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Navegando por Autor "VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski"

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    A educação brasileira e a cultura fotográfica: para além da impressão
    (2020) PASSOS, Edson Rodrigues; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
    O trabalho de análise com fontes fotográficas constitui um entrave no que se refere aos fundamentos teóricos e metodológicos para entendê-las como linguagem visual, fonte de formação e informação. Nesse sentido, o artigo trata do papel da fotografia como forma de linguagem visual compósita de signos ideológicos; discute a importância das fontes fotográficas como acervo documental, e apresenta formas de se ultrapassar o limiar da leitura instrumental da imagem fotográfica.
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    Apontamentos históricos sobre a educação marista na cidade de Curitiba (1924 a 1985)
    (2021) STROPA, Danyelle Vallin; RIBEIRO, Alexandra Ferreira Martins; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
    Este estudo trata da atuação dos Irmãos Maristas, a partir de sua chegada ao Brasil e de sua vinda ao Paraná, no início do século XX. Como objetivo, procurou-se destacar os documentos guardados no Memorial Marista, que contribuem para apontamentos históricos sobre a atuação da Instituição Marista na educação, em Curitiba. Para tanto, abordou-se o processo histórico de constituição e desenvolvimento das primeiras escolas implantadas em Curitiba –o Instituto Santa Maria e o Instituto Paranaense –, bem como de que forma é constituída a Educação Marista nos documentos da instituição no Paraná. A pesquisa teve abordagem histórica, sendo de caráter bibliográfico e documental. O apoio teórico e metodológico foi buscado em Le Goff (2013).
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    Apresentação: Estudos sobre educação
    (2023) VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
    Neste número, a Revista Diálogo Educacional publica artigos de demanda contínua, relativos a temas que se inserem em seu foco e escopo e que têm grande apelo entre os professores e pesquisadores de nosso país. Tais são estudos sobre formação de professores, Paulo Freire, aprendizagem com apoio em tecnologias educacionais, esfera educacional pública, reforma do ensino médio, judicialização dos conflitos escolares e, por último, artigos de revisão sistemática, sobre os quais se vem debruçando a comunidade de pesquisadores da área educacional. Pela atualidade que aportam, essas pesquisas refletem temas que traduzem as mais recentes inquietações daqueles que se dedicam à educação e cujos resultados foram submetidos a este periódico.
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    Arquivos pessoais e/na educação: passados reinscritos no presente
    (2022) VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; CUNHA, Maria Teresa Santos; ALMEIDA, Doris Bittencourt; ERMEL, Tatiane de Freitas; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
    O campo acadêmico geral da História e, especialmente, da História da Educação, neste século XXI, presencia a ocorrência de uma fascinação por guardar, materializada naobsessão pela memória, visível em nossa cultura histórica pela presença e criação constante de museus, centros de memória, arquivos. Tal fato torna-se, cada vez mais, uma demanda dos nossos dias e tem feito emergir uma necessidade de preservação documental, materializada (HUYSSEN, 2000, p.9-14) em um novo estatuto teórico e metodológico, que considera os arquivos pessoais como conjuntos de papéis/objetos, material audiovisual ou iconográfico, produzidos, em geral, na intimidade e reunidos no decurso da vida de uma pessoa (BELLOTO, 2014).
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    Cadernos escolares: fragmentos do projeto educacional da rede de viação Paraná-Santa Catarina, na década de 1940
    (2021) GANDIN, Rudá Morais; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
    Neste trabalho, objetiva-se analisar o caderno de Arlindo Gandin, usado na Escola Profissional Ferroviária em Curitiba, da década de 1940, no contexto da Reforma Capanema. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, com apoio na História Oral. À guisa de conclusão, esse artigo traz reflexões a respeito dos cadernos escolares como objeto de pesquisa em História da Educação, além de analisar o ensino proveniente do projeto educacional implantado na Escola Profissional Ferroviária, surgida em linhas gerais para atender à demanda por mão de obra qualificada das ferrovias da região paranaense.
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    Construindo as competências do professor do ensino superior no Brasil: uma análise de trajetórias de docentes de escola de negócios
    (2019) BERGER, Cecília; NETO, Leandro Figueira; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
    Desde o final da década de 1990, a demanda por educação superior em administração aumentou no Brasil, proporcionando benefícios às universidades particulares. Embora esse ambiente ofereça grande oportunidade para as escolas de negócios, ele também implica uma série de questões desafiadoras, que impactam a cadeia de valor do ensino. Entendendo serem as pessoas o grande diferencial das organizações bem-sucedidas, este artigo teve por objetivo refletir sobre a necessidade de as universidades particulares buscarem no corpo docente suas bases para a vantagem competitiva. Baseando-se no conceito de competências profissionais, argumenta-se que as competências dos docentes são estritamente relacionadas ao seu contexto de atuação, devendo, portanto, ser identificadas e desenvolvidas pela gestão universitária. Como aporte teórico, foram utilizados os estudos de Perrenoud (1998), Tardif (2000) e Shugurensky (2006), entre outros. Assim, o artigo explorou, por meio de um estudo de caso, quais são os fatores determinantes à construção das competências docentes na perspectiva dos professores. Os resultados revelaram que os professores atribuem à prática em sala de aula o maior diferencial na formação de suas competências, em detrimento dos fatores colaborativos e institucionais.
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    Construindo as competências do professor do ensino superior no Brasil: uma análise de trajetórias de docentes de escola de negócios
    (2019) BERGER, Cecília; FIGUEIRA NETO, Leandro; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
    Desde o final da década de 1990, a demanda por educação superior em administração aumentou no Brasil, proporcionando benefícios às universidades particulares. Embora esse ambiente ofereça grande oportunidade para as escolas de negócios, ele também implica uma série de questões desafiadoras, que impactam a cadeia de valor do ensino. Entendendo serem as pessoas o grande diferencial das organizações bem-sucedidas, este artigo teve por objetivo refletir sobre a necessidade de as universidades particulares buscarem no corpo docente suas bases para a vantagem competitiva. Baseando-se no conceito de competências profissionais, argumenta-se que as competências dos docentes são estritamente relacionadas ao seu contexto de atuação, devendo, portanto, ser identificadas e desenvolvidas pela gestão universitária. Como aporte teórico, foram utilizados os estudos de Perrenoud (1998), Tardif (2000) e Shugurensky (2006), entre outros. Assim, o artigo explorou, por meio de um estudo de caso, quais são os fatores determinantes à construção das competências docentes na perspectiva dos professores. Os resultados revelaram que os professores atribuem à prática em sala de aula o maior diferencial na formação de suas competências, em detrimento dos fatores colaborativos e institucionais.
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    História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes
    (2022) SILVA, João Carlos da; RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
    Este Dossiê, intitulado História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes é resultado de um processo de estudos e pesquisas sobre a História da educação paranaense. Tem como objetivo disseminar a produção acadêmica resultante de pesquisas desenvolvidas em diferentes níveis e instituições. Reúne um conjunto de 16 artigos que tem como foco central a história das instituições escolares no Paraná, com contribuições de pesquisadores jovens e experientes de diferentes instituições e regiões do Estado.
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    Massive open online courses (moocs) no ensino do empreendedorismo
    (2017) DIAS, Célia Regina Von Linsingen; SANTOS, Cléia Denise Ciscato; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
    Este estudo analisa a oferta de cursos na área da educação, no que se refere ao ensino de empreendedorismo com o uso de uma ferramenta de cursos massivos online gratuitos, denominados MOOCs. O objetivo foi verificar como essa prática pedagógica de ensino a distância vem ganhando adeptos em todo o mundo, e mais precisamente no ensino de técnicas e formação associadas ao empreendedorismo. Foi realizado um estudo bibliométrico na principal plataforma agregadora de provedores de MOOC, comparando sua oferta com os demais temas, e também se verificou a plataforma brasileira provedora de MOOCs e sua relação com o tema. Os achados mostraram que o empreendedorismo é um tema muito relevante e crescente nos cursos MOOC, notadamente na principal provedora mundial, COURSERA. Os MOOCs partem do princípio de que o conhecimento deve ser compartilhado livremente para aqueles que queiram aprender, sem a imposição de restrições geográficas, econômicas e demográficas. A referência brasileira, a plataforma e-learning VEDUCA, é uma plataforma recente, muito menor que as demais existentes em países da Europa e nos Estados Unidos, porém com parcerias internacionais e nacionais no desenvolvimento de seus projetos de ensino a distância.
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    O arquivo pessoal da professora Pórcia Guimarães Alves (1917-2005): um suporte para a escrita de si
    (2018) VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; RIBEIRO, Alexandra Ferreira Martins
    A prática cultural de compor um arquivo pessoal pode ser demarcada a partir do século XVIII, oriunda da relação que o indivíduo moderno estabeleceu com seus documentos e a produção de uma memória de si. Essas ações estenderam-se durante o século XIX e século XX, porém foram impactadas pelas mudanças ocorridas na produção de suportes para tal atividade, nas modificações no setor da comunicação e na expansão da prática da leitura e da escrita. Nascida no início do século XX, a professora Pórcia Guimarães Alves constituiu um vasto arquivo – o qual contém documentos forjados nos espaços públicos em que frequentou e outros produzidos em seu ambiente privado – cuja composição serviu de suporte material para uma escrita de si da docente. Dessa forma, o artigo procurou responder: Qual a escrita de si, dada a ler, que o ordenamento e o conteúdo do arquivo pessoal da professora Pórcia Guimarães Alves (1917-2005) proporcionam? O artigo objetivou analisar a escrita de si expressa no arquivo pessoal de Pórcia Guimarães Alves (1917-2005) e delimitou os objetivos específicos em: descrever alguns aspectos e conteúdo do arquivo da professora; procurar possíveis lógicas oriundas da docente para o ordenamento do material guardado em seu arquivo; e sistematizar seu arquivo pessoal, a fim de buscar a escrita de si nele contido. A pesquisa documental contou com o arcabouço teórico-metodológico de Gomes (2004); e Artières (1998). Os resultados levam a crer que no processo de constituição do arquivo pessoal, a professora elaborava uma representação de si ao mesmo tempo em que constituía sua identidade.
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    Práticas Emancipatórias Abertas para Sustentabilidade com Ciência e Tecnologias Emergentes
    (2023) OKADA, Alexandra; STRUCHINER, Miriam; ALMEIDA, Maria Elizabeth; CASTRO, Thais; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
    A Agenda 2030, que consiste nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é um programa estabelecido pelas Nações Unidas comprometido em resolver os desafios globais e promover a paz e a prosperidade no mundo adverso atual (UNESCO, 2021). A educação emancipatória desempenha um papel central no empoderamento das gerações atuais e futuras para a práxis em direção à construção colaborativa de um mundo desejável para todos. O alcance da sustentabilidade é um dos maiores desafios que a educação enfrenta.

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ISSN 1518-6385

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