Navegando por Autor "ZIENTARSKI, Clarice"
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- ItemA escola unitária de Gramsci e os fundamentos da pedagogia histórico-crítica: vinculações teórico-conceituais no campo da didática(2021) FERREIRA, Marcela Figueira; PENA, Anderson dos Anjos Pereira; ZIENTARSKI, ClariceEste artigo visa demonstrar as vinculações entre os fundamentos da pedagogia histórico-crítica e a proposta da escola unitária de Gramsci (2001) no campo da didática. O comunista Antônio Gramsci, conseguiu, apesar das imensas contradições impostas pelo encarceramento e censura infligidas pelo regime fascista italiano, propiciar subsídios para a teoria pedagógica marxista, fato que se comprova em sua proposta da escola unitária. Contudo, não chegou Gramsci a formular uma teoria pedagógica cabendo a Saviani (2008, 2013a, 2013c) e a um coletivo de outros intelectuais, dedicarem-se a desenvolver a teoria histórico-crítica, que vem se afirmando como a concepção e prática a serviço da materialização da escola de Gramsci. Ela tem o método de Marx (2008) como centralidade; mantém o rigor de análise sobre a sociedade capitalista e os compromissos com a sua erradicação, em prol da constituição da verdadeira universalidade e emancipação dos indivíduos do gênero humano em uma sociedade comunista.
- ItemA formação de professores em serviço: políticas de alinhamento aos organismos internacionais e à lógica neoliberal(2019) ZIENTARSKI, Clarice; FREIRE, Perla da Almeida; LIMA, Maria Aires deEste estudo é parte integrante do projeto PIBIC/UFC/FUNCAP, intitulado: “A formação continuada dos professores no contexto de democratização da gestão escolar na rede municipal de Fortaleza, Ceará, Brasil”, que tem por objetivo identificar as ações e propostas que envolvem os processos de formação continuada de professores a partir dos diferentes espaços formativos.
- ItemConhecimento e a sua socialização na educação escolar para a pedagogia da autonomia de Paulo Freire: uma análise à luz da teoria histórico-crítica(2019) PENA, Anderson dos Anjos Pereira; ZIENTARSKI, ClariceEste artigo visa compreender a visão de Paulo Freire acerca do conhecimento sistematizado e sua socialização na escola, na obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. (FREIRE, 2016a). O fio condutor da análise será a ontologia, pois é a partir da compreensão do nascedouro do homem enquanto ser social e a serviço do processo de humanização por ele idealizado, que Freire explicita sua visão sobre o conhecimento e desenvolve sua teoria pedagógica, sustentando-se em uma base teórica de inspiração existencialista cristã e na filosofia humanista moderna da educação, conforme esclarece Saviani (2008). Neste prisma, tomando por referência a Pedagogia histórico-crítica, sistematizada a partir obras de Saviani (2013) Duarte, (2016) e Martins (2013), entre outros teóricos caberá neste artigo uma comparação entre o sentido do conhecimento para pedagogia da autonomia e para a Pedagogia histórico-crítica. Nossa tentativa aqui é de capturar a essência do pensamento de Freire (2016a) sobre conhecimento, para compreender até que ponto a sua teoria poderá contribuir para criar uma condição irreversível, superior e revolucionária de humanização.
- ItemTrabalho docente em tempos de pandemia: a realidade vivenciada por professores e equipes gestoras de instituições de ensino da região metropolitana de Fortaleza/CE(2021) ZIENTARSKI, Clarice; SOUSA, Elisângela Maria Oliveira; MARTINS, Ivan Carlos CostaConsiderando os desafios e impactosimpostos pela pandemia do novo coronavírus no trabalho docente, professores(as) dos sistemas público e privado de ensino levantaram problemáticas aqui apresentadas. Um total de 323 entre docentes e gestores do estado do Ceará participaram de pesquisa realizada virtualmente no segundo semestre de 2020 por meio de um questionário. O estudo teve caráter bibliográfico, com abordagem quali-quantitativa e como teoria do conhecimento se fundamentou no materialismo histórico-dialético. Conclui-se que há o aumento do tempo de trabalho, acúmulo/sobrecarga de atividades, capacitação insuficiente e transformação da moradia em sala de aula. O novo contexto escolar intensificou a precarização do trabalho e o avanço de propostas neoliberais, sobretudo, aprendizagem à distância e flexibilização curricular.