Navegando por Autor "OLIVEIRA, Dalila Andrade"
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- ItemA reestruturação da profissão docente no contexto da nova gestão pública na América Latina(2018) OLIVEIRA, Dalila AndradeO artigo discute mudanças ocorridas na profissão docente, nas duas últimas décadas no contexto latino-americano, com da introdução da Nova Gestão Pública (NGP). Procura demonstrar como os princípios da NGP vão se impondo na orientação das políticas públicas traduzindo-se em normas, procedimentos administrativos e em práticas que vão transformando valores e identidades junto aos profissionais docentes. Esse discurso penetra o campo da formação docente e das práticas profissionais no sistema educacional, revelando intencionalidades convergentes com os objetivos da reforma em relação aos processos escolares, determinando novas lógicas de organização e gestão que interferem nas relações de trabalho promovendo a reestruturação da profissão docente.
- ItemA relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis(2015) OLIVEIRA, Dalila Andrade; SARAIVA, Ana Maria AlvesThe purpose of this article is to analyze the emergence of educational territories and vulnerable schools as a locusof educational policy geared towards those who are in poverty and social vulnerability. This notion of territory appears as a guiding axis of social policies from the 2000s, being a continuation of the process of focusing and streamlining social spending which was started with the reforms of the 1990s and also of the recognition of the multidimensionality of poverty. The analysis is limited to the state of Minas Gerais, which in the early 2000s, incorporated the notion of territory in the formulation of education policy, initiating a process of school differentiation, which has resulted in stratification of the school system between reference schools and vulnerable schools.
- ItemApresentação(2018) OLIVEIRA, Dalila Andrade; SOUZA, Elizeu Clementino deDossiê Políticas de educação e reestruturação da profissão docenteque publi-camos na Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, parte de ação da pesquisa financiada pelo Edital 004/2015 – Cooperação Internacional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e busca socializar, em perspectiva comparada, a transformação da ação pública no campo educacional e seus efeitos sobre a configuração do trabalho e da profissão docente no Brasil, Argentina, Chile, França, Portugal e Espanha. O intuito é explorar as dinâmicas internas relacionadas com novos modos de compromisso e concepções de trabalho, assim como analisar os modelos de reforma e profissões que circulam internacionalmente e compreender como eles vêm sendo reproblematizados e traduzidos nos distintos contextos nacionais. O eixo central do dossiê consiste em ampliar uma rede de cooperação ent re pesquisadores latino-americanos, franceses, portugueses e espanhóis que se dedicam ao estudo sobre os efeitos das polít ic as educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que têm determinado, cada vez mais, a agenda internacional para a educação. Este projeto tem como propósito o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente no contexto dos processos de regulação transnacional da educação.
- ItemO trabalho docente no contexto das escolas cidadãs da paraíba(2023) SILVA, Hedgard Rodrigues da; OLIVEIRA, Dalila AndradeO artigo contribui com a compreensão do trabalho docente no contexto da atual política educacional para o Ensino Médio em tempo integral. O objetivo é expor a política educacional adotada no estado da Paraíba e refletir sobre seu processo de implantação, o modelo pedagógico e administrativo das escolas e as políticas de privatização em seu contexto. A metodologia baseou-se na análise de dados empíricos, coletados por meio de pesquisa de tipo survey e realização de grupos focais com professores que trabalham em escolas de Ensino Médio em tempo integral. Os dados foram analisados a partir das categorias: carga de trabalho, avaliação docente, relação com a gestão escolar, autonomia docente e remuneração e carreira. A discussão teórica destacou o processo de reestruturação da profissão docente, ensejado por novos modos de regulação, que com a Nova Gestão Pública e determinados instrumentos da ação pública difundiram-se em âmbito internacional, configurando uma agenda global para a educação. Os resultados apontam que o Programa de Educação Integral para o Ensino Médio converge com a agenda em âmbito internacional para educação, marcado por mecanismos de privatização da educação, com políticas de responsabilização e premiação, estando a profissionalidade docente impactada pela sobrecarga de trabalho, ampliação e cobranças de materiais pedagógicos e administrativos, instabilidade na escola, relativa perda de autonomia e insatisfação com a remuneração e o plano de carreira.
- ItemSaúde vocal e condições de trabalho na percepção dos docentes de educação básica(2016) GONÇALVES, Gustavo Bicalho; OLIVEIRA, Dalila AndradeO artigo discute a saúde vocal e o bem-estar dos docentes, relacionando-os com as percepções dos docentes sobre suas condições de trabalho. A partir de reflexões gerais sobre os riscos à saúde dos docentes, identificados e problematizados em pesquisas focadas na análise das condições de trabalho escolar, procurou-se desenvolver algumas análises de dados quantitativos resultantes da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil (TDEBB). Foram criados três grupos de docentes segundo sua vivência de problemas de voz: o grupo E, sem problemas de voz; o grupo R, de risco para os problemas de voz; e o grupo D, diagnosticado com problemas de voz. A conformação desses três grupos foi analisada em quatro níveis: características dos docentes, contexto profissional, contexto ambiental e contexto global. Foram ainda desenvolvidas análises qualitativas apoiadas nos relatos dos docentes em grupos focais. Fatores de risco e de proteção à saúde, relacionados às condições de trabalho, são apontados a fim de possibilitar a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável, o que pode vir a contribuir para a melhoria na qualidade da educação e valorização da profissão docente.
- ItemTrabalho docente e manifestações sindicais: conflito e resistência(2006) OLIVEIRA, Dalila Andrade; MELO, Savana Diniz GomesThis article discusses some trends concerning the meaning and nature of the teacher's conflicts that occurred in Brazil from 1998 to 2003, considering their manifestation either supported or praised by the unions. It tries to identify and analyze the conflicts that took place in that period and reflects about the particular nature of the teaching work, and also presents some technical support to increase the understanding of these phenomena. As a result, there is an attempt to quantify and qualify the conflicts, identifying the protagonists and analyzing their main motivations, outcomes and achievements. The conclusion is that the pedagogical work has been rebuilt in the latest years, due to the educational reforms, which may be creating new problems, conflicts and resistance to express the dissatisfaction of the teachers.