Reflexão e Ação
URI Permanente para esta coleção
A Reflexão e Ação é um canal de discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade. Desse modo, apresenta-se como instrumento de divulgação da produção científica de pesquisadores e de pesquisadoras da área da educação e afins, que em seu conjunto, constitui um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis educativa e pedagógica. Conta, para tanto, com a contribuição de educadores/as e pesquisadores/as ligados a instituições de expressão nacional e/ou internacional.
Descrição
Navegar
Navegando Reflexão e Ação por Classificação "Nível teórico"
Agora exibindo 1 - 20 de 41
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação matemática na pedagogia: a articulação universidade-escola como caminho formativo(2021) AZERÊDO, Maria Alves deConsiderando que a formação matemática na Pedagogia apresenta lacunas, o objetivo deste artigo é o de problematizar as possibilidades de se formar para a docência em Matemática por meio de um projeto voltado à Licenciatura. Embasando-se em autores que discutem formação docente em matemática e na pesquisa qualitativa, analisou-se um relato de uma sequência didática sobre multiplicação, numa turma de 5º ano e dados de um questionário aplicado aos graduandos. Concluiu-se que as atividades do projeto têm ampliado a formação docente em matemática ao possibilitar a vivência em salas de aula, tendo a escola pública também como espaço formativo, articulando teoria e prática
- ItemA política pública de saúde e os migrantes: desafios da educação em saúde(2021) MOLINARI, Daniela da Rosa; TURATTI, Luciana; CARRENO, IonáO artigo analisa o papel da Educação em Saúde em contextos migratórios. Inicialmente, se faz uma reflexão sobre o direito à saúde e os migrantes, pois no decorrer do processo de mobilidade muitos passam por significativas privações em relação a esse direito. Na sequência, apresenta-se uma abordagem da política pública de saúde brasileira em relação aos migrantes, considerados hoje, os novos usuários do sistema de saúde e por fim, analisa-se a fundamentalidade da Educação em Saúde como política pública e instrumento de promoção e prevenção da saúde dos migrantes. O método adotado apresenta uma análise predominantemente bibliográfica.
- ItemA tessitura de um projeto de formação de professores: Educação das Relações Étnico-Raciais(2021) FRANÇA, Cyntia SimioniO artigo apresenta parte de um projeto formativo sobre relações étnico-raciais, realizado por uma universidade e com professores de uma escola pública, no estado do Paraná. Buscou-se desconstruir estereótipos e preconceitos perpetuados no imaginário social em relação aos povos africanos e afro-brasileiros, construir relações mais solidárias e valorizar uma educação antirracista que problematiza as narrativas dominantes. Apesar das contradições da modernidade capitalista, o texto defende que ainda pode-se operar pelas brechas do pensamento hegemônico para que outras relações humanas possam ser construídas no presente, de modo que superemos o racismo e o mito da democracia racial.
- ItemA virtualização do Ensino na Saúde em tempos de COVID-19(2021) NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO NETO, Deodato Narciso de Oliveira; TELLES, Julio César Couto Bem SiqueiraO estudo teve como objetivo compreender a visão discente acerca da virtualização do ensino nas aulas de Mestrado em tempos de COVID-19. A investigação de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou um questionário online para identificar, na visão do aluno, como a virtualização do ensino foi aplicada nas aulas durante o distanciamento social. Os resultados mostram que o uso desses recursos pode contribuir significativamente no processo de aprendizagem na área da Saúde, contudo, é fundamental investir na formação para melhor utilização dessas tecnologias, pois não adianta apenas o professor usar tais recursos tecnológicos se não há o conhecimento pelo aluno para uma ação qualificada
- ItemAprendizagem Escolar no Ciberespaço: controvérsias reveladas por alunos(as) do Ensino Fundamental(2021) SCHLIECK, Diane; BORGES, Martha KaschnyEste artigo analisa as controvérsias reveladas, pelos alunos do Ensino Fundamental, nas associações de aprendizagens escolares que realizam no ciberespaço. É fundamentado na Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, e nos estudos de Lúcia Santaella, sobre os sujeitos leitores. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de cunho qualitativo, e os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal. A análise dos resultados foi realizada a partir das controvérsias reveladas pelos alunos identificados como imersivos e/ou ubíquos. Os resultados revelam que os alunos gostariam de ser mais “ouvidos” nos espaços escolares, e se sentirem protagonistas de seus processos de ensino e aprendizagem.
