Revista HISTEDBR On-line
URI Permanente para esta coleção
A Revista HISTEDBR On-line do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP, utiliza a modalidade de publicação contínua objetivando publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
Descrição
Navegar
Navegando Revista HISTEDBR On-line por Classificação "Nível tórico"
Agora exibindo 1 - 20 de 32
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA avaliação da aprendizagem no Grupo Escolar DR. Brasil Caiado em Anápolis/GO (1926-1929)(2018) ABREU, Sandra Elaine Aires de; GONÇALVES NETO, WenceslauO processo de avaliação da aprendizagem no Grupo Escolar Dr. Brasil Caiado (atual Colégio Estadual Antensina Santana), de Anápolis-GO, no período de 1926 a 1929, foi normatizado pelo Regulamento de instrução primária, de 27 de janeiro de 1900 e pela Lei n. 613, de 02 de agosto de 1918, do estado de Goiás. Na referida legislação chama a atenção inicialmente a ausência do termo “avaliação” ou “avaliação da aprendizagem” em seu conteúdo. No entanto, isso não significa que o processo de avaliação da aprendizagem não existisse. Nestes termos, a questão central e o objetivo desta pesquisa foram descrever e analisar o processo de avaliação da aprendizagem do grupo escolar Dr. Brasil Caiado entre os anos de 1926 e 1929. A delimitação do período justifica-se pelo fato da primeira data ser o ano de fundação da unidade de ensino e 1929 o último ano em que o Regulamento de 1918 esteve em vigência, uma vez que a partir de 1930 passa a vigorar novo regulamento de instrução, que altera as disposições regulamentares do ensino em Goiás. Foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a análise documental, privilegiando a legislação e os livros de atas dos exames do grupo escolar. Os mecanismos de avaliação da aprendizagem nos grupos escolares em Goiás davam-se pelo cômputo das faltas às aulas, análise da disciplina (aqui entendida como comportamento e aplicação) e os exames (de promoção e final) que definiam os aprovados e os reprovados. O fracasso escolar era marcante na unidade de ensino, no período estudado.
- ItemA contribuição dos italianos para a educação e a cultura brasileira(2018) WEIDUSCHADT, Patrícia; CASTRO, Renata Brião de.CENNI, F. Italianos no Brasil: “Andiamo in’Merica”. São Paulo: Ed. da EDUSP, 2011. Resenhado por: Patricia Weiduschadt e Renata Brião de Castro.
- ItemA experiência da promoção automática no Grupo Escolar Xavier da Silva: 1965-1969(2018) MIGUEL, Maria Elisabeth BlanckEste texto discute a instrução pública nos grupos escolares de Curitiba, em especial o Grupo Escolar Xavier da Silva, no período de 1946 a 1971. A partir dos dados encontrados nas fontes da escola toma-se como objeto um relatório de experiência de promoção automática vivida no Grupo Escolar que foi realizada no período de 1965 a 1969. O objetivo de tal experiência era reduzir o índice de reprovação e atender a um maior número de alunos que reprovavam. A análise dos dados informados é realizada fundamentando-se em Thompson (1981), Bloch (2001), Farge (2009), e Mainardes (1998; 2009), Recomendações da UNESCO (1934-1977) e relatórios do Grupo Escolar Xavier da Silva (1969-1982). A metodologia baseada principalmente na pesquisa histórica documental considera as fontes escolares como documentação imprescindível para se ter acesso à vida da escola, e enquanto tal, às experiências vividas naquele espaço pedagógico. No entanto, são tomadas enquanto vestígios, na acepção de Bloch (2001). Considera-se também a articulação entre o particular e o universal, no caso o singular é representado pela experiência do Grupo Escolar, a categoria do universal é representada pela UNESCO. Estas categorias são mediadas pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, em nível nacional e o Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais, em nível estadual. Conclui-se que as possíveis contribuições dos professores não foram consideradas para a efetividade da experiência e que a mesma seguia diretivas do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP e Recomendações da UNESCO.
