Navegando por Autor "RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEditorial(2023) RIOS, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA Revista da FAEEBA apresenta, nesta edição, o Dossiê Educação Integral e Desenvolvimento Humano com um tema que nos revela muito das demandas da educação básica e suas relações com as produções de pesquisa, forma-ção e extensão nessa área de conhecimento.
- ItemEditorial: educação e aprendizagem da docência(2023) RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; BOMFIM, Natanel ReisAprender a profissão-professor, em um cenário de disputas, em que a construção da docência se constitui como um processo ao longo da história, é sempre um desafio. No cenário atual, cada vez mais, nos deparamos com aprendizagens outras da Docência, o que implica num processo colaborativo e conformativo da Universidade com a Escola. É preciso ter clareza de que a formação docente não é apenas uma atividade acadêmica, é também um processo político que exige mudanças de perspectivas, coautorias e novos protagonismos. Portanto, a aprendizagem da docência tem se constituído um campo fértil para pesquisas, pois urge compreender os processos pelos quais os(as) professores(as) aprendem e como articulam os diferentes saberes no exercício da profissão.
- ItemEditorial: Educação, Etnogênese e Interculturalidade(2022) RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; COSTA, Lívia FialhoNeste momento comemorativo dos trinta anos de atuação na área da Educação, a Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade publica mais um dossiê comprometido com temáticas atuais e relevantes para a Educa-ção no Brasil. A Revista vem desenhando sua história e, com ela, documentando processos, produções e modos de (re)existências de povos que ganham contornos em suas páginas com os diferentes estudos divulgados. No caso específico deste Dossiê, cuja temá-tica trata da Educação, Etnogênese Indígena e Interculturaridade, registramos pesquisas e experiências com/sobre os povos indígenas que nos mobilizam a pensar o momento atual de lutas e mortes dos povos originários que vêm, constantemente, acontecendo no Brasil e na América Latina.
- ItemNarrativas de (re)existências pedagógicas na educação básica: escritas transgressoras de docentes a partir da escola(2023) RIOS, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste artigo apresenta narrativas de docentes em um movimento de escritura da experiência sobre o habitar a profissão no Ensino Fundamental com base na autoria pedagógica e em outros modos de fazer-pensar-viver a escola. O texto articula-se, narrativamente, com o dispositivo da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas construído pelo Coletivo Baiano de Docentes Narradores/as. Elegi três relatos de docentes para tratar das ressonâncias da escrita transgressora, presentes na obra pedagógica produzida nos processos formativos entre Escola e Universidade. Os relatos revelam movimentos disruptivos e transgressores em que a escrita narrativa ocupou as fissuras das propostas curriculares e da política de conhecimento construída a partir da escola.
- ItemNarrativas de si na iniciação à docênciao PIBID como espaço e tempo formativos(2018) SILVA, Fabrício Oliveira da; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos PachecoThe initiation trajectory was studied by a scholarship holder of the Institutional Scholarship Program at the State University of Bahia, aiming to understand how the program allows the insertion of the licenciando in Letters in the dynamics of educational practices. The objectives of the program, the organization and the experiences of the initiation to teaching were described by the scholarship holder, reflecting on their formative trajectory, the experiences lived in a double dimension of the said program: to be constituted as a category of formative time, as well as of locus in which the initiation to the teaching produces senses of being a teacher by the complexity and dynamics of the school reality. We opted for the (auto) biographical approach based onauthors who study the theme. The study showed that the mentioned program favored the insertion of the licencianda in the context of the daily life of the school, which allows the development of experiences for the teaching of Portuguese Language.