Navegando por Autor "MENDES, Enicéia Gonçalves"
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- ItemInclusão e fracasso escolar: o que pensam os alunos com deficiência mental?(2009) VELTRONE, Aline Aparecida; MENDES, Enicéia GonçalvesThe objective of this study is to identify the perception of students with mental disability about the school curricular content in the current common class. Ten students participated in the survey. They had been in specialized places for students with mental disabilities and now they were classmates from the current common class. The data collection procedures involved interviews with students. The data analysis for the answers of the interviews was made from the content analysis. The results evidenced that the students, although they like the school, have difficulties with the school curricular content, especially because there's no adequacy of the learning process to the needs of the students. The dates indicate that the schools should organize new situations of teaching-learning that really take the diversity, although the education system should reviews the production of school failure for the developing of successful inclusive pedagogy practice.
- ItemIntegração Tecnológica na educação básica pública brasileira: uma análise sobre a evolução temporal e a interdisciplinaridade do tema(2016) FANTINATO, Aline Costa; MENDES, Enicéia GonçalvesA complexidade inerente ao contexto de integração tecnológica na educação básica – na realidade atual dos estudantes e na cultura digital que permeia a sociedade atual – caracteriza uma transformação na dinâmica da construção do conhecimento, do qual os processos de ensino e aprendizagem, utilizando métodos do ensino tradicional, apresentam dificuldades para conectar-se ao aluno e envolve-lo de forma plena nesse processo.
- ItemInteração entre uma criança com deficiência e seus pares em uma creche regular(2009) FREITAS, Maria Clara de; MENDES, Enicéia GonçalvesAs a part of a larger project, this research aimed to describe and analyze the situation of children with special needs in Early Education Centers, most specifically the interaction among children. As procedure videotaped free-play activities were categorized to describe the interactive behavior of children in relation to each other (in pairs) on: frequency, direction, duration, topography, and the status of the child, which could be considered isolated, grouped and in-teracting, only grouped or alone. These data were analyzed in interactive dyads in order to compare the quality of interaction when the disabled child was present or not. The results indicated that the situation examined had strongly positive aspects, such as the high frequency of interaction, even if to the adults. However, she did spent great time alone, and their interactions with peers were smaller and of different quality (basically less verbal) compared to the interaction among the other children. Thus, based on the belief that social inclusion would be achieved only when typically developed children kept the same quality of relationships with children with and without developmental delays, the general conclusion indicated little success in theanalyzed situation. Possibilities of intervention to promote interaction between children are discussed.
- ItemO desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas(2021) ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia GonçalvesAs práticas pedagógicas realizadas na escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial em classes comuns são pensadas por meio de adaptações individualizadas do currículo e de flexibilizações. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), por outro lado, permite a criação de meios de acessibilidade ao ensino para um aprendizado sem barreiras. Assim, este estudo consistiu em investigar se um programa de formação de professores baseado nessa temática resultaria em práticas que alcançassem maior participação e aprendizagem do estudante público-alvo da Educação Especial na classe comum. Como metodologia, optou-se pela pesquisa colaborativa para produzir conhecimento e prover formação docente. Participaram do estudo dez professores da educação básica e sete estudantes de licenciaturas. O programa resultou em onze encontros, envolvendo várias ferramentas formativas, como casos de ensino fictícios e reais, roteiros de discussão dos casos e elaboração de planos de aula baseados no DUA. Os dados coletados foram organizados, sintetizados e apresentados de maneira a ilustrar os resultados do programa formativo, baseados em três casos, selecionados pelas professoras em exercício e em função da dificuldade que tinham de promover a participação e aprendizagem de determinado estudante. As aulas foram elaboradas coletivamente, implementadas pelas professoras e registradas em diário de campo. Os resultados apontaram elementos convergentes e divergentes entre os achados desta investigação e os estudos teóricos sobre a temática. Concluiu-se que as estratégias formativas pautadas nos pressupostos do DUA e da colaboração demonstraram-se como ferramentas potencializadoras no desenvolvimento de ações docentes condizentes com a diversidade, bem como na formação inicial e continuada dos participantes.
- ItemParceria colaborativa: descrição de uma experiência entre o ensino regular e especial(2007) MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Aparecida; PRETTE, Zilda Aparecida Pereira Del; FERREIRA, Bárbara CarvalhoA escolarização de crianças com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino é uma realidade imposta por várias diretrizes de políticas educacionais, porém ainda persistem muitas dúvidas e impasses sobre como deve ser o processo de escolarização desses alunos. Um modelo muito promissor é o de ensino colaborativo, que consiste em uma parceria entre os professores de Educação Regular e os professores de Educação Especial, na qual um educador comum e um educador especial dividem a responsabilidade de planejar, instruir e avaliar os procedimentos de ensino a um grupo heterogêneo de estudantes. Tendo em vista a relevância deste modelo de parceria este estudo teve como objetivo descrever a experiência de ensino desenvolvida pela primeira autora junto a um aluno com deficiência visual (cego congênito), de 12 anos de idade (inserido em uma classe de 37 crianças da mesma faixa etária, estas sem diagnóstico médico de cegueira ou baixa visão) em colaboração com uma professora de Língua Portuguesa, a diretora da escola e os pais da criança cega, sob orientação de três docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Esta parceria colaborativa possibilitou o planejamento de atividades acadêmicas, adaptações de materiais, manejos ambientais e compartilhamento de informações, expectativas e frustrações com os pais, a professora da sala de recurso, a professora do ensino regular e a direção da escola.
- ItemPesquisas sobre inclusão escolar: revisão da agenda de um grupo de pesquisa(2008) MENDES, Enicéia GonçalvesThe present report describes the agenda of inquiries about school inclusion of the research group entitled: GP-FOREESP (Study Group: Formation of Human Resources in Special Education), that integrates formation, research and extension activities of some professors, researchers, graduate and undergraduate students enrolled in different courses at Federal University of Sao Carlos - UFSCar. The twenty nine (29) studies concluded in the scope of the group (eight projects of scientific initiation, eleven dissertations, five theses and six big projects) were reviewed in order to offer a description of the rational for the delineation of the group research agenda and to synthesize the main evidences and its practical implications. The text was organized in order to offer in the first moment a description of the group constitution history, the actual thematic line of investigation that is the movement about school inclusion of people with disabilities, with the purpose to portray the picture of reference from where the group research questions are extracted. After that a brief review of the studies is developed and organized in different thematic lines throughout the time in a way that the trajectory of the group agenda was composed. At the end some conclusions and implications based on the evidences produced in our inquiries about school inclusion in Brazil are brought to discussion.