- ItemA imprensa periódica na pesquisa em história da educação: um estado de conhecimento(2018) ZANLORENZI, Claudia Maria PetchakO trabalho que aqui se apresenta buscou averiguar as teses e dissertações, entre 1970 e 2011, que utilizam a imprensa, especificamente os periódicos educacionais, no período de consolidação dos ideais republicanos na sociedade brasileira. Primeiramente, realizou-se um levantamento preliminar de todas as pesquisas que têm a imprensa como fonte primária, seja jornal ou revista, para em seguida investigar quais utilizam revistas educacionais no recorte teórico proposto, início do século XX. Constatou-se pontos lacunares que possibilitaram o conhecimento sobre o posicionamento teórico nas teses e dissertações que se utilizam da imprensa como objeto de pesquisa para análise da educação, dando indícios da necessidade de trabalhos que utilizem os periódicos educacionais.
- ItemA informação a serviço da repressão nas universidades: assessoria de segurança e informações da UFRN (ASI/UFRN) – nos rastros do relatório final da comissão da verdade(2018) CARVALHO, Maria Elizete Guimarães; LIMA, Rogério de AraújoLançado em 14 de outubro de 2015, o Relatório Final da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) esboça um quadro historiográfico preocupante acerca da atuação do regime militar nessa instituição de ensino superior, com destaque para a Assessoria de Segurança e Informações da UFRN (ASI/UFRN). Nesse sentido, o presente trabalho tem o propósito de refletir sobre a cooperação existente entre as universidades e a comunidade de informação do regime militar para fins de monitoramento da vida acadêmica. Para tanto, partiu-se da realidade vivida pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1971-1990), que, por intermédio do esforço investigativo da Comissão da Verdade da UFRN (CV-UFRN), relata histórias e memórias sobre as ações da ASI/UFRN. Alicerçando-se nas formulações teórico-metodológicas de Motta (2014, 2008a), Halbwachs (2003) e Ginzburg (1989), dentre outros, este ensaio contempla o indiciarismo como modelo epistemológico, a história oral como metodologia e a memória coletiva como categoria de análise. A partir das impressões, vivências e subjetividades dos agentes sociais participantes da pesquisa, tem-se que a ASI/UFRN, bem como as demais assessorias, embora não fosse e, legalmente, não pudesse ser, órgão de repressão, agiu a serviço e em função da máquina repressora do estado militar, ao efetivar, sob o pálio do medo, o controle ideológico, a censura e o expurgo no âmbito das Instituições de Ensino Superior.
- ItemA leitura no Brasil Colônia e suas (inter)relações com a contemporaneidade(2018) SOUSA, Gustavo Borges; CARVALHO, Luciana Beatriz Oliveira Bar; CARVALHO, Carlos Henrique deO entendimento da leitura e da produção de livros no Brasil pode ser visto como um processo de construção social a partir do modo de colonização arbitrado pela metrópole portuguesa. Diante disso, a formação intelectiva do brasileiro teve perdas, uma vez que lhe foi impedido o acesso a construções ideológicas importantes e ganhos, porque teve que driblar as peias coercitivas impostas pela pátria lusitana. Pero Vaz de Caminha, Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga foram alguns dos nomes que conseguiram na contemporaneidade a valorização justa em função não só da qualidade textual de suas obras, mas do esforço em serem escritores em um país de poucos leitores e, principalmente, incentivos ligados à intelectualidade. Neste sentido, percebe-se a colonização do país não só como exploratória, mas também como inibidora do processo emancipatório do brasileiro. O reflexo disso, na literatura atual, é a reprodução de situações que marcam a construção sócio-histórica do país desde sua base colonial. Portanto, para compreender o hoje, faz-se necessário revisitar o ontem.
