Navegando por Autor "ROSA, Chaiane de Medeiros"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA predição da formatura e da evasão em uma universidade pública a partir de um modelo logístico(2021) ROSA, Chaiane de Medeiros; SANTOS, Fabiano Fortunato Teixeira dos; MILANI, Eder AngeloO tema deste estudo são os percursos terminativos da educação superior, que são a evasão e a formatura. Tendo isso em vista, objetiva-se construir modelos logísticos preditivos desses dois desfechos em relação aos estudantes que ingressaram na Universidade Federal de Goiás em 2010, em cursos na modalidade presencial, os quais foram acompanhados por um período de oito anos. Para isso, foi feita consulta a microdados do Censo da Educação Superior Brasileira, de 2010 a 2017, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”. Para entender esses dois fenômenos - formatura e evasão - recorreu-se à técnica estatística da regressão logística e, além disso, foi feita pesquisa bibliográfica, em consulta a autores que fundamentam a técnica. Como resultado, verificou-se que a técnica estatística permite identificar variáveis que são fatores de risco ou protetivos para a formatura e a evasão; comparar categorias de uma mesma característica por meio da razão de chances; bem como avaliar a probabilidade de qualquer aluno se formar ou evadir. Trata-se, portanto, de uma ferramenta fundamental para a tomada de decisão dos gestores educacionais.
- ItemDesempenho acadêmico em cálculo diferencial e integral(2019) ROSA, Chaiane de Medeiros; ALVARENGA, Karly Barbosa; SANTOS, Fabiano Fortunato Teixeira dosThis work is part of an investigation that aims to know the history of the set of disciplines that study the contents of Differential and Integral Calculus taught at the Federal University of Goiás. This article analyzes the academic performance of students in the discipline Calculus 1A of this institution, from the first half of 2010 to the second half of 2016, which corresponds to 14 academic semesters, checking aspects such as: students enrolled, approvaland disapproval and final averages. A case study based on qualitative-quantitative research is therefore carried out. To do so, it relies on administrative, pedagogical and academic data obtained in the Integrated System of Management of Academic Activities of the university. The quantitative data collected are analyzed mainly in the light of descriptive statistics. In addition, the qualitative analysis is developed with the support of a bibliographic study, based on authors who discuss topics such as: teaching and learning of mathematics, learning difficulties in Calculus and reprobation in higher education. The study also shows that the number of students per classroom does not cause greater disapproval. In light of the above, there is a need to problematize the teaching and learning processes, as well as thinking about proposing educational actions that may alter this framework, leading students to an effective learning of the contents of these disciplines.
- ItemO abandono no curso de estatística da Universidade Federal de Goiás: quando os alunos desistem?(2020) ROSA, Chaiane de Medeiros; MILANI, Eder Angelo; SANTOS, Fabiano Fortunato Teixeira dosO objetivo deste estudo é analisar quando ocorre a desistência dos alunos que ingressaram no curso de bacharelado em Estatística da Universidade Federal de Goiás (UFG) no período de 2009 a 2012.