- ItemAPROPRI[AÇÕES]: das fagulhas acionadas por encontros com imagens fílmicas, escritas e docências...(2021) CARDONETTI, Vivien Kelling; GARLET, Francieli Regina; OLIVEIRA, Marilda Oliveira deEste artigo buscou experimentar diferentes fluxos de pensamentos em relação à docência, a partir de dois movimentos que se entrecruzaram: o primeiro referente às materialidades (escritas e imagens) produzidas em uma experiência educativa, no processo de apropriação de três imagens fílmicas que não propriamente diziam de docência e educação; e o segundo relativo à ação de apropriação empreendida na escrita desse artigo quando em contato com essas materialidades. A perspectiva cartográfica de investigação impeliu as autoras a investir em linhas transversais traçadas junto a problemática: como movimentos de apropriação podem conferir à docência e a educação outras possibilidades de existência?
- ItemCiclos, tempos e espaços educativos na proposta pedagógica das Escolas Itinerantes do MST(2021) MARIANO, Alessandro Santos; GEHRKE, MarcosO objetivo deste artigo é analisar a Proposta Pedagógica das Escolas Itinerantes do Paraná, escolas públicas de Educação Infantil, Educação Fundamental e Médio, que funcionam em acampamento de famílias sem terra. Essas escolas são gestadas e orientadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que tem uma proposta educativa que intenciona a formação integral do ser humano, se fundamenta na educação popular, na pedagogia socialista e na pedagogia do movimento. Enquanto procedimento metodológico, utiliza-se o estudo de caso, pesquisa de campo e documental, pelo qual evidencia a práxis de outra forma escolar em articulação com a vida, trabalho e auto-organização dos estudantes.
- ItemConcepções freirianas para a educação na contemporaneidade: desafios emergentes(2021) TESSARO, Mônica; paulo, Fernanda dos Santos; TREVISOL, Maria Teresa CeronO artigo analisa as contribuições da pedagogia freiriana para compreensão de desafios atuais da área da educação, tais como: educação emancipatória; formação humana; formação docente e organização curricular na escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir de algumas obras de Paulo Freire. Assim, a partir da análise realizada, apresenta-nos alguns princípios de resistência ante os desafios educacionais contemporâneos: i) o diálogo como via de uma educação emancipadora e humanizadora; e ii) a própria educação escolar objetivando a conscientização de homens e mulheres, por meio de práticas pedagógicas embasadas na cooperação e a comunhão entre os sujeitos.
- ItemDesafios de uma educação infantil pública e popular: diálogos necessários(2021) ALENCAR, Carolina Silva de; MACEDO, Nayara Alves; PESSANHA, Fabiana Nery de LimaO presente artigo aborda alguns desafios contemporâneos da Educação Infantil, na perspectiva da democratização de práticas dialógicas tecidas com crianças e famílias das classes populares. Nosso objetivo é trazer elementos que provoquem deslocamentos no campo conceitual, político e pedagógico da educação da pequena infância, que rompam com o caráter monocultural nos processos formativos - um projeto de educação popular como uma práxis em construção. Para tanto, trazemos o pensamento de Paulo Freire como fio condutor a um convite reflexivo que nos leve a reconhecer as tensões e os conflitos em disputa no acolhimento das infâncias e famílias das classes populares na Educação Infantil pública.
- ItemEducação e Trabalho: ensino técnico integrado ao ensino médio dos Institutos Federais(2021) SANTAROSA, Rafaela Batista; LEAL, Zária Fátima de Rezende GonzalezEste artigo analisa, por meio do referencial da Psicologia Histórico-Cultural, como os adolescentes, atendidos pela Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, dos Institutos Federais, compreendem a relação entre escola e trabalho. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com alunos de um dos campi do Instituto Federal do Paraná – IFPR. Demonstra o mérito desse modelo educacional em proporcionar o entendimento da relação entre conhecimento científico, desenvolvimento psíquico e compreensão da realidade, mas que, concomitantemente, concorre em desvantagem com uma visão utilitarista da escola
- ItemEducação Integral no Ensino Médio: Um ensaio em torno de "compromissos com o mundo do trabalho"(2021) SAMPAIO, Carlos Thiago Gomes; COELHO, Ligia Martha Coimbra Da CostaO presente ensaio objetiva problematizar a ampliação da jornada escolar para o Ensino médio na rede estadual do Rio de Janeiro, entre os anos de 2007 à 2017. Para esse desafio, o texto buscou, em um primeiro momento, analisar normas federais e estaduais de ampliação da jornada escolar, dentro do período analisado. Em uma segunda etapa trabalhou-se, especialmente, o conceito de empreendedorismo e foram evidenciados aspectos que constroem, contemporaneamente, a reflexão sobre o tema. Por fim, buscou-se reforçar as problematizações surgidas com este estudo inicial e apresentar elementos que indicam futuras observações, dentro de uma perspectiva crítica.
- ItemEducação popular em saúde e descolonização em tempos de negacionismo(2021) MOREL, Ana Paula MassadarEm plena pandemia da Covid-19, cresce o negacionismo em relação aos conhecimentos em saúde. A educação popular em saúde possibilita problematizar tal fenômeno, mas também se depara com novos desafios: como questionar o cientificismo diante do crescimento do negacionismo? É possível defender a ciência sem deslegitimar os saberes populares? A partir dessas questões, procuramos discutir as concepções de educação em saúde mobilizadas no enfrentamento da pandemia. Em seguida, destrinchamos a popularização do negacionismo para, por fim, abordarmos a relação da ciência com a crítica e a descolonização do saber, discutindo especialmente os saberes indígenas sobre a pandemia.
- ItemEducação popular na Paraíba: memória e história do SEDUP(2021) MOREIRA, Orlandil de Lima; ZITKOSKI, Jaime JoséO artigo apresenta como problemática a contribuição do Serviço de Educação Popular (SEDUP) para o movimento de Educação popular na Paraíba, evidenciado pela sua história e pela sua memória em dois períodos, o de resistência ao autoritarismo militar e o da transição democrática, que correspondem às décadas de 1980 e de 1990. A pesquisa tem um caráter qualitativo, com a investigação realizada por meio de fontes documentais. Em sua trajetória, o SEDUP desenvolveu uma ação educativa popular, tendo como sujeitos as classes subalternas com toda a sua diversidade, e pertencentes a territórios rurais e urbanos, partindo de uma perspectiva de educação emancipatória
- ItemEm busca de outra racionalidade(2021) FELÍCIO, Munir Jorge; ROSA, Paulo RobertoLutar para emancipar o território constitui um enfrentamento contínuo e processual a partir do qual, novos saberes e novas identidades são construídas, modificadas e substituídas visando sobrepor os saberes e identidades impostas de cima para baixo para manter o funcionamento da ordem existente e consolidar a racionalidade econômica. O objetivo principal deste artigo consiste em buscar alternativas a essa racionalidade sabendo de sua hegemonia e abrangência. Para construir outra racionalidade as alternativas emancipadoras do Sul Global apontarão possibilidade de se viver e produzir a vida de outra maneira ao enfrentar as novas formas de dominação.
- ItemEnsino médio integrado e abandono escolar: uma análise do Instituto Federal do Paraná (2017-2019)(2021) PELISSARI, Lucas Barbosa; SILVEIRA, Patrícia da; SILVA, David José de AndradeO artigo objetiva analisar as relações entre o abandono escolar e os arranjos curriculares do Ensino Médio Integrado (EMI) no Brasil, especificamente observando cargas horárias e tempos de duração dos cursos. Para isso, foi investigado um conjunto de 69 cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), ofertados entre 2017 e 2019. Os dados foram extraídos da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e analisados à luz de metodologia quantitativa própria. Foram apresentadas duas conclusões principais, que poderão contribuir para a formulação de políticas públicas e para pensar os desafios da concepção político-pedagógica da formação humana integral na atual conjuntura educacional do país.