- ItemA precarização do trabalho, o REUNI e o novo desenvolvimentismo(2018) ANDRADE, Antonia Costa; LUCENA, Carlos; BARLETA, Ilma AndradeEste artigo ao centralizar-se nos governos FHC e Lula e a ressignificação do neodesenvolvimentismo, tomou o REUNI como referência, em termos educacionais, com o objetivo de realizar um estudo comparativo entre os referidos governos, respaldado nas mudanças no neodesenvolvimento e seus impactos na sociedade e na educação. A pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira analisa o governo FHC e os primórdios da implantação do Plano Real. A segunda, por sua vez, debate o governo Lula, demonstrando seus pressupostos, continuidades e rupturas com o governo FHC e uma ênfase final no projeto de expansão do ensino superior público denominado REUNI. Foram pesquisadas fontes primárias manifestas em jornais da época, documentos governamentais e análise do discurso dos principais atores políticos do projeto em questão. O que demonstramos é que o governo Lula não rompeu com a lógica monetarista inerente ao governo FHC, no qual houve expansão do ensino superior privado, manifestando projetos precarizantes do trabalho dos professores. No governo Lula, o processo de interiorização da Universidade pública manifestou a contradição do acesso a alunos no ensino superior, porém em condições também precárias para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia.
- ItemA trajetória histórica do conselho estadual de educação de Mato Grosso do Sul: organização, composição e representatividade(2018) BIGARELLA, Nadia; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari deEste artigo analisa a formação e a trajetória do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (CEE/MS) no contexto histórico da criação (1979) e construção do estado, até o período atual (2014). Com base na análise de fontes documentais (decretos, leis, mensagens à Assembleia Legislativa, atos normativos, regimento interno do CEE/MS), verificou-se a sua composição, representatividade, organização, funcionamento e as suas influências nas políticas educacionais para a educação básica. A análise permitiu evidenciar elementos da realidade socioeconômica e política que direcionaram a sua regulamentação e as condições concretas para o desempenho das suas funções e suas responsabilidades como órgão de gestão do sistema de ensino, ressaltando o seu caráter consultivo e normativo reforçado, ao longo do tempo, pela ausência de pluralidade na sua representatividade e pela falta de revezamento de conselheiros.
- ItemA U.R.S.S., a educação e a cultura: relatos de viagem de intelectuais brasileiros(2018) GONÇALVES, Leandro Sartori; BARÃO, Carlos Alberto; BARÃO, Gilcilene de Oliveira DamascenoO presente artigo visa analisar as produções a respeito de relatos de viagens de intelectuais comunistas - Graciliano Ramos, Jorge Amado e Pascoal Lemme - brasileiros à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em meados do século XX, cotejando e refletindo sobre seus significados e impactos sociais. Essa temática conta com raras produções nas áreas de história e de educação e constitui-se relevante para a história da educação sobre as experiências socialistas. O artigo inclui reflexões sobre a história da URSS; o processo de aprendizagem dos partidos comunistas; a produção ocidental a respeito dos relatos de viagem e a difamação enrustida de imparcialidade científica.
- ItemA universidade popular na Parahyba do Norte: reflexões sobre o direito das mulheres(2018) GALVÍNCIO, Amanda Sousa; ESPINDOLA, Maíra Lewtchuk; COSTA, Jean Carlo de CarvalhoAs mulheres, na virada do século XIX para século XX, começaram a protagonizar o debate público brasileiro. Nísia Floresta traduziu e publicou “O Direito das Mulheres e injustiça dos Homens”, em 1832, o escrito da inglesa, Mary Wollstonecraft, originalmente intitulado de “Vindication Of The Rights Of Woman”, em 1792. Na Parahyba do Norte, em 1913, Catharina Moura, em conferência pública na Universidade Popular, proclamou discurso com igual título, retomando as teses defendidas pelas suas antecessoras. O objetivo desse trabalho é compreender o projeto educacional proposto pelas mulheres intelectuais que participaram do debate público, particularmente, o da Catharina Moura. As fontes utilizadas são os jornais e revistas do período que foram suporte da escrita dessas mulheres, mais especificamente, o jornal parahybano, A União. Como referencial teórico-metodológico foi utilizado a História dos Intelectuais que auxilia a compreender a trajetória, a geração e as redes de sociabilidades que atravessaram a vida dessas mulheres, bem como a participação delas e as ideias que propagavam no debate público do período. Nesse sentido, é possível concluir que as mulheres atuaram como intelectuais se posicionando em favor da emancipação feminina pela via da educação escolar e cultural. Catharina Moura fez parte da tradição de mulheres escritoras e engajadas do período, defendendo a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres nas mais diversas profissões e também destacando a legitimidade do voto feminino.
- ItemArquivos escolares: uma caixa de surpresas com as especificidades e características de uma instituição educativa(2018) KLEIN, Roseli Bilobran; STENTZLER, Márcia MarleneEste artigo apresenta resultados do trabalho de catalogação de fontes primárias de instituições escolares, concretizado por meio do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (Nucathe), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória (PR). As fontes pertencem a arquivos de instituições localizadas na região denominada Vale do Iguaçu, contemplando os municípios de União da Vitória (PR) no sul do Estado do Paraná e de Porto União (SC) no planalto norte catarinense. Esse trabalho tem por objetivo apresentar documentos catalogados e algumas transcrições dos originais, os quais revelam aspectos do cotidiano escolar e da cultura produzida no processo de conformação socioeducacional nas cidades fronteiriças. As fontes aqui relacionadas pertencem às escolas: Casa Escolar Professor Serapião com origem em 1912, remodelada para Grupo Escolar Professor Serapião em 1919 e, a Escola Complementar primária anexa instituída em 1929; o Colégio Santos Anjos criado em 1917; as Escolas Reunidas de Porto União instaladas em 1918, remodelada para Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso no ano de 1927 e, a Escola Complementar anexa criada em 1928. Esse trabalho permitiu reunir fragmentos do passado que mostram aspectos da escolarização na região do Contestado, desvendando “surpresas” e apresentando, por exemplo, as práticas educativas adotadas nesses estabelecimentos de ensino.
- ItemAs representações na imprensa de práticas cívico-patrióticas em instituições escolares de Minas Gerais (Brasil) na primeira metade do século XX(2018) GATTI, Giseli Cristina do Vale; GATTI JÚNIOR, DécioTrata-se da apresentação de resultados de pesquisa no âmbito da História da Educação, cujo objeto privilegiado foi a relação estabelecida entre os eventos cívico-patrióticos promovidos por duas instituições escolares do Ensino Secundário, nas cidades de Uberaba e de Uberlândia, em Minas Gerais (Brasil), durante a primeira metade do Século XX, com relação às representações veiculadas pela imprensa de ambas as localidades. Em termos de aportes teóricos podem ser citados Nóvoa (1997), Escolano Benito (1998), Souza (1999), Bastos (2002), Bencostta (2006), Candido (2007) etc. Buscou-se as notícias veiculadas pela imprensa local em ambos os municípios, com a constatação da ênfase nos eventos cívicos promovidos pelas escolas, nos quais eram envolvidas as populações locais, o que conferia centralidade destas atividades na vida das escolas, mas, também, na vida das cidades. As fontes de pesquisa incluíram jornais de época, documentação manuscrita e impressa e iconografia. Os resultados apontam para a convergência dos ideais republicanos de formação da cidadania e os eventos cívico-patrióticos efetivados pelas instituições escolares, com grande participação popular e largamente noticiados pela imprensa local em ambas as cidades.
- ItemAutogestão popular e autoeducação: a experiência de Oaxaca – México (2006)(2018) SILVA, Cláudio Rodrigues daESTRADA SAAVEDRA, M. El Pueblo ensaya la revolución. La APPO y el sistema de dominación oaxaqueño. 1. ed. Ciudad de México: El Colégio de México, Centro de Estudios Sociológicos, 2016.
- ItemDemocracia y educación de John Dewey presente en el problema nacional de Darío Salas: a propósito del centenario de ambas obras(2018) ESCUDERO, Jaime CaiceoEm 2016, celebrou-se, com diversas atividades, o centenário de públicação de uma das obras mais significativas do educador norte-americano, John Dewey, Democracia e Educação (1916); no ano passado (2017) comemorou-se o centenário da obra mais significativa do educador chileno, Darío Salas, El Problema Nacional. Bases para la Reconstrucción de Nuestro Sistema Escolar Primario (1917). No contexto de ambos os centenários, analisa-se a influência da obra do pedagogo norte-americano sobre o texto do educador chileno.
