Navegando por Autor "MOURA, Anaisa Alves de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA prática de professores da Educação Infantil como ação preventiva da violência sexual de crianças(2020) MENDES, Márcia Cristiane Ferreira; MOURA, Anaisa Alves de; ARAGÃO, Maria da Paz ArrudaO presente artigo tem como objetivo refletir sobre a prática docente para o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças, através das experiências obtidas no projeto de extensão e das ações pedagógicas ocorridas nos Centros de Educação Infantil públicas de Sobral – CE.
- ItemA psicopedagogia e suas estratégias facilitadoras no processo de aprendizagem(2019) MOURA, Anaisa Alves de; MARTINS, Evaneide Dourado; MOURA, Vithória Alves de; MARTINS, Adriana PintoA problemática básica que impulsionou este trabalho foi a de reafirmar que a Psicopedagogia contribui para a Educação ampliando as possibilidades de buscas e reflexões sobre o processo de aprendizagem.
- ItemA psicopedagogia na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem(2019) MOURA, Anaisa Alves de; RODRIGUES, Francisca Neide Camelo Martins; SOARES, Stela Lopes; FERREIRA, Heraldo SimõesO presente artigo tem como objetivo principal investigar as dificuldades de aprendizagem enquanto limitadoras do processo de alfabetização. Nesse contexto, utilizou-se para a investigação de diversos referenciais teóricos voltados para o esclarecimento da importância do psicopedagogo, seu trabalho interventivo e preventivo e seu papel no ambiente escolar e ao educando, a partir do seu contexto social, cognitivo, psíquico e orgânico.
- ItemAs contribuições da psicopedagogia no ambiente institucional de educação de jovens e adultos e os fatores condicionantes dessa aprendizagem(2017) MOURA, Anaisa Alves de; CAVALCANTE, Antônio Diego Dantas; MARTINS, Adriana Pinto MartinsEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar quais os fatores que influenciam na aprendizagem de adultos e quais as contribuições na visão psicopedagógica para este público. Tomou-se como referencial para compor os alicerces deste trabalho a visão de alguns dos mais célebres teóricos como: Vygotsky (1995), Freire (2005), Henry Wallon (1990), Paraguassu (2014), Silva (2009), Zago (2008), Souza (2014), Arroyo (2007), Alícia Fernàndez (1991), Sara Paín (1985), LDB 9394/96, entre outros, dos quais podemos constatar reflexões distintas ao apresentarem suas visões acerca do assunto abordado.
- ItemEscolas bilingues para surdos no Brasil: uma luta a ser conquistada(2017) FREIRE, Edileuza Lima; MOURA, Anaisa Alves de; FELIX, Neudiane MoreiraO presente artigo tem como temática central o desenvolvimento educacional da comunidade surda através de suas lutas e como objetivo geral ressaltar a importância da implantação de escolas bilíngues no Brasil. Tomou-se como embasamento teórico os autores Kyle (1999), Quadros (2009, 2004), Skliar (1997) entre outros.