Navegando por Autor "NUNES, Klívia de Cássia Silva"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação e sociedade: uma reflexão sobre os processos educativos da classe trabalhadora no sistema capitalista - Prof. Dr. Paulino José Orso(2021) NUNES, Klívia de Cássia Silva; RESENDE, Valéria MoreiraA entrevista concedida pelo professor Paulino José Orso para abertura do Dossiêintitulado: Direito à educação básica e superior em tempos de pandemia –políticas de permanência e qualidade,apresenta reflexões sobre o direito à educação, em especial no momento presente, caracterizado pela intensa crise política e sanitária, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, de repercussão mundial e potencializada pelos desmandos do governo brasileiro. O autor nos apresenta um modelo de formaçãohumanapautadona perspectiva crítica, criativa e transformadora, engendrada nas novas relações sociais. A entrevista nos convida a uma importante reflexão e nos conclama à resistência e crítica ao desbarate das instituições sociais, especificamente a escola, em tempos de acirradas lutas sociais. Ressalta,ainda, a importância da Pedagogia Histórico-Crítica para compreensão da realidade concreta que se apresenta no projeto capitalista para a classe trabalhadora.
- ItemEscolas multisseriadas rurais no Estado do Tocantins e pedagogia histórico-crítica: aproximações(2018) NUNES, Klívia de Cássia Silva; BEZERRA, Maria Cristina dos SantosO presente trabalho aborda as práticas pedagógicas existentes nas escolas multisseriadas de 08 povoados rurais do município de Tocantinópolis/TO a partir da perspectiva dos docentes. Tomamos como referência de análise a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) tendo como fio condutor o seguinte questionamento: como os professores se posicionam diante das práticas pedagógicas que desenvolvem nas escolas multisseriadas rurais? Os dados aqui apresentados foram coletados no decorrer de um projeto de extensão integrado a pesquisa sobre o ensino em salas multisseriadas para o qual optou-se pela realização da pesquisa teórica e de campo. O resultado, ainda que provisório, proporcionou uma visão geral sobre a prática dos professores das escolas multisseriadas rurais no município estudado, que em suas falas demonstraram receber pouca orientação e subsídios sobre didática que facilitem trabalhar nestas escolas. Constatou-se também que há necessidade de adotar uma visão mais crítica na formação dos filhos dos trabalhadores do campo, de forma que compreendam a situação de dominação atual e, vemos na Pedagogia Histórico Crítica um referencial teórico-prático que possibilita desenvolver esse tipo de formação que vai além do trabalho escolar, preparando o indivíduo para sua inserção social pautada em conteúdos sólidos.
- ItemPerspectivas críticas sobre o direito à educação na Pandemia: reflexões para além da crise sanitária e os desmandos da Política Educacional Brasileira(2021) NUNES, Klívia de Cássia Silva; RESENDE, Valéria MoreiraEste dossiê propõediscutir o direito à educação, enquanto direito público subjetivo, garantido na Constituição Federal de 1988, bem como posto nas legislações, resoluções e pareceres que organizam, sistematizam e efetivamo acesso à educação. Com relação ao direito público subjetivo, Cury (2002) diz que este reconhecimento implica ao Estado seu dever de atender a todos,em idade escolar,no cumprimento dos anos da escolaridade obrigatória
- ItemPolíticas educacionais para a educação do campo: uma análise histórica(2017) NUNES, Klívia de Cássia Silva; BEZERRA NETO, LuizEste artigo tem como objetivo apresentar discussões concernentes às políticas educacionais para o campo, em seu movimento histórico. O ponto de partida é compreender o significado político e educacional do termo "Educação do Campo", analisado segundo a perspectiva dos argumentos dos defensores do movimento "Por uma Educação do Campo", que se posicionam em defesa de uma educação específica com base em um projeto socialista. Desse modo, como forma de elucidar a política pensada para a educação do campo, apresenta-se uma análise do contexto histórico dos governos a partir de 1990, que se materializa na luta pela reforma agrária e por uma educação específica para o campo que considere a história e os saberes dos camponeses.
- ItemRegime especial de atividades não presenciais: a pandemia acentuando as desigualdades na educação infantil(2021) SILVA, João Vitor Santos Silva; NUNES, Klívia de Cássia Silva; SOUZA, Raquel Aparecida; ISOBE, Rogéria Moreira Rezende; RESENDE, Valéria MoreiraO artigo resulta de pesquisa que teve como objetivo analisar a oferta do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) para a educação infantil, a partir da percepção das professoras de escolas públicas do município de Santa Vitória, Minas Gerais. A pesquisa qualitativa utilizou-se do questionário para coleta de dados. Os resultados apontam inúmeros desafios enfrentados pelas docentes dentre os quais a falta de condições objetivas para viabilizar o ensino, uma vez que muitos professores e alunos não têm acesso à internet de qualidade e nem sempre possuem o domínio no manejo de aplicativos e plataformas digitais. Concluímos que o ensino não presencial deflagra o notório processo de exclusão digital em decorrência da exacerbada desigualdade social que marca a sociedade brasileira.