Navegando por Autor "RODRIGUES, Rogério"
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- ItemA educação física entre muros e o impedimento da emancipação do sujeito(2021) RODRIGUES, RogérioEste estudo tem como objetivo analisar a educação do corpo diante da interdição dos espaços nas cidades onde se instaura o paradigma do muro. O tema encontra justificativa no modo de pensar o lazer e o planejamento urbano, de forma que se possa analisar as cidades enquanto espaço de emancipação ou alienação do sujeito. O método utilizado na pesquisa tem como proposição investigativa o campo da teoria crítica a ser aplicado na análise do conceito de educação física. Concluiu-se neste estudo que, ao se pensar a educação do corpo numa sociedade democrática, em todas as instâncias, é necessário levar em consideração a construção das cidades para que se possa romper com o paradigma do muro.
- ItemA prática educativa como uma atividade de desencontro de sujeitos(2007) RODRIGUES, RogérioBroadly speaking, educators assume that the educative practice is something that takes place in the transmission of knowledges that emerges out of an encounter between subjects. However, in the relations established between the subjects, and especially in
- ItemEducação e infância: alguns apontamentos sobre o brincar das crianças(2019) RODRIGUES, RogérioO presente trabalho tem por objetivo analisar o lugar do brincar das crianças na infância numa proposição crítica, tendo como referência a Psicanálise na Educação. O método utilizado tem como proposição investigativa o campo da teoria crítica no sentido de evidenciar o que é estranho no modo comum do brincar das crianças. Para tanto, serão reproduzidas e analisadas três pequenas cenas do cotidiano que se apresentam nas interações entre o educar e o brincar. As principais conclusões desse estudo indicam que, na modernidade, ocorre a precarização do brincar tanto no espaço urbano como no espaço escolar em subordinar o sujeito como objeto, principalmente, por destituir as condições criativas. Conclui-se que, no campo da gestão pública, mais propriamente, no setor do campo educacional, as novas configurações do brincar alteram a singularidade do sujeito e que, no plural do social, reduz-se em sujeitos alheios à própria cultura e destituídos de pensamento no sentido de elaborar a crítica.