O direito à educação escolar como dimensão da cidadania no Mercosul

Revista online de Política e Gestão Educacional
n. esp. 1
ago.
A educação escolar é um direito humano e uma dimensão fundante da cidadania, uma vez que permite o usufruto de outros direitos, tais como: os sociais, civis e políticos. Trata-se, pois, de um componente básico dos direitos do homem. Assim sendo, investigar a proteção normativa do direito educacional constitui tarefa crucial para compreender, também, o estatuto de cidadania de um determinado país.

School education is a human right and a fundamental dimension of citizenship, since it allows the enjoyment of other rights, such as: social, civil and political. It is, therefore, a basic component of human rights. Therefore, investigating the normative protection of educational law is a crucial task to understand, also, the citizenship status of a given country.

La educación escolar es un derecho humano y una dimensión fundamental de la ciudadanía, ya que permite el disfrute de otros derechos, tales como: social, civil y político. Es, por lo tanto, un componente básico de los derechos humanos. Por lo tanto, investigar la protección normativa del derecho educativo es una tarea crucial para comprender, también, el estado de ciudadanía de un país determinado.
Cidadania, Direito à educação, Internacionalização educacional, Mercosul, Citizenship, Education rights, Educational internationalization, Mercosur, Ciudadanía, Derecho a la educación, Internacionalización educativa, Mercosur
SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli; SILVA, Rosalina Dantas da. O direito à educação escolar como dimensão da cidadania no Mercosul. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. n. esp. 1, p. 737-746, ago. 2020. https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13782. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13782. Acesso em: 2022-10-13