Navegando por Autor "MILAGRES, Pedro de Oliveira"
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- ItemConcepções do ensino da educação física na educação infantil a partir do olhar de estagiários(2021) MILAGRES, Pedro de Oliveira; LESSA, Natália Franciele; SANTOS, Soraya Dayanna GuimarãesO artigo teve como objetivo discutir a concepção de ensino da Educação Física na Educação Infantil a partir do olhar de estagiários da Licenciatura. Participaram dessa pesquisa quatro estagiários matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura Educação Física de uma Universidade da zona da mata mineira. O instrumento metodológico para a produção dos dados foi a entrevista semiestruturada, e a técnica para o trato dos dados foi a Análise de Conteúdo. Identificou-se que, dentre os entrevistados, dois conceberam o papel do ensino do componente curricular sob a perspectiva biologizante, um se ancorou na Pedagogia Histórico-Crítica e um último acreditava na combinação das duas anteriores. Concluiu-se que apenas a fala de um estagiário corroborava com os estudos contemporâneos do ensino na Educação Infantil e da Educação Física Escolar e que, para alterar este quadro, é fundamental que os cursos de Licenciatura da área invistam em projetos de ensino e extensão que voltem os olhares aos aspectos da cultura e da sociologia, bem como, considerem as crianças como seres históricos e sociais.
- ItemUma forma de educar na Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa: a circulação de discursos higienistas e eugenistas na revista Seiva (1940 a 1948)(2021) MILAGRES, Pedro de Oliveira; OLIVEIRA, Gabriel Gomes de; BAÍA, Anderson da CunhaEsse estudo objetiva analisar saberes e práticas higienistas e eugenistas que circularam na revista Seiva, e que se tornaram parte do processo educativo da Escola Superior de Agricultura e Veterinária entre os anos de 1940 e 1948. Metodologicamente, está localizado no campo da História Cultural e utiliza dos ofícios do historiador, orientados por Certeau (2015). A eugenia circulou pela revista em suas conformações negativas e positivas, sendo esta última aliada aos preceitos higiênicos. O periódico visava incutir saberes modernos nos esavianos, tornando-os agentes do melhoramento rural, além de veicular saberes elementares aos sujeitos no campo. Considera-se que a revista Seiva se constituiu como parte do processo formativo dos esavianos e de sujeitos rurais, servindo a propósitos da Escola.