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Navegando por Autor "RODRIGUES, Fabiana de Cássia"

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    ALMEIDA, M. L. P. de; CATANI, A. (Org.). Educação superior iberoamericana: uma análise para além das perspectivas mercadológicas da produção do conhecimento. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2015. 270 p.
    (2015) BORDIGNON, Liliane; RODRIGUES, Fabiana de Cássia
    This article presents a characterization of the situation of higher education in Latin America. From this, some of the problems that universities, and particularly academics, need to face today are outlined. It also defines some challenges to be faced with regard to the political, social, academic and the need to have a strategy to overcome them based on a fundamental axis: innovation. Finally, we present some ideas about regional convergence as a space for thinking about innovative policies that allow us to overcome current problems and challenges in Latin American universities.
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    Apontamentos sobre educação e trabalho no Brasil contemporâneo: aspectos da contrarreforma educacional
    (2017) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti
    O presente artigo articula a temática da educação e trabalho com os desafios brasileiros em sua inserção na divisão internacional do trabalho, segundo as especificidades de sua formação social, marcada pelo capitalismo dependente e subdesenvolvido. Partimos da formulação das seguintes questões: De que educação necessitam os trabalhadores na realidade brasileira atual, segundo a ótica do capital? O esvaziamento de conteúdos e sentidos da educação estaria em consonância com as mudanças na estrutura ocupacional brasileira? A simplificação dos conteúdos trabalhados na escola traz quais exigências à formação docente? A fim de discuti-las a redação foi dividida em duas partes. Na primeira parte do texto, partiremos dos retrocessos atuais na estrutura produtiva, procurando evidenciar as suas determinações históricas. Coloca-se também em destaque as diretrizes educacionais formuladas pelos organismos multilaterais em consonância com as mudanças na estrutura ocupacional brasileira que contribuem para explicar as políticas que esvaziam a formação das trabalhadoras e trabalhadores. Na segunda parte, trataremos de aspectos da política educacional brasileira que materializam as perspectivas dos organismos multilaterais para a educação no contexto social brasileiro. Foram abordados três aspectos: 1) A elaboração da Base Nacional Comum Curricular; 2) As novas diretivas para formação de professores; 3) O Projeto Escola Sem Partido como mecanismo de pressão para minimizar o caráter formativo da escola. Percebemos que os três aspectos em questão articulados promovem um esvaziamento da escola e da formação de professores de conhecimentos científicos e político-culturais, contrários às reivindicações educacionais na luta pela redemocratização nos anos de 1980, conformando, desse modo, um movimento de contrarreforma.
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    Editorial
    (2018) SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; RODRIGUES, Fabiana de Cássia; JACOMELI, Mara Regina Martins
    Com satisfação anunciamos a edição de número 76, da Revista Histedbr on-line, na qual inauguramos a seção debates com um artigo do professor Dermeval Saviani, bem como damos sequência ao nosso compromisso de socialização do conhecimento e do pensamento crítico publicando 14 (quatorze) artigos e 1 (uma) resenha a respeito de uma variedade de temáticas, períodos históricos da educação brasileira e de autores(as) vinculados(as) às diversas instituições escolares de ensino básico, profissional e superior nacionais e internacionais, conforme a lista, a seguir:Universidade de Fribourg – Suíça, UNICAMP, UNIFAL, UEFS, UEM, UFT, UNESPAR, UENP, PUC/PR, IFPR, UEPG, UFBA, UnB, UFPA, UFRA, Secretaria Estadual de Educação do Pará, UNESP/Mar.
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    Editorial
    (2018) COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; RODRIGUES, Fabiana de Cássia; JACOMELI, Mara Regina Martins
    Anunciamos a publicação do 75º número da Revista HISTEDBR On-Line, inaugurando o ano de 2018. É oportuno reiterarmos, aqui, nosso compromisso para com a ampla socialização dos conhecimentos elaborados tendo como eixo central a relação entre história, sociedade e educação que se expressa em estudos e pesquisas realizados por pesquisadores vinculados à diferentes instituições Brasil afora (UNIUBE, UFU, UFPB, UEG, UNICAMP, UERJ, UFRN, UCDB, UnB, UNIFAP, UFSCar, UFPel, UCS), além de colaboração internacional (Chile), abordando diversas temáticas por diferentes perspectivas teórico-metodológicas, coerentes, portanto, com o princípio democrático que tão árdua e insistentemente os movimentos sociais populares têm lutado para garantir e que, na formação social brasileira, tem sua máxima expressão da Constituição Cidadã de 1988.
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    Editorial
    (2018) COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; RODRIGUES, Fabiana de Cássia; JACOMELI, Mara Regina Martins
    Com este número 78 da Revista HISTEDBR On-Line encerramos as publicações de 2018.Como sabido, a Revista HISTEDBR On-Line é um periódico que publica estudos e pesquisas desenvolvidos na área da Educação e que estabelecem diálogo entre História, Sociedade e Educação. Buscando inserir os debates contemporâneos no escopo da revista inauguramos, este ano, a Sessão Debates, além de termos destacado, nos editoriais, aspectos que consideramos relevantes para compreensão da conjuntura atual. Os próprios editoriais expressam esse movimento da história atual e, por isso, destacamos nesse último editorial alguns pontos importantes, reforçando-os como primordiais para compreensão do tempo presente. Encerramos o ano com a publicação na Sessão debates do Ensaio de Luiz Carlos de Freitas intitulado “ESCOLAS APRISIONADAS EM UMA DEMOCRACIA APRISIONADA: anotações para uma resistência propositiva” e, compondo ainda esse número 78, além do ensaio da Sessão debates, contamos com estudos e pesquisas com diferentes temáticas e abordagens realizados por pesquisadores vinculados a diferentes instituições Brasil e internacional, tais como: PUCPR, UEM, UFS, Unioeste, UFSCar, UFU, UEL, UTFPR, IFRJ, Universidade Franscicana, SME Cascavel, SME Aruarama, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Universidad Academia de Humanismo Cristiano e Universidad Andrés Bello (Chile).
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    Editorial
    (2017) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; JACOMELI, Mara Regina Martins
    Encerrando as publicações de 2017, o número 74, da Revista Histedbr on-line, apresenta para o público mais uma edição com temáticas variadas da área da educação, com destaque mais uma vez aos cem anos da Revolução Russa, além de artigos que abordam diferentes períodos da história da educação, advindos da produção de pesquisadores de diferentes regiões e universidades do Brasil.
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    Editorial
    (2018) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; JACOMELI, Mara Regina Martins
    Publicamos a Revista Histedbr On-line edição de número 77 em difíceis circunstâncias em meio às eleições presidenciais e do empobrecimento do debate público, assim, é da mais alta relevância propiciar intervenções de intelectuais que possam discutir substancialmente os temas educacionais e as dificuldades a enfrentar. A revista abarca um conjunto de quinze artigos, além do editorial. Com autores de diversas instituições do Brasil e da Argentina.
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    Editorial
    (2017) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; JACOMELI, Mara Regina Martins.
    O número 72 da Revista Histedbr on line reitera o compromisso do periódico com a produção e difusão de conhecimentos científicos, em meio a um contexto de grave contingenciamento de recursos para educação e a ciência. São publicados 14 artigos, que abordam os seguintes temas da área educacional: fundamentos, história, política e formação de professores. Com destaque para dois artigos que trazem as ideias de Antonio Gramsci (1891-1937), um dos maiores marxistas do século XX, no ano em que lembramos dos oitenta anos de sua morte.
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    Florestan Fernandes e a educação pública na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988)
    (2022) RODRIGUES, Fabiana de Cássia
    Discute-se os enfrentamentos na área educacional na Constituinte e suas origens históricas, segundo o percurso teórico e político do sociólogo e deputado constituinte Florestan Fernandes. O desafio de romper o nó górdio da democracia em sua articulação com a pauta da educação pública constitui a chave de leitura pela qual percorremos as manifestações de Florestan à época da ANC. As fontes utilizadas foram seus textos publicados em jornais e seus discursos na Constituinte organizados em coletâneas e que estão disponíveis nos arquivos digitais do congresso. Em consonância com as quatro etapas da ANC, procedeu-se a uma leitura dos textos e discursos de Florestan Fernandes num percurso cronológico que acompanhou os principais momentos da Constituinte. Assim, o material analisado foi organizado em três núcleos temáticos que têm profunda conexão com as esperanças e impasses do processo constituinte: (i) Desafios históricos da Constituinte|| (ii) O processo constituinte, a participação popular e a educação|| e (iii) Transição Transada e os limites da “Nova República”. Nesta última fase, já aparecem os limites com os quais a Constituinte se deparava e impediam mais uma vez na história brasileira a ruptura do nó górdio das reformas democráticas.
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    Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985)
    (2018) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; CAMPOS, Fábio Antonio de
    O artigo tem por objetivo tratar das relações entre a educação no Brasil e as determinações advindas do que o sociólogo Florestan Fernandes chamou de “Imperialismo Total”. As ideias deste autor sobre os dilemas educacionais na consolidação da revolução burguesa no Brasil são a referência principal utilizada para a realização desta análise. Primeiramente discutiremos a forma “total” do imperialismo e suas relações com a contrarrevolução brasileira, evidenciando como se organiza a dominação externa a partir de dentro em todos os níveis da ordem social, com destaque para sua manifestação na área educacional. Na segunda parte do artigo, apresentamos o dilema educacional brasileiro que se expressa fortemente no pós-Segunda Guerra Mundial e os encaminhamentos dados a esta questão na ditadura instalada a partir de 1964. Concluímos que a educação brasileira sob o “imperialismo total” foi conduzida mediante um controle ideológico externo, sob a inspiração da teoria do capital humano, constituindo uma superestrutura que consolidou a precarização do ensino público, a dissociação da educação e os interesses de autonomia e soberania nacional, além da transformação crescente da educação em mercadoria.

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ISSN 1518-6385

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