- ItemEscolas multisseriadas rurais no Estado do Tocantins e pedagogia histórico-crítica: aproximações(2018) NUNES, Klívia de Cássia Silva; BEZERRA, Maria Cristina dos SantosO presente trabalho aborda as práticas pedagógicas existentes nas escolas multisseriadas de 08 povoados rurais do município de Tocantinópolis/TO a partir da perspectiva dos docentes. Tomamos como referência de análise a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) tendo como fio condutor o seguinte questionamento: como os professores se posicionam diante das práticas pedagógicas que desenvolvem nas escolas multisseriadas rurais? Os dados aqui apresentados foram coletados no decorrer de um projeto de extensão integrado a pesquisa sobre o ensino em salas multisseriadas para o qual optou-se pela realização da pesquisa teórica e de campo. O resultado, ainda que provisório, proporcionou uma visão geral sobre a prática dos professores das escolas multisseriadas rurais no município estudado, que em suas falas demonstraram receber pouca orientação e subsídios sobre didática que facilitem trabalhar nestas escolas. Constatou-se também que há necessidade de adotar uma visão mais crítica na formação dos filhos dos trabalhadores do campo, de forma que compreendam a situação de dominação atual e, vemos na Pedagogia Histórico Crítica um referencial teórico-prático que possibilita desenvolver esse tipo de formação que vai além do trabalho escolar, preparando o indivíduo para sua inserção social pautada em conteúdos sólidos.
- ItemEscolas noturnas para adultos trabalhadores - Bahia 1871-1889(2018) SOUSA, Ione CelesteEste artigo problematiza as escolas noturnas para adultos trabalhadores na província da Bahia, no período de 1870 a 1888, enquanto parte da escolarização empreendida entre o ano da criação do Conselho de Instrução Pública pela lei 172 de 25 de maio de 1842 e o ano de 1888, da Abolição da escravidão, que juridicamente estabeleceu novas formas de trabalho na sociedade. A vertente teórico-metodológica utilizada é uma História Social da Educação com abordagem micro-histórica dos sujeitos. Enfoca evidências sobre diversas aulas e casas de educação da província baiana cujos registros ainda são acessíveis. O critério metodológico foi articular um variado corpus de fontes como ofícios de diversos sujeitos da instrução pública baiana- pais, mestres, inspetores- e fontes oficiais da Diretoria Geral de Instrução Pública como regulamentos de ensino, relatórios de presidentes da província, relatórios de diretores de ensino, relatórios de diretores da Instrução Pública, mapas e quadros estatísticos de professores a um contexto/ processo específico vivido pela sociedade brasileira/baiana – o débâcle do escravismo em consonância com a crescente preocupação com a formação de um novo trabalhador a partir do categorizado como elemento nacional.
- ItemEstado capitalista brasileiro e organismos internacionais: continuidades e aprofundamentos das reformas educacionais(2018) PEREIRA, Rodrigo da Silva; SILVA, Maria Abádia daO texto parte do campo teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético e tem como objetivo analisar as relações hierárquicas entre os Organismos Internacionais e o Estado brasileiro dentro da ordem jurídico-constitucional e suas implicações na Educação. A revisão bibliográfica e análise documental subsidiaram a construção do trabalho. Problematiza as marcas de dominação, exploração e reprodução neste período particular da produção capitalista e, a partir destas reflexões, constata que há continuidades das reformas educacionais, desde 1990, com o aprofundamento das parcerias público-privadas, adoção do modelo das fundações não estatais, contratos de gestão e de tempo parcial na educação pública, além de reordenamentos jurídico e constitucional no país em acordo com a lógica do capital. Aponta, ainda, como instituições e intelectuais do campo privado-mercantil operam um processo de privatização na e da Educação, alterando seu caráter público e estatal, transformando-a em um nicho de investimentos financeiros. Conclui que é preciso alterar a correlação de forças entre capital e trabalho por meio da resistência organizada dos movimentos sociais e populares, que defendem a educação pública e estatal como um direito que imprime, em nós, a humanidade e o senso de justiça.
- ItemFontes para história da educação no Município de Curiúva – PR: contribuições para a historiografia das escolas rurais no Norte Pioneiro do Paraná(2018) OLIVEIRA, Luiz Antonio de; SILVA, Cibele Mayara da; BUENO, Suelen PereiraO presente texto apresenta os resultados da pesquisa fontes para História da Educação no município de Curiúva, Estado do Paraná. O interesse insere-se na demanda do grupo de pesquisa HISTEDNOPR por contribuir com a historiografia das instituições escolares na região Norte Pioneiro do Paraná. As fontes do estudo são os arquivos encontrados na Secretaria Municipal de Educação do referido município, bem como depoimentos de professores, ex-professores e estudantes. Tomou-se como referencial teórico os autores Halbwachs (2006); Marx e Engels (1999); Bittar e Ferreira Júnior (2009). O texto encontra-se organizado por revisão da literatura no período (2010 – 2016) nas revistas Histedbr On-line, Revista Brasileira de História da Educação, Revista História da Educação; fontes para História da Educação Rural no município de Curiúva-Pr; Memórias das escolas rurais São José e Maria Quitéria. A pesquisa evidencia a importância da reconstrução histórica, num contexto de identificação das influências sobre a educação dos costumes e dos movimentos da dinâmica da sociedade global e local curiuvense, como parte no projeto formador republicano. Também contribui com a identificação de fontes para pesquisas posteriores.
- ItemGênese do Serviço Nacional do Comércio (Senac) em Uberaba, MG, em 1960: contextos e institucionalização(2018) ESTEVAM, Gilberto; ARAÚJO, José Carlos SouzaO objeto desse artigo envolve-se, em termos gerais, com o processo de institucionalização do Serviço Nacional do Comércio (SENAC), criado em 1946, o que implicou na constituição de uma contextualização em que se deu sua gênese no Brasil. Com esse cenário, busca-se explicitar as origens do SENAC Uberaba, MG, expressamente presente a partir de 1960, bem como sua significação social, econômica e política para a referida cidade, seja no âmbito do ensino profissional, seja no que se refere às relações entre educação e trabalho. Em termos de problematização, trata-se de responder às seguintes indagações: como explicar a gênese do SENAC Uberaba e qual o seu papel e influência na sociedade uberabense? Quais relações guarda tal instituição em vista da articulação entre educação e trabalho? Como caracterizar a formação profissional para o comércio? Em termos de fontes primárias, essa investigação contou com jornais, legislação educacional; em relação às fontes secundárias, várias publicações, consideráveis como textos de época, compõem a interlocução com o objeto dessa pesquisa. Em termos de referencial teórico, baseou-se no estabelecimento de relações entre a sociedade, a economia, a política, a educação e a instituição SENAC enquanto destinada ao ensino profissional. Em termos de resultados, conclui-se que o SENAC teve e continua tendo enorme importância na preparação de profissionais para o mundo do trabalho. Além disso, a cidade de Uberaba contou, para isso, com um importante instrumento institucional, o que favoreceu e fomentou o desenvolvimento do comércio uberabense.
- ItemGrupos escolares no Norte Pioneiro do Paraná (1910-1971)(2018) RUCKSTADTER, Flávio Massami MartinsEste texto analisa a criação de grupos escolares no Norte Pioneiro do Paraná entre os anos de 1910 e 1971. O recorte temporal considera como ponto de partida o ano de começo das obras de construção do primeiro edifício destinado a abrigar uma escola deste tipo na região (o Grupo Escolar Custódio Raposo, de Jacarezinho) e como marco final o ano de promulgação da lei federal n. 5692, que deu início à extinção dessas escolas em todo o território nacional. Com base em documentação disponível no Arquivo Público e nos Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná, foi possível produzir um guia de grupos escolares existentes no período e das fontes disponíveis para seu estudo histórico. Neste texto, apresentamos estes dados de maneira contextualizada, o que implicou analisar a criação dos grupos escolares e, por conseguinte, a institucionalização da educação primária na região como resultados de um movimento que é regional, e por isso apresenta suas especificidades locais, mas que não deve ser compreendido de forma desarticulada do processo nacional de interiorização da educação, como expressão e parte de um projeto sustentado a partir de um discurso de progresso e modernização, típico do período em questão.