Navegando por Autor "ORLANDO, Evelyn de Almeida"
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- ItemA literatura na seção infantil da biblioteca pública do Paraná: a hora do conto(2017) ARAUJO, Karina Valim de; ORLANDO, Evelyn de AlmeidaEste artigo é resultado de um estudo realizado na “Hora do conto” da seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Com o objetivo de analisar a formação do leitor ainda na infância, partiu-se da problemática de como a “Hora do conto” pode contribuir para tal formação. Utilizaram-se como instrumentos de pesquisa a observação e a análise de fotos, constituindo-se como registros documentais dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa. As principais referências teóricas foram: Arroyo (2008), Zilberman (2003), Abramovich (1995) e Chartier (1989, 2001). Os resultados indicam que as práticas educativas ocorrem de maneira lúdica e que a “Hora do conto” tornou o espaço um polo de encontro cultural, fomentando o interesse pela leitura que, por se realizar no âmbito de uma biblioteca, coloca as crianças em contato direto com o universo literário.
- ItemOs manuais de catecismo como fontes para a história da educação(2013) ORLANDO, Evelyn de AlmeidaEste artigo analisa os manuais de catecismo ao longo da história, enfocando as formas e os sentidos adquiridos a partir de alguns estudos em diferentes campos científicos e na coleção de catecismos do Monsenhor Álvaro Negromonte, publicada entre 1920 e 1930. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma reflexão acerca desse tipo de impresso como uma importante fonte para a História da Educação Brasileira, indicando práticas educativas que se instituíram em torno da educação brasileira e da pedagogia católica, que buscaram aliar elementos da tradição católica e da modernidade pedagógica que aparecem, ainda, de forma muito incipiente, na historiografia educacional.
- ItemTensões e resistências: estudo sobre representações religiosas e intolerância na web(2022) ALVES, Matheus Henrique; ORLANDO, Evelyn de AlmeidaNeste trabalho se apresenta um exemplo de como a recepção da diversidade religiosa no contexto da educação confessional católica se manifesta nas redes sociais, utilizando como fonte os comentários na página Pais Maristas em Defesa do Ensino Religioso, do Facebook. A análise se assenta no reconhecimento da cultura escrita no contexto da web e, ancorando-se nas teorias de Pierre Bourdieu como principal base epistemológica, apresenta os posts e comentários da referida página enquanto práticas sociais que afetam o campo da educação e o campo religioso, produzindo violências simbólicas e tensionando disputas por posições e estratégias de dominação cultural.