Navegando por Autor "MENEGAT, Jardelino"
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- ItemA extensão como expressão da responsabilidade social univesitária(2016) MARCO, Ricardo Antonio de; SARMENTO, Dirleia Fanfa; MENEGAT, JardelinoThe National System of Higher Education Assessment 2004 in Axis 2, Institutional Development and its dimensions 1 and 3: Mission and Institutional Development Plan (IDP) and the Social Responsibility of the institution highlights the need for universities to incorporate in their activities teaching, research and extension practices that demonstrate their positive involvement in social development. In this sense, this article aims to evaluate the practice of university extension contributes to the consolidation of University Social Responsibility. was used as a method descriptive research and documentary analysis found that the institutional documents of the University of the West of Santa Catarina: mission, vision and values; Institutional Development Plan and the extension project of the University of Chapecó Best Age (UMIC); and the National System of Higher Education Evaluation. From this inference, it was revealed that UNOESC in its constitutive principles and official documents value-oriented civic education for social inclusion. It was found that the consolidation of MSW necessarily involves watchful eye of management to the principles of indivisibility of teaching, research and extension, components and ended the universities, which when not properly executed, counter and violate the legal provision; that inter-and transdisciplinary nature of extension projects, such as UMIC, have strong contribution to the consolidation of MSW; parallel, left clear that isolation Extension projects like UMIC not reach the fullness of the social commitment of universities, suggesting that inseparability is present with the incorporation of actions that promote social development.
- ItemGestão escolar democrática: desafios e perspectivas(2020) SARMENTO, Dirléia Fanfa; MENEGAT, JardelinoAs reflexões ora apresentadas são decorrentes de uma pesquisa teórica de cunho documental, cuja centralidade analítico-discursiva focaliza o direito à educação de qualidade e seus modos de efetivação em diferentes contextos. Neste texto, fazemos um recorte sobre o princípio constitucional da gestão democrática, analisando as decorrências de tal princípio para a gestão escolar. O corpus investigativo está composto por dispositivos legais que abordam o tema, estabelecendo-se um diálogo com as produções de autores, como Libâneo, Oliveira e Toschi, Medeiros e Luce e Lück. Por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, definimos quatro eixos temáticos estabelecidos com base na incursão analítica realizada no corpus investigativo, a saber: concepção de gestão democrática, equipe de gestão escolar, instâncias de participação, organização e planejamento da ação gestora. Os principais achados do estudo são sistematizados em dois tópicos: desafios e perspectivas. Quanto aos desafios, destacamos a necessidade da consolidação de uma cultura escolar pautada pelo diálogo, pela participação e pela corresponsabilidade dos que integram uma comunidade educativa. No que se refere às perspectivas, enfatizamos que a gestão democrática pode se constituir numa dimensão mobilizadora das competências dos diversos atores que compõem a comunidade educativa, contribuindo para que haja sinergia entre eles, tendo em vista a consolidação da educação de qualidade
- ItemO direito à educação de qualidade e suas decorrências para a gestão escolar(2018) MENEGAT, Jardelino; SARMENTO, Dirleia Fanfa; RANGEL, MaryEste artigo é decorrente de uma pesquisa de cunho documental que focaliza o direito à educação de qualidade e seus modos de efetivação em diferentes contextos.
- ItemQualidade da educação superior e a responsabilidade social(2018) MENEGAT, Jardelino; DE MARCO, Ricardo Antônio; SARMENTO, Dirleia FanfaAs reflexões ora apresentadas são decorrentes de uma pesquisa teórica em andamento, cuja temática focaliza a educação de qualidade vista sob a perspectiva dos seus fundamentos e modos de efetivação nos contextos educacionais. Faz um recorte sobre a qualidade da Educação Superior, avaliada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), refletindo sobre a Responsabilidade Social enquanto uma das 10 dimensões analisadas nesse Sistema. Com base na revisão de literatura, os achados do estudo sinalizam para a Responsabilidade Social como um componente essencial no processo formativo dos acadêmicos, para o cumprimento da tríplice missão universitária do ensino, da pesquisa e da extensão e para a efetivação da própria função social das Instituições de Ensino Superior.