Navegando por Autor "SILVA, Régis Henrique dos Reis"
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- ItemCrítica às políticas de (con)formação docente em educação especial/inclusiva no Brasil(2017) SANTOS, Ivone Rodrigues dos; SILVA, Régis Henrique dos ReisEste texto examina as (im)possibilidades que a Política Educacional aponta para a (con)formação de professores que atuam no campo da Educação Especial/Inclusiva no Brasil. Para tanto, discute as implicações e recomendações que o contexto neoliberal delineia para o campo da produção do conhecimento, ressaltando que, ao ser orientado por uma pedagogia de base produtivista, as políticas de formação de professores apresentam ênfase em estratégias e metodologias esvaziadas de caráter formativo, utilizando-se de mecanismos e procedimentos utilitaristas que visam (con)formar os profissionais aos interesses capitalistas. Tal estratégia gera, além da precarização do trabalho docente, alienação, empobrecimento e esvaziamento de si e do educando. Consubstanciado nos pressupostos teóricos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, concluímos que a formação profissional do ser humano deve ser fundamentada por um direcionamento teórico-prático que o permita perceber o processo e compreender-se como constituinte dele, de forma que, mesmo inserido em relações alienadas, consiga abolir os entraves que a forma de organização social capitalista vem impondo ao seu desenvolvimento e a sua formação plenamente livre e universal.
- ItemEditorial(2017) COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; JACOMELI, Mara Regina MartinsO número 71 da Revista HISTEDBR Online seguindo sua tradição traz a público artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Nesse sentido, são 20 artigos, 2 resenhas e 4 resumos de dissertações e teses, escritos por autores(as) de diversas instituições de ensino superior nacionais e internacional, a saber: Universidade de Santiago de Chile – Chile, UEMS, UFPA, UFOPA, UFMS, UFPB, UFV, UFU, UFTM, UECE, UNOPAR, UEL, UNIFESP, FURG, UFT, UEBS, UFRJ, UNISUL. Os artigos disponíveis apresentam uma composição diversificada de textos publicados, tanto no que se refere aos temas tratados, quanto na multiplicidade de abordagens percebidas.
- ItemEditorial(2017) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; JACOMELI, Mara Regina Martins.O número 72 da Revista Histedbr on line reitera o compromisso do periódico com a produção e difusão de conhecimentos científicos, em meio a um contexto de grave contingenciamento de recursos para educação e a ciência. São publicados 14 artigos, que abordam os seguintes temas da área educacional: fundamentos, história, política e formação de professores. Com destaque para dois artigos que trazem as ideias de Antonio Gramsci (1891-1937), um dos maiores marxistas do século XX, no ano em que lembramos dos oitenta anos de sua morte.
- ItemEditorial(2018) COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; RODRIGUES, Fabiana de Cássia; JACOMELI, Mara Regina MartinsCom este número 78 da Revista HISTEDBR On-Line encerramos as publicações de 2018.Como sabido, a Revista HISTEDBR On-Line é um periódico que publica estudos e pesquisas desenvolvidos na área da Educação e que estabelecem diálogo entre História, Sociedade e Educação. Buscando inserir os debates contemporâneos no escopo da revista inauguramos, este ano, a Sessão Debates, além de termos destacado, nos editoriais, aspectos que consideramos relevantes para compreensão da conjuntura atual. Os próprios editoriais expressam esse movimento da história atual e, por isso, destacamos nesse último editorial alguns pontos importantes, reforçando-os como primordiais para compreensão do tempo presente. Encerramos o ano com a publicação na Sessão debates do Ensaio de Luiz Carlos de Freitas intitulado “ESCOLAS APRISIONADAS EM UMA DEMOCRACIA APRISIONADA: anotações para uma resistência propositiva” e, compondo ainda esse número 78, além do ensaio da Sessão debates, contamos com estudos e pesquisas com diferentes temáticas e abordagens realizados por pesquisadores vinculados a diferentes instituições Brasil e internacional, tais como: PUCPR, UEM, UFS, Unioeste, UFSCar, UFU, UEL, UTFPR, IFRJ, Universidade Franscicana, SME Cascavel, SME Aruarama, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Universidad Academia de Humanismo Cristiano e Universidad Andrés Bello (Chile).
- ItemEditorial(2018) SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; RODRIGUES, Fabiana de Cássia; JACOMELI, Mara Regina MartinsCom satisfação anunciamos a edição de número 76, da Revista Histedbr on-line, na qual inauguramos a seção debates com um artigo do professor Dermeval Saviani, bem como damos sequência ao nosso compromisso de socialização do conhecimento e do pensamento crítico publicando 14 (quatorze) artigos e 1 (uma) resenha a respeito de uma variedade de temáticas, períodos históricos da educação brasileira e de autores(as) vinculados(as) às diversas instituições escolares de ensino básico, profissional e superior nacionais e internacionais, conforme a lista, a seguir:Universidade de Fribourg – Suíça, UNICAMP, UNIFAL, UEFS, UEM, UFT, UNESPAR, UENP, PUC/PR, IFPR, UEPG, UFBA, UnB, UFPA, UFRA, Secretaria Estadual de Educação do Pará, UNESP/Mar.
- ItemEditorial(2018) COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; RODRIGUES, Fabiana de Cássia; JACOMELI, Mara Regina MartinsAnunciamos a publicação do 75º número da Revista HISTEDBR On-Line, inaugurando o ano de 2018. É oportuno reiterarmos, aqui, nosso compromisso para com a ampla socialização dos conhecimentos elaborados tendo como eixo central a relação entre história, sociedade e educação que se expressa em estudos e pesquisas realizados por pesquisadores vinculados à diferentes instituições Brasil afora (UNIUBE, UFU, UFPB, UEG, UNICAMP, UERJ, UFRN, UCDB, UnB, UNIFAP, UFSCar, UFPel, UCS), além de colaboração internacional (Chile), abordando diversas temáticas por diferentes perspectivas teórico-metodológicas, coerentes, portanto, com o princípio democrático que tão árdua e insistentemente os movimentos sociais populares têm lutado para garantir e que, na formação social brasileira, tem sua máxima expressão da Constituição Cidadã de 1988.
- ItemEditorial(2018) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; JACOMELI, Mara Regina MartinsPublicamos a Revista Histedbr On-line edição de número 77 em difíceis circunstâncias em meio às eleições presidenciais e do empobrecimento do debate público, assim, é da mais alta relevância propiciar intervenções de intelectuais que possam discutir substancialmente os temas educacionais e as dificuldades a enfrentar. A revista abarca um conjunto de quinze artigos, além do editorial. Com autores de diversas instituições do Brasil e da Argentina.
- ItemEditorial(2017) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; JACOMELI, Mara Regina MartinsEncerrando as publicações de 2017, o número 74, da Revista Histedbr on-line, apresenta para o público mais uma edição com temáticas variadas da área da educação, com destaque mais uma vez aos cem anos da Revolução Russa, além de artigos que abordam diferentes períodos da história da educação, advindos da produção de pesquisadores de diferentes regiões e universidades do Brasil.
- ItemEditorial(2017) LOMBARDI, José Claudine; SILVA, Régis Henrique dos ReisNa publicação do número 73 da Revista HISTEDBR Online damos sequência ao nosso compromisso de socialização do conhecimento e do pensamento crítico publicando uma variedade de temáticas da educação brasileira em uma perspectiva histórica. São publicados 14 artigos e 2 resenhas, dos quais destacamos o artigo de Marisa Bittar e Amarílio Ferreira Junior que discute o texto da última Reforma educacional realizada pela ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (ex-URSS), no ano em que lembramos dos 100 anos da Revolução Russa.
- ItemGolpe de 2016 e a educação no Brasil: implicações nas políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva(2019) SILVA, Régis Henrique dos Reis; MACHADO, Robson; SILVA, Ribamar Nogueira daO presente artigo visa discutir o desenvolvimento e alguns desdobramentos do Golpe de 2016 que, ao pôr fim a 6° República brasileira, inaugurou no cenário nacional uma nova etapa do avanço das forças do capital sobre o trabalho. Toma como objeto de análise a educação e, de modo particular, a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. No primeiro momento, discute os aspectos históricos da democracia, especialmente da democracia liberal representativa apontando seus limites e possibilidades, o que permite tratar o fenômeno da ruptura no Estado democrático de direito ao refletir sobre os conceitos de Golpe e Impeachment. Oferece, ainda, uma sumária explicação sobre o Golpe empresarial-parlamentar que destituiu Rousseff da presidência. No segundo momento busca indicar as consequências do Golpe para educação e evidencia o interesse financeiro da burguesia autóctone e estrangeira sobre o ensino básico e superior no Brasil. Expõe a aliança dos setores neoliberais e neoconservadores no aparelho estatal, e acusa as consequências dos respectivos projetos para a educação pública a partir de duas frentes de ataque: a mercantilização e a moralização. No terceiro momento, delineia um panorama da política de educação especial no Brasil a partir da década de 1970 e indica os avanços e limites da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Por fim, problematiza os cortes de investimento na educação especial e as ações autoritárias que se desencadearam com o advento do golpe que, além de contingenciamentos, ameaçam a proposta de educação inclusiva representando um retrocesso inominável.
- ItemSentidos e significados atribuídos pelos professores sobre a educação escolar da pessoa com deficiência e/ou necessidades especiais na escola de tempo integral(2018) LEITE, Michele de Mendonça; SILVA, Régis Henrique dos ReisO objetivo deste artigo é problematizar os sentidos e significados atribuídos pelos professores de uma escola pública de tempo integral da região metropolitana de Goiânia/Goiás sobre o processo de escolarização das crianças e jovens com deficiência e/ou necessidades especiais na escola em que trabalham. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, e no que diz respeito à apreensão dos sentidos e significados, trabalhou-se com a proposta de núcleos de significação apresentados por Wanda Maria Junqueira de Aguiar e Sérgio Ozella. As análises indicaram que, devido às condições precárias de trabalho e à própria dinâmica da organização do trabalho pedagógico na escola em análise, os professores acabam por negligenciar o público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva, reforçando o fenômeno da inclusão-excludente e/ou inclusão alienada. Ainda, diante desta realidade, estes profissionais fizeram uma afirmação generalizada de que a escola de tempo integral não é benéfica para as pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais.