Navegando por Autor "SOUZA, Regina Maria de"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação(2006) SOUZA, Regina Maria deO presente número da ETD - Educação Temática Digital é fruto da dedicação de 27 autores - das mais distintas filiações institucionais - e do empenho de uma equipe de pessoas que, nos bastidores, fizeram um cuidadoso trabalho que abrangeu muitos momentos:
- ItemApresentação(2015) SOUZA, Regina Maria deEste número é dedicado ao idealizador da Revista ETD - Educação Temática Digital – Dr. Gildenir Carolino Santos - por ser nele que se despede como editor para coordenar o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP, por designação da Coordenadoria Geral da Universidade. Lembrar uma história e agradecer a seus personagens é também uma forma de resistir à tendência que as tecnologias podem nos fazer trilhar: a do apagamento da memória. De fato, é impressionante a agilidade com que um percurso de existência pode ser reinterpretado digitalmente (mudando-se ou deletando os arquivos onde se inscreve) para salvar sua última versão.
- ItemApresentação: EaD, porque não?(2009) SOUZA, Regina Maria deGostaria de dedicar este volume a toda uma nova geração de seres humanos que, em nosso milênio, nascem imersos em um mundo onde a inclusão digital é uma das principais frentes de investimento de muitos governos no mundo. Em boa parte das escolas, públicas
- ItemApresentation: English(2006) SOUZA, Regina Maria deThis issue of ETD - Educação Temática Digital (Digital Thematic Education) is a result of the dedication of 27 authors – from various institutional affiliations – and of the determination of a staff, that behind the scenes have done a careful work that co
- ItemEditorial: formação de professores, educação e psicanálise(2019) ARCHANGELO, Ana; SOUZA, Regina Maria deA presente edição da ETD traz o dossiê “Psicanálise, educação e formação de professores” como mais uma contribuição à reflexão sobre a inquietante tarefa de educar. Freud ([1919]1964b), precisamente um século atrás, remeteu o inquietante ao que nos é absolutamente familiar, evidenciando que ele é constitutivo e está entranhado em nós, embora espraiado na externalidade como o estranho fora de nós. Luz e sombra, portanto, alternam-se, confundem-se, criam formas que se apresentam a nossos olhos para reconhecimento e decifração, como na imagem proposta em nossa capa e nos artigos do dossiê.
- ItemLíngua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinais(2006) SOUZA, Regina Maria deThe present paper is the partial result of a set of reflections the author has made on the Brazilian Sign Language regulatory decree. By considering the responsibilities involved in the revision of teachers’ course curricula so that a bilin
- ItemO professor interprete de lingua de sinais em sala de aula: ponto de partida para se repensar a relação ensino, sujeito e linguagem(2007) SOUZA, Regina Maria deThe present paper discusses the necessary educational participation by the sign language interpreter in the classroom. Based on the Didactic Event teaching theory and Derrida´s ideas on the interpretive act, we argue that by setting limits for the educati
- ItemO que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor?(2010) SOUZA, Regina Maria de; CARVALHO, Alexandre Filordi deThe aim of the present paper is to bring about a reflection on the uneasiness of two children, Alicia and João, regarding their nationalities, that is, on their ambiguous feeling of belonging regarding their own identities. Dialogues based on philosophica