Navegando por Autor "SOUZA, Vilma Aparecida"
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- ItemApresentação(2022) RICHTER, Leonice Matilde; SOUZA, Vilma Aparecida; SOUZA, Raquel AparecidaPrestes a completar 200 anos de sua independência nacional, o Brasil assiste, no atual momento político-econômico de ascensão de governos de extrema direita, o esgotamento de sua jovem democracia, a partir de uma racionalidade governante que une elementos do (neo)conservadorismo e do (neo)liberalismo. Apesar do estranhamento de tal combinação, para ambas as racionalidades os princípios democráticos e do Estado de Direito são prescindíveis. Quanto aos princípios do conservadorismo moderno e do liberalismo, Dombrowski (2020) destaca que o primeiro surge na passagem do século XVIII para o XIX, como um movimento de crítica aos pressupostos teóricos filosóficos da Revolução Francesa, como uma ideologia que se opõe historicamente ao liberalismo. Considerados campos políticos oponentes, muitos questionamentos emergem diante da aliança ideológica, firmada no âmago da nova direita, entre neoliberalismo e neoconservadorismo, que lançou candidaturas com o slogan “liberal na economia, conservadora nos costumes”. Um possível ponto de apoio para essa aliança, apesar do antagonismo e das contradições entre as duas correntes de pensamento, “remete a uma vigorosa negação da democracia” (DOMBROWSKI, 2020, p. 233). Seria a negação da democracia, o que aproxima neoliberais e neoconservadores. Porém, é preciso ressaltar que o conteúdo da democracia a ser negado não se refere àquela concepção minimalista de democracia consagrada pela teoria schumpeteriana, que se reduz a somente um método para a escolha de governantes, mas à negação do seu conteúdo substantivo que aponta para a igualdade e se opõe à liberdade: “tanto o liberalismo de Hayek quanto o conservadorismo de Burke entendem que toda política que encontra na igualdade uma referência moral é um atentado contra a liberdade” (p. 233).
- ItemEdição comemorativa: 10 anos da revista educação e políticas em debate(2022) RICHTER, Leonice Matilde; SOUZA, Vilma Aparecida; SOUZA, Raquel AparecidaA Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD) completa 10 anos de editoração em 2022. A REPOD nasceu vinculada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e desde o seu prelúdio tem envidado esforços no sentido de colaborar com a divulgação de resultados de pesquisas e experiências inéditas que apresentem consistência, rigor e originalidade, proporcionando a pesquisadores(as), docentes e discentes de graduação e pós-graduação, de diferentes instituições nacionais e internacionais, espaço para a socialização de suas produções, especialmente na área de políticas educacionais, mas também aos demais interessados pela área de educação e humanidades em geral (FACED, 2021).
- ItemEditorial(2019) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice Matilde; SOUZA, Vilma AparecidaO direito à educação está assegurado na Constituição Federal (1988) a todos os cidadãos, onde se prevê a garantia de uma educação de qualidade. Defender a educação como um direito fundamental, embora, há quem resista a essa afirmação, traz à tona a importância de se continuar o debate sobre a Educação Inclusiva. Considerar essa realidade e apresentar estudos que abordem os diferentes aspectos e perspectivas para se discutir a inclusão educacional é uma contribuição importante, no sentido de se propor possibilidades contrárias à lógica da exclusão que marcou, e ainda marca, a educação das minorias.
- ItemEditorial(2019) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice Matilde; SOUZA, Vilma AparecidaAnálises e proposições concernentes à Educação Integral e à Escola em Tempo Integral têm sido recorrentes na educação brasileira em diferentes contextos históricos. Vale ressaltar que, desde a década 1930, educadores como Anísio Teixeira vêm defendendo o tempo integral nas atividades escolares pressupondo, com essa ampliação, a possibilidade de construção de uma escola mais democrática (COELHO et all, 2019). Coelho et all (2019) remetem-se ainda à experiências de estados e municípios brasileiros na década 1990, colocando em relevo o Programa Especial de Educação (PEE) realizado no estado do Rio de Janeiro, o qual ampliou a jornada escolar no hoje denominado Ensino Fundamental por meio da construção de 506 escolas em tempo integral – os Centros Integrados de Educação Pública – CIEPs.
- ItemEditorial: Política de ações afirmativas em instituições do ensino superior: em debate a Lei de Cotas(2022) RICHTER, Leonice Matilde; SOUZA, Vilma Aparecida; SOUZA, Raquel AparecidaA conjuntura brasileira atual tem sido cenário de intensos retrocessos democráticos, acionada e contextualizada por políticas neoliberais e ultraconservadoras que passaram a fazer parte da agenda governamental, especialmente, desde o Governo Temer e agudizadas no governo Bolsonaro. Essa agenda governamental nega o Estado Democrático de Direito, as instituições e os mecanismos que garantem a democracia, conduzindo a um aprofundamento da crise institucional e da restrição de direitos. Em estudo publicado no relatório The Global State Of Democracy 2021: Building Resilience in a Pandemic Era, divulgado pelo Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (IDEA Internacional ), em 22 de novembro de 2021, o Brasil consta como um dos países que apresenta a democracia com mais aspectos enfraquecidos. De acordo com os dados do relatório, o Brasil apresentou queda em oito de dezesseis indicadores relativos ao funcionamento condizente de regimes democráticos, incluindo a qualidade de controle de seu governo como um dos aspectos importantes para as democracias. Tais dados evidenciam que o “Brazil was the democracy with the largest number of declining attributes in 2020” (IDEA, 2021, p. 9).
