Navegando por Autor "MARTINS, Marcos Francisco"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA consciência filosófica na pedagogia histórico-crítica: entrevista com Dermeval Saviani(2020) MARTINS, Marcos Francisco; REZENDE, Andre CanevalleEste texto apresenta a íntegra da entrevista com Dermeval Saviani, o formulador originário da pedagogia histórico-crítica (PHC). Ela foi realizada de modo presencial por Marcos Francisco Martins e André Canevalle Rezende, no dia 26 de setembro de 2019, na Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas-SP. O foco do diálogo com o entrevistado foi conhecer a concepção que ele tem de consciência filosófica e verificar a centralidade ou não deste conceito na referida teoria pedagógica.
- ItemA participação docente na nova reforma do ensino médio: um estudo sobre Pilar do Sul/SP(2020) SILVA, Damaris Daiane Dias da; MARTINS, Marcos FranciscoO presente artigo tem como tema as análise das relações que se encontram no processo de gestão escolar e educacional, e a importância que a participação de seus agentes, especialmente os professores, tem para que ela seja desenvolvida de maneira transparente, democrática e, assim, com qualidade social. É um estudo direcionado, especificamente, à nova reforma do ensino médio, formalmente encaminhada pela Medida Provisória 746/2016 e, posteriormente, transformada na Lei 13.415/2017. A pesquisa que originou este artigo teve como problema saber sobre o efetivo conhecimento e envolvimento dos professores da rede pública estadual de Pilar do Sul/SP neste processo. Metodologicamente, o enfoque foi qualitativo e contou com um estudo bibliográfico e documental acerca da referida Lei, bem como sobre políticas públicas educacionais, visando a conhecer como ocorre e como deveria ser a participação de professores no processo de formulação e de implantação. Contou, ainda, com pesquisa de campo, que se efetivou por meio da aplicação de questionários aos docentes. Os resultados alcançados mostraram que, no processo de formulação e de implantação da reforma encaminhado até o momento, os formuladores e executores distanciaram de processos administrativos democráticos e colaborativos, os quais fazem parte dos anseios de professores da educação básica e de especialistas em educação, como Paro, Veiga, Frigotto e Freitas, que foram algumas das principais referências teóricas da investigação aqui apresentada.
- ItemGramsci, educação e escola unitária(2021) MARTINS, Marcos FranciscoEste artigo é produto de pesquisa sobre fundamentos da educação e apresenta os resultados de investigações sobre as contribuições de Antonio Gramsci (1891-1937). Este texto dá sequência a outras publicações sobre aspectos específicos do legado do autor italiano, mas aqui sintetizando as formulações que produziu, especificamente, sobre educação e escola, com vistas a averiguar sua identidade teórico-metodológica. Na primeira parte do texto, encontram-se dados biográficos e as especificidades dos escritos de Gramsci, e em seguida, há a explicitação de sua concepção de ser humano, para melhor compreender a principal contribuição que deixou sobre o nível básico de ensino: a escola unitária, apresentada na parte final da estrutura textual. A metodologia empregada foi a da pesquisa bibliográfica, que se desenvolveu principalmente pela análise dos cadernos miscelâneos e especiais de Gramsci, particularmente o 1 e o 4, e o 12 e o 22, porque são nesses escritos da maturidade que o comunista italiano mais detidamente tratou de educação e de escola. Além dos “cadernos do cárcere” e de cartas de Gramsci, textos de destacados comentadores também foram averiguados, com o objetivo de bem detectar a concepção do autor em questão sobre a escola básica. A conclusão é que as formulações sobre educação e escola apresentadas são expressões atualizadas do legado do marxismo originário e, portanto, não podem ser confundidas com concepções liberais, que implicaram propostas educacionais estranhas à escola unitária.
- ItemRepercussões na educação das concepções de ser humano: liberal, marxista, judaico-cristã e a de matriz africana(2023) MARTINS, Marcos Francisco; PRADO, Marciano do; SANTOS, Ademir Barros dosEste artigo apresenta a síntese de uma pesquisa exploratória de tipo bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, que abordou a relação existente entre concepção de ser humano e educação. O objetivo foi o de identificar as decorrências que as visões antropológicas liberal, marxista, judaico-cristã e de matriz africana produzem aos processos educativos, na relação dialética que mantém entre si. Os principais resultados alcançados com a investigação são exibidos em cinco quadros, que procuram compendiar como as referidas concepções antropológicas, bastante marcantes na realidade brasileira atual, incidem sobre os diversos momentos/elementos dos processos educativos: princípios, finalidades, conteúdo, método, avaliação e gestão.
- Item"Tradução" da escola unitária de Gramsci pela pedagogia histórico-crítica de Saviani(2018) MARTINS, Marcos FranciscoThis article is the result of a bibliographical research on the formulations of Gramsci and Saviani on school. Gramscian texts from the precarceral and prison periods are used to demonstrate that the Sardinian's concern with "translation" was born in his youth, later maturing. Among Saviani's works are those that marked the birth of historical-critical pedagogy. It defends the idea that this pedagogy, originally produced by Saviani, is a translation of Gramsci's unitary school. The exposition is divided into three parts: in the first one, the reading of the concept of translation and translatability in Gramsci; in the second, there is the characterization of the unitary school; in the final part, Gramsci's conception of the school is approximated by Saviani, to demonstrate that this can be interpreted as a translation of that.