Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUZA, Regina Maria de"

Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Apresentação
    (2015) SOUZA, Regina Maria de
    Este número é dedicado ao idealizador da Revista ETD - Educação Temática Digital – Dr. Gildenir Carolino Santos - por ser nele que se despede como editor para coordenar o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP, por designação da Coordenadoria Geral da Universidade. Lembrar uma história e agradecer a seus personagens é também uma forma de resistir à tendência que as tecnologias podem nos fazer trilhar: a do apagamento da memória. De fato, é impressionante a agilidade com que um percurso de existência pode ser reinterpretado digitalmente (mudando-se ou deletando os arquivos onde se inscreve) para salvar sua última versão.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Apresentação
    (2006) SOUZA, Regina Maria de
    O presente número da ETD - Educação Temática Digital é fruto da dedicação de 27 autores - das mais distintas filiações institucionais - e do empenho de uma equipe de pessoas que, nos bastidores, fizeram um cuidadoso trabalho que abrangeu muitos momentos:
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Apresentação: EaD, porque não?
    (2009) SOUZA, Regina Maria de
    Gostaria de dedicar este volume a toda uma nova geração de seres humanos que, em nosso milênio, nascem imersos em um mundo onde a inclusão digital é uma das principais frentes de investimento de muitos governos no mundo. Em boa parte das escolas, públicas
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Apresentation: English
    (2006) SOUZA, Regina Maria de
    This issue of ETD - Educação Temática Digital (Digital Thematic Education) is a result of the dedication of 27 authors – from various institutional affiliations – and of the determination of a staff, that behind the scenes have done a careful work that co
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Editorial: formação de professores, educação e psicanálise
    (2019) ARCHANGELO, Ana; SOUZA, Regina Maria de
    A presente edição da ETD traz o dossiê “Psicanálise, educação e formação de professores” como mais uma contribuição à reflexão sobre a inquietante tarefa de educar. Freud ([1919]1964b), precisamente um século atrás, remeteu o inquietante ao que nos é absolutamente familiar, evidenciando que ele é constitutivo e está entranhado em nós, embora espraiado na externalidade como o estranho fora de nós. Luz e sombra, portanto, alternam-se, confundem-se, criam formas que se apresentam a nossos olhos para reconhecimento e decifração, como na imagem proposta em nossa capa e nos artigos do dossiê.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Língua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinais
    (2006) SOUZA, Regina Maria de
    The present paper is the partial result of a set of reflections the author has made on the Brazilian Sign Language regulatory decree. By considering the responsibilities involved in the revision of teachers’ course curricula so that a bilin
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O professor interprete de lingua de sinais em sala de aula: ponto de partida para se repensar a relação ensino, sujeito e linguagem
    (2007) SOUZA, Regina Maria de
    The present paper discusses the necessary educational participation by the sign language interpreter in the classroom. Based on the Didactic Event teaching theory and Derrida´s ideas on the interpretive act, we argue that by setting limits for the educati
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?
    (2010) SOUZA, Regina Maria de; CARVALHO, Alexandre Filordi de
    The aim of the present paper is to bring about a reflection on the uneasiness of two children, Alicia and João, regarding their nationalities, that is, on their ambiguous feeling of belonging regarding their own identities. Dialogues based on philosophica

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão