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Navegando por Autor "SOUZA, Kellcia Rezende"

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    A obrigatoriedade, gratuidade e financiamento da educação como um direito social no Brasil
    (2019) SOUZA, Kellcia Rezende; SILVA, Rosalina Dantas da; SOUSA, Ana Paula Moreira de
    O estudo teve o intuito de analisar a regulamentação do direito à educação no Brasil a partir da obrigatoriedade, gratuidade e financiamento. Para tanto, com o referencial da abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, cuja fonte foi a Constituição Federal de 1988 e as suas respectivas emendas.
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    A produção de conhecimento em políticas educacionais dos programas de pós-graduação em educação da Universidade Estadual Paulista
    (2016) SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Micely
    O presente estudo analisa as tendências subjacentes as pesquisas em políticas educacionais na produção dos programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo. Os dados foram analisados a partir dos conteúdos dos resumos.
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    Garantia do direito à educação nos paã ses membros do mercosul
    (2014) SOUZA, Kellcia Rezende; SCAFF, Elisangela Alves da Silva
    O presente estudo analisa a normatização do direito à educação nos países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul). A fim de propiciar o alcance do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com enfoque qualitativo. A fonte documental se constituiu pelos seguintes documentos: Constituições Federais vigentes dos países membros do Mercosul e Planos de Ações do Setor Educacional do Mercosul. Ademais, a discussão versará pelo confronto dos ordenamentos legais com as reflexões suscitadas pela literatura da área, procurando colocar em evidência similitudes e diferenças do direito à educação nos ordenamentos legais em curso nos países membros do Mercosul, cuja realidade carece de investigações.
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    O direito à educação básica nas declarações sobre educação para todos de Jomtien, Dakar e Incheon
    (2018) SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli
    O presente estudo teve o objetivo de analisar as concepções do direito à educação presentes nas Declarações Mundiais de Educação resultantes das conferências internacionais organizadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Jomtien (1990), Dakar (2000) e Incheon (2015).
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    O direito à educação básica no Paraguai
    (2018) SOUZA, Kellcia Rezende; BUENO, Mara Lucinéia Marques Correia
    O presente trabalho objetiva compreender a proteção normativa do direito à educação básica no Paraguai. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com enfoque qualitativo.
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    O direito à educação de qualidade no Mercosul
    (2017) SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY Souza, Maria Teresa Miceli
    O objetivo da pesquisa consiste em analisar o direito à educação a partir dos indicadores de qualidade educacional nos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela).
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    O direito à educação escolar como dimensão da cidadania no Mercosul
    (2020) SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli; SILVA, Rosalina Dantas da
    A educação escolar é um direito humano e uma dimensão fundante da cidadania, uma vez que permite o usufruto de outros direitos, tais como: os sociais, civis e políticos. Trata-se, pois, de um componente básico dos direitos do homem. Assim sendo, investigar a proteção normativa do direito educacional constitui tarefa crucial para compreender, também, o estatuto de cidadania de um determinado país.
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    O financiamento da educação no Mercosul: a realidade do Brasil e do Uruguai
    (2020) SOUZA, Kellcia Rezende; SILVA, Daniely Honorato da; MENDES, Vanessa Alcântara Cardoso
    O trabalho analisa a proteção normativa do financiamento à educação básica no Brasil e Uruguai, países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Assim, foi realizada, mediante abordagem qualitativa, uma pesquisa bibliográfica e documental (Constituições e Legislações educacionais vigentes).
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    Políticas e gestão educacional na América Latina
    (2019) SOUZA, Kellcia Rezende; SCAFF, Elisangela Alves da Silva; KERBAUY, Maria Teresa Miceli
    A proposta do Dossiê intitulado “Políticas e gestão educacional na América Latina” representa um esforço coletivo de pesquisadores nacionais e internacionais para contribuir sob diferentes enfoques teórico-metodológicos com a interpretação dos fenômenos circunscritos às políticas púbicas e à gestão educacional de diversos países do continente.
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    Programa bolsa permanência da UFGD: o perfil socioeconômico dos alunos
    (2019) BRITO, Adriana Carla Teixeira da Costa; SOUZA, Kellcia Rezende; ALMEIDA, Souza, Vera Luci de
    Toma-se como propósito estabelecer uma discussão sobre o perfil dos acadêmicos atendidos por ações afirmativas realizadas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tais ações nascem de políticas educacionais que se revelam como importantes ferramentas para o processo de democratização do acesso e, principalmente, a permanência ao ensino superior por extratos sociais menos abastados
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    Tecnologias da informação e comunicação no ensino a distância para a capacitação de servidores públicos
    (2020) MENDES, Vanessa Alcântara Cardoso; SOUZA, Kellcia Rezende
    Neste artigo teve-se como objetivo investigar se os cursos de qualificação disponibilizados pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército – DECEx – aos servidores do Exército Brasileiro (EB) por meio da modalidade em Educação a Distância (EaD) agregam benefícios pessoais e profissionais aos cursistas. Para tanto, utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa para subsidiar a pesquisa bibliográfica e em campo.

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ISSN 1518-6385

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