- ItemEducação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública.(2015) SILVA, Maria Vieira; SOUZA, Vilma Aparecida; RICHTER, Leonice MatildeThe articleanalyzes the main characteristics of the relationship between education and social classes, through actions of corporate and educational managers in partnerships between the State, social organizations and the private sector. It addresses the political and pedagogical scenario in which they carry out the "policy networks" and the ethos of the commercial sector in public school. Method: analytical synthesis of documentary research and network analysis tool with the NODEXL are presented for policy network composition in Brazil. Results: The networks hold financial interests "grantmakers" that are justified by discourses of social commitment,but engender the commercial control over state institutions through the accountability mechanism of accountability with consequences for the management of the public school and the teaching profession. Conclusion: The role of these mechanisms in school organization collaborates to spread ideas and promote adherence of principles anchored in the logic of "public-private" management.
- ItemPandemia (Covid-19) e cenário político sombrio: efeitos colaterais na educação brasileira(2021) RICHTER, Leonice Matilde; SOUZA, Vilma Aparecida; SILVA, Maria Vieira; SOUZA, Raquel AparecidaA avaliação do cenário atual evidencia um momento sombrio da nossa história, seja pela pandemia que assola o mundo com o coronavírus (COVID-19), uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, que já provocou mais de 4,5 milhões de mortes no mundo e, no Brasil, mais de 594 mil, mas também pelo momento político que tem sido caracterizado por fundamentos extremamente conservadores, associados à ampliação dos interesses do mercado. De tal modo, a realidade trágica, que marca a nossa história diante das famílias enlutadas ou que sofrem os efeitos deletérios de um contexto pandêmico de tamanha proporção, associa-se, dentre outros, a efeitos econômicos e socioculturais das políticas antidemocráticas e neoliberais, que colocam muitos em situação de abandono por parte do Estado, ampliando as consequências lancinantes da pandemia.
- ItemPolíticas públicas e trabalho docente: a política do PDE-escola e os desdobramentos da lógica de accountability(2017) SOUZA, Vilma AparecidaO presente trabalho analisa os desdobramentos do conceito de "accountability/responsabilização", presentes no dispositivo legal Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) no trabalho docente. Atualmente, o PDE-Escola consolida-se como uma ferramenta de gestão do MEC, transformando-se em uma porta de entrada nas escolas para os programas federais que repassam recursos para as unidades Executoras. Considerando que as políticas educacionais brasileiras, como o PDE-Escola, são conduzidas para o "chão da escola" com um discurso em nome da melhoria da qualidade de ensino, de autonomia, da participação e de tantas outras bandeiras de lutas dos educadores, torna-se necessário acompanhar o processo de materialização de tais políticas. Nesse sentido, torna-se necessário compreender a intencionalidade da implementação do PDE-Escola e desvelar as contradições presentes nessa política no contexto da prática. Para investigar os desdobramentos do PDE-Escola no trabalho docente, foi utilizada a entrevista dialógica com professores de um município mineiro. Os resultados mostraram que as promessas anunciadas pela política do PDE-Escola materializaram no "chão das escolas" uma "qualidade às avessas", trazendo efeitos perversos ao trabalho docente, em decorrência da lógica da responsabilização/accountability. Uma "qualidade" que, ao mesmo tempo em que se centravam na performatividade da escola e de seus profissionais, manteve inalteradas as condições materiais e objetivas de trabalho.
- ItemPrograma “Conta pra Mim”: a proposta da “educação literária” no cerco da Política Nacional de Alfabetização(2021) SILVA, Fernanda Duarte Araújo; SOUZA, Vilma Aparecida; SIGNORELLI, GláuciaEste artigo tem como objetivo realizar uma análise textual do programa intitulado “Conta pra Mim” e problematizar sua proposta para a literatura infantil. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental relacionada à referida iniciativa, em que busca identificar os pressupostos teóricos e as concepções de literatura infantil que norteiam a proposta. O programa foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2020, como uma das ações da Política Nacional de Alfabetização (PNA) para difundir os conceitos e as práticas de literacia familiar, compreendida na PNA como um conjunto de conhecimentos e habilidades referentes à leitura e escrita. As análises permitem inferir que esse programa, sob o caráter antidemocrático e ultraconservador da PNA, apresenta um retrocesso para a literatura infantil, ao desconsiderar as pesquisas da área, ao desvalorizar a função social da escola e ao transferir a “educação literária” para a família.