Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro"

Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação da aprendizagem na educação especial e as influências das políticas nacionais
    (2018) PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro
    Avaliação é um tema desafiador e avaliar estudantes com deficiência é ainda mais complexo. Este texto objetiva evidenciar aspectos da avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência, público da educação especial, nos diferentes níveis de ensino e sua relação com as políticas nacionais de avaliação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Cinema e educação básica: narrativas docentes
    (2023) SILVA, Daniela da; PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro
    Este texto se ocupa de uma discussão, que parte dos enunciados de quatro docentes da Educação Básica, entrevistados durante a pesquisa de Mestrado em Educação de uma das autoras. Os questionamentos e implicações dali resultados, nos levam a pensar as relações entre o cinema e a docência, como espaço de produção de experiências de si e de subjetividades. Para tanto, olhamos para a obra de Michel Foucault, quando o autor reflete a ética como práticas de si mesmo e práticas de verdade, - evidenciando a liberdade do sujeito em detrimento dos processos de aprisionamento. Sem abandonar a herança da sua obra, sua Análise do Discurso, encontramos uma chave de leitura amparada nas relações entre sujeito e verdade, mediadas e construídas pelas práticas de si, sobretudo, tomadas a partir da noção do cuidado de si. Trazemos à superfície, assim, a problemática da verdade, da ética e da estética na educação, como espaço para pensar a narrativa de professores brasileiros, em um contexto no qual o currículo, o tempo em sala de aula e a vida docente não podem ser vistos separadamente. Por fim, observamos as condições de possibilidade de tensionar o lugar reservado para o cinema no planejamento docente e na escola.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação sexual de pessoas com deficiência mental
    (2007) PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro
    It is possible to say that speaking of sexuality of people with mental diseases is a taboo. Anxiety expressions about this subject are noticed in daily life. It is important to favor the comprehension that sexuality is part of the life, what does not justify the anxiety to approach this theme, because it is a human attribute. The approach of this theme priories anatomic aspects and shows itself as broken up, related to fear and guilt. It is important to create consciousness in society, mainly with families of people with mental diseases and professionals that act with this group, that mental diseased people are not non-sexed; neither have their sexuality out of control. It is also important to improve instruments to professionals and relatives to act coherently in face of sexuality signs of student/son with mental diseases.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Epistemologia e ciências da educação conceitos epistemológicos clássicos na construção de dissertações
    (2023) SANTOS, Jorge Alejandro; PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro
    O presente artigo tem como objetivo abordar uma experiência de formação na área da educação referente às concepções epistemológicas clássicas, ou seja, relacionadas à produção e legitimação do conhecimento científico. Faz referência ao curso de extensão “Lógica e Metodologia das Ciências Sociais” ministrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó o início de 2020. A maioria dos participantes era de mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Unochapecó, mas também havia participantes de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da instituição, a exemplo de Ciências da Saúde, além de estudantes de outras universidades da região. O curso pretendeu ser original no sentido de que ao invés de focar nos aspectos teóricos e discussões típicas da epistemologia, direcionou a atenção para as aplicações práticas dessas ideias na construção de uma dissertação de mestrado. Este artigo descreve essa experiência, expõe a estratégia pedagógica utilizada para atingir o objetivo do curso e avalia seus resultados. Assim, o artigo iniciará com uma descrição do seu referencial teórico-metodológico, em seguida apresentará os conceitos epistemológicos selecionados com foco na sua utilidade para a construção da tese e nas avaliações parciais realizadas pelos alunos e, por fim, serão apresentados os resultados gerais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais zero a três anos
    (2006) PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro; LIMA, Abegair Farias de; RUHOFT, Tatiane
    This article approaches the importancy of programs of Essential Stimulation to the development of children with special needs, personally at the age of zero to three years old. This research reveals that the birth of a child with specials needs means to the parents, the end of dreams and projects and also shows that the way of these families to be reorganized depends on the understanding and knowledge that each one possesss, as well as the found of external aid. It also approaches the extension project as a possibility of pedagogical interaction with the children and its families. The study brings the notice of that when propitiating subsidies to stimulate the children, it increases the parents auto-esteem, who start to perceive the children from its capacities and not for the prism of the deficiency. It was perceived that the cited programs favor the development, surpassing the logic of social isolation, historically imposed to the children with needs and raise the families awareness of incorporatig stimulator attitudes, perceiving the children as historical citizens, capable to developed themselves, although in different ways.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Reorganização da prática pedagógica do Caesp Professora Ivone no período de pandemia
    (2023) PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro; JUWER, Simone Spier; LUBENOW, Gessi Ines Rachor
    O presente relato de experiência aborda a reorganização pedagógica do Caesp Professora Ivone – Apae de Pinhalzinho, SC durante o período de pandemia da Covid-19. O uso das tecnologias modificou a forma tradicional de ensinar, fez com que os professores reinventassem e ressignificassem a sua prática pedagógica, com o objetivo de assegurar o direito dos alunos à aprendizagem nesse período de isolamento. O texto resulta de relatos dos envolvidos no processo, dados da instituição e amparo teórico, com o intuito de evidenciar a experiência de uma instituição do oeste de Santa Catarina. Os resultados mostram que os objetivos foram alcançados com êxito para que essa nova reorganização da prática acontecesse. Esse processo envolveu professores, gestores, famílias e pessoas com deficiência.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão