Navegando por Autor "YAEGASHI, Solange Franci Raimundo"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação ambiental no ensino superior: uma análise em cursos de secretariado executivo(2020) SANCHES-CANEVESI, Fernanda Cristina; SCHMIDT, Carla Maria; HOFFMANN, Larisse Daniela; CIELO, Ivanete Daga; YAEGASHI, Solange Franci RaimundoThe theme of sustainability is of paramount relevance considering the current need of man in relation to the preservation of the environment for future generations. Environmental Education (EE) emerged as a way to rethink strategies aimed at sustainability. As EE should be practiced at all levels of education, including higher education, this article aimed to understand if/how EE is inserted in the Pedagogical Projects of Executive Secretariat courses of public higher education institutions (HEIs) in Brazil. In addition, we sought to assess the perception of academics at an institution in relation to the topic. Therefore, a documental research and application of questionnaires with students from the last graduation period of the analyzed institution were carried out. As main results, it was identified that six institutions have disciplines/content focused on EE. Still, it was found that the academics of the investigated university realize the importance of studying themes related to sustainability and EE.
- ItemIndústria cultural e formação docente: análise de teses e dissertações presentes na CAPES (2014-2018)(2019) YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; OLIVEIRA, Lucilia Vernaschi de; OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista deEsse estudo insere-se na discussão acerca do atual contexto de formação docente influenciado pelos ditames da indústria cultural.
- ItemPlano nacional de educação (2014-2024): reflexões sobre a alfabetização e o letramento(2020) YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; OLIVIERA, Lucilia Vernaschi de; RUIZ, Nathália Fafarão; SOUZA, Vânia de Fátima Matias deO objetivo desse estudo é discutir a meta 5 do PNE, que institui que a alfabetização das crianças deve acontecer, no máximo, até o terceiro ano do ensino fundamental. Para isso, além da referida meta e de suas respectivas estratégias, em nossa discussão sobre a alfabetização da criança, elencamos as duas formas de avaliação externa para este ciclo de ensino: a Provinha Brasil e a Avaliação Nacional Infantil (ANA).
- ItemRepresentações sociais sobre TDAH e medicalização(2018) CORDEIRO, Suzi Maria Nunes; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; OLIVEIRA, Lucilia Vernaschi deEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as representações sociais de 14 professores do Ensino Fundamental I, de 6 escolas públicas de uma cidade do interior do estado do Paraná sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e medicalização.