Navegando por Autor "MELO, Fabíola Cristina"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvendo competências para a gestão escolar: os implícios nas relações diretor/supervisor/professor(2005) MELO, Fabíola Cristina
- ItemDiscurso, identidade e processo de subjetivação na prática dos professores(2006) MELO, Fabíola Cristina
- ItemEducação Infantil - um olhar sobre o município de Araxá(2008) MELO, Fabíola Cristina; GASPAR, Maria de Lourdes RibeiroThis piece of paper aims to analyse the Childhood Education, directing the evolutions noticed in this modality of teaching in the city council of Araxá, when the Municipal Decenal Plan for Education was done (2005/2014). At first, the evolution of Childhood Education in Brazil is discuted, from the point of our Major Law of 1988, of LDBEM 9394/96 and the Childhood and the Adolescent Rules of 1990
- ItemFUNDEB: resultados e expectativas(2021) MELO, Fabíola Cristina; SANTOS, Jales André dosO tema abordado, neste trabalho, buscou analisar o FUNDEB a partir da implementação da Emenda Constitucional 53\2006, analisando a sua construção e mudanças na estrutura de financiamento da educação e, a partir desta análise, buscou-se averiguar os resultados e expectativas que ficaram acerca do FUNDEB, agora, em caráter permanente. O estudo foi feito por meio de documentos oficiais e artigos que abordam o tema. Percebeu-se, contudo, que o FUNDEB em sua implementação trouxe muito do que havia sido realizado pelo FUNDEF, mas passou a ter sua abrangência como um grande elemento de diferenciação e que fez toda diferença para a educação básica, pois passou a contemplar todas as etapas, tornando este fundo de natureza contábil, indispensável para o desenvolvimento da educação brasileira e a busca pela qualidade. Resultando na Emenda Constitucional 108\2020, que traz consigo várias expectativas, entre elas a de melhoria da infraestrutura das escolas, pagamento do piso aos trabalhadores da educação por todos os entes da federação e recurso suficiente para atender todos os matriculados.
- ItemPrograma de formação continuada do Governo Federal e suas implicações na prática docente: indagações e reflexões possíveis(2010) MELO, Fabíola CristinaThis article is intended to explain some questions and questions made along a professional trajectory. It starts from a reflection on the discourse of the Continuing Education Programs and its implications for teaching practice. It raises questions about possible meanings and invites reflection, even though it does not reach any conclusive answer. These are materialized questions that point out some paths and cast doubts on discursive (un)certainties.
- ItemReflexão sobre o processo de ensino aprendizagem da língua materna(2009) MELO, Fabíola Cristina; COIMBRA, Adriene Costa de Oliveira