pibid Matemática resistiu aos desafios impostos nos tempos de pandemia? Que trama e dramas lhes foram constitutivos nessa nova configuração de organização/atuação? O processo analítico-reflexivo se deu pelas lentes do pensamento complexo como subsídio teórico-metodológico e pela filosofia de vida/viver em tempos de crise. Os resultados revelaram que o Pibid Matemática acompanhou as mudanças impostas pela pandemia nos modos de pensar e exercer docência sob novos caminhos e outros olhares, mas também foi vítima dos dramas alojados no interior da escola. As conclusões configuraram o Pibid Matemática e a escola tramados em suas conquistas, desafios, impasses, tensões e possibilidades criadoras.