- ItemEnsino médio integral e trabalho docente: a produção científica em repositórios institucionais(2021) LIMA, Thamyrys Fernanda Cândido de; SILVA, Katharine Ninive PintoNeste artigo, apresentamos um levantamento da produção acadêmico-científica no campo de pesquisa sobre o ensino médio integral e suas repercussões sobre o trabalho docente. Como procedimentos metodológicos este trabalho pode ser definido como uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica. Os resultados indicam que existe um processo de precarização do trabalho docente no Brasil, caracterizando-se pela desqualificação e desvalorização docente, degradação das condições de trabalho, aumento da jornada e da flexibilização nas formas de contratação, fruto da adoção de políticas de cunho neoliberal, combinada à reestruturação produtiva do capital.
- ItemEnsino tecnológico da sistematização da assistência de enfermagem relacionando a teoria e prática(2021) PISSAIA, Luís Felipe; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; COSTA, Arlete Eli Kunz daNeste estudo buscou-se avaliar as implicações promovidas pelo conjunto de atividades utilizadas para estabelecer a relação entre teoria e prática nas disciplinas de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I e II de um curso de Enfermagem. Para estabelecer tal objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Evidenciou-se, que os participantes compreendem a importância de realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem e o Processo de Enfermagem como apoio à qualificação da assistência. Dentre os resultados, destacam-se as inferências sobre a potencialidade do software Tasy para a realização da relação entre teoria e prática sobre os conteúdos apresentados.
- ItemEntre as origens e o agora: memórias e trajetos da educação popular(2021) BRANDÃO, Carlos Rodrigues; VASCONCELOS, Valéria Oliveira deO presente ensaio teve como objetivo principal o de perscutar quando a “educação” se assina, enfim, “popular”. Para tanto, é esboçado um breve histórico buscando desvelar que a Educação Popular, entre outras palavras-dupla, ganhará o mesmo sentido que acompanhará a obra de Paulo Freire: pensar e praticar a educação como cultura; pensar e praticar a cultura como política; pensar e praticar a política como libertação, como emancipação e, no limite, como revolução. Educadoras e educadores estão sempre se tornando no que devem vir-a-ser. E este tornar-se, que sugere uma mutação, é o que, igualmente, caracteriza o percurso da Educação Popular. Em um mundo em que as ditaduras militares têm sido substituídas por sistemas de colonização e hegemonia impostas pelo difuso poder do capitalismo, diversas teorias e práticas que associam o adjetivo “popular” a outras palavras parecem ser tão atuais e estar tão presentes quanto nos anos 1960.
- ItemEscola de ensino médio em tempo integral e as políticas gerencialistas(2021) FERREIRA, Patrícia de Farian; CANTARELLI, Juliana MezomoEste artigo propõe uma análise em relação à proposta de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, um dos eixos do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei 13.415/2017 e às Políticas Gerencialistas. Essas introduzem um modelo de gestão empresarial nos serviços públicos, através de uma concepção mercantilista da educação baseada na lógica neoliberal. Para tal, apontamos a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio e o debate em relação às concepções de Educação Integral e Tempo Integral. Também contextualizamos a política do EMTI dentro da reforma do Ensino Médio, apresentando suas principais alterações, a perspectiva gerencialista e a articulação com o setor privado.
- ItemExtensão popular: bases teórico-metodológicas(2021) CRUZ, Pedro José Santos Carneiro; ARAÚJO, Renan Soares; MÉLO, Celâny Teixeira; RODRIGUES, Ane Flávia SouzaO presente artigo se propõe a desenvolver uma abordagem teórica-metodológica da concepção de Extensão Popular. Para tanto, parte do delineamento de alguns aspectos teóricos e metodológicos importantes para compreender o desenvolvimento histórico-conceitual da Extensão Popular. Em sequência, busca evidenciar a sua compreensão enquanto ponto de partida da ação universitária, articulando ensino e pesquisa para uma aplicação edificante da ciência, por meio da construção compartilhada do conhecimento. Ademais, destaca-se questões relevantes para o debate e a mobilização do processo de (re)pensar e (re)fazer das práticas extensionistas, quanto à sua interface com uma perspectiva decolonial.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »