Navegando por Autor "RAMOS, Bruna Sola da Silva"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAdentrando uma moradia estudantil feminina opressão e desumanização no contexto de estudantes pobres(2023) RODRIGUES, Ermita de Souza Santos; RAMOS, Bruna Sola da SilvaA permanência de estudantes oriundos de camadas populares em universidades públicas é uma temática de discussão emergente e em constante reivindicação ao longo da história do Brasil. As moradias estudantis, espaços destinados para a habitação de estudantes beneficiados por assistência estudantil nas universidades, constam dentre as ações de políticas públicas de permanência do estudante pobre no ensino superior. No entanto, a identificação do perfil e a escuta ativa das vozes dos estudantes-habitantes destas moradias estudantis parece ser ainda uma extensa lacuna nas pesquisas em Ciências Humanas. Neste sentido, o presente artigo se constitui como fruto de uma investigação que objetivou construir uma compreensão acerca dos modos de vida de estudantes em uma moradia estudantil de uma universidade do interior de Minas Gerais. Por meio de uma pesquisa participante, imergimos no cotidiano de uma moradia feminina e debruçamo-nos na vivência de quatro estudantes-moradoras que nos relataram seu cotidiano, tendo em vista um olhar crítico para a realidade de sujeitos advindos de camadas populares em suas trajetórias universitárias. Com fundamento no referencial teórico freireano, enfocamos, no presente artigo, as temáticas desveladas no processo de observação participante e de entrevistas realizadas com as moradoras: o racismo, o machismo e a fome. Em meio à busca pela resistência no espaço universitário, as estudantes denunciam a a desumanização a que são submetidas em seu cotidiano e expõem a exigência ético-política radical de nossas universidades na garantia de proteção a discentes vulneráveis que buscam, no ensino superior, oportunidades de mudança em suas realidades opressivas.
- ItemEntrevista com a professora Eliete Santiago: um encontro com a vida e a obra de Paulo Freire(2021) SANTIAGO, Maria Eliete; SAMPAIO, Margarete; RAMOS, Bruna Sola da Silva; SAUL, AlexandreMaria Eliete Santiago é a primeira filhada relação constituída por Dona Maria da Glória Santiago e peloSenhor Edson Felinto Santiago. Há 54 anos, a educadora vem contribuindo com a leitura crítica de crianças, jovens e adultos da rede pública de Pernambuco, na escola básica e no ensino superior. Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atua desde 1995,é vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educaçãoe coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE.
- ItemExpediente, ficha catalográfica, apresentação(2021) SAUL, Alexandre; RAMOS, Bruna Sola da Silva; SAMPAIO, MargareteA desigualdade social avança rápida e cruelmente, no mundo, catalisada por políticas e práticas opressivas indiferentes à dor e ao sofrimento humano. Tais políticas e práticas promovem distintas formas de violência, discriminação e a interdição dos indivíduos, como sujeitos históricos, produzindo a “morte em vida”. Nesse cenário, a pandemia do novo coronavírus acirrou e descortinou contradições e conflitos socioculturais que exigem da sociedade, com urgência, a denúncia de suas razões de ser e o anúncio de sua superação.
- ItemTraços da pedagogia de Paulo Freire na sala de aula do ensino superior: o rigor dialógico na ação didática humanizadora(2021) RAMOS, Bruna Sola da Silva; SAMPAIO, Margarete; SAUL, AlexandreNo presente artigo, discutimos a ação didática humanizadora no Ensino Superior, buscando traços do rigor dialógico freireano em experiências vivenciadas pelos autores em suas instituições de origem. Percorrendo caminhos da práxis freireana, apresentamos os pressupostos e categorias temáticas que orientam ações de ensino vivenciadas na Graduação e na Pós-Graduação, tomando a matriz crítico-dialógica de Paulo Freire como referencial para o planejamento e o desenvolvimento de disciplinas acadêmicas. No âmbito da sala de aula, apresentamos e discutimos duas propostas de ação didática, uma presencial e outra remota, nas quais buscamos partilhar caminhos possíveis para a construção de relações humanizadoras entre professores(as) e estudantes envolvidos na busca autêntica pelo conhecimento. Na base da proposição deste artigo, anuncia-se a vivência relacional que vem permitindo aos autores participar de uma rede colaborativa e coletiva de construção de conhecimentos que conectam nossas ações e fortalecem nossas lutas no campo da educação libertadora.