Navegando por Autor "LODI, Ivana Guimarães"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA aula - algumas considerações(2008) LODI, Ivana GuimarãesThis paper takes some reflections about lesson and the processes of construction and the experience of knowledge that have been lived and researched by m authors. To think on the lesson is to think about everything that enables it to happen, its limits and its potentialities. The moment of the lesson is not only of cumulating knowledge, acquaintances, but to search of constructing the cognitive, epistemology and human autonomy regarded to the involved ones. Eve with as many changes and transformations intra and extra classroom, the the citizenship in its various dimensions.
- ItemA implementação de metodologias ativas de ensino como forma de alcançar melhorias no processo de retenção de aprendizagem(2023) DUARTE, Felipe Diogo; LODI, Ivana GuimarãesA adoção de metodologias ativas na educação corrobora de maneira sistêmica com a formação de indivíduos e profissionais mais capacitados, cientes de seu papel social, munidos de maiores competências sustentáveis através da execução de práticas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Diante do exposto, deve-se salientar que o presente estudo tem como objetivo geral, verificar e demonstrar como o uso de metodologias ativas no curso Técnico de Administração, em um Polo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM no Município de Ibiá-MG, colabora para motivar os alunos em seus estudos, tornando-os sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, bem como na retenção de conteúdos. Para a realização deste trabalho foi sugerido que os alunos do Curso Técnico em questão produzissem um Podcast com objetivo de realizar uma pesquisa referente à influência de incubadoras de empresas na criação de novos negócios. Verificou-se que através da aplicação de metodologias ativas de ensino os alunos se tornam sujeitos ativos da aprendizagem, tendo o professor o papel de mediar e facilitar a transmissão dos conhecimentos, proporcionando ao discente uma maior retenção da aprendizagem e também a construção autônoma de seu próprio conhecimento.
- ItemA importância do desenvolvimento da pesquisa científica no Ensino Superior(2021) SILVA JÚNIOR, Ernandes Resende da; LODI, Ivana GuimarãesO professor é responsável por tornar aplicável todos os objetivos e metas propostas no planejamento pedagógico de determinado curso ou aula. Cabe a ele pensar em métodos que convidem ao aluno o desenvolvimento e busca pelo conhecimento e para isso ele dispõe de inúmeras ferramentas. No ensino superior, o docente deve ter como base todas as premissas históricas, metodológicas e culturais que permeiam o processo de aprendizagem. Pautado nisso, o desenvolvimento da pesquisa dentro de sala de aula, além de ser um requisito base para a atuação universitária no país, se alinha como uma tática pedagógica valiosa nessa situação. Diante do exposto, esse trabalho buscou analisar o que traz a bibliografia sobre essa temática, apresentando o histórico dessa metodologia e quais os pontos mais importantes ligados a ela.
- ItemA importância dos valores na prática educativa(2020) SOUZA, Lilia Martins; LODI, Ivana GuimarãesThis paper presents a theoretical-practical study on the most recurrent concepts in literature on the theme “Ethics and Morality” and its application in schools. Its main objective was to understand the relevance and urgency of inserting an Ethical and Moral training into the daily activities of Basic Education, and researching the most used methodologies in pedagogical practices, in order to discuss the impacts that these teaching practices provide for the education. As a theoretical basis, several sources of bibliographic research were used, historically contextualizing ethics and morals, combining them with the educational field. A field research was carried out that sought to know, analyze and compare public and private education, as well as the coherence of the responses of students and teachers regarding ethical and moral education in schools. Considering the results, it was possible to notice that most of the interviewees already have a structured moral conscience and are able to distinguish between right and wrong. The results of this study reinforce 68 Evidência, Araxá, v. 16, n. 17, p. 67-81, 2020 the importance of working on this theme in school environments, as well as pointing out the importance of using innovative methodologies and practices that promote reflections about reality, combined with curricular disciplines, as a way to raise awareness and actions that improve the society in which we live daily, in addition to reinforce the important role of education in this construction.
- ItemA relevância da brincadeira e do lúdico na educação infantil(2022) SOUSA, Francisca Vanessa dos Santos; LODI, Ivana GuimarãesO Ensino lúdico na educação infantil, tem se tornado alvo de muita discussão, com isso muitos dos profissionais dessa área têm enfretado críticas por usarem a ludicidade nas salas de aula. Podemos observar que a brincadeira na sala de aula da educação infantil proporciona paralelamente estímulos, desenvolvimento social e pessoal. Atualmente, surge a dúvida, até mesmo nas instituições escolares, como também entre os profissionais da educação, de se trabalhar o lúdico como a única práxis, ou de maneira complementar, contribuindo assim com o desenvolvimento das habilidades e também, da aprendizagem. Precisa-se compreender a importância do lúdico como passaporte para o desabrochar na criança do interesse pela escola, pelo conhecimento, pelas descorbertas. O professor é o mediador que planeja as brincadeiras, com todo cuidado e percepção, pois nem sempre uma brincadeira vem acompanhada da ludicidade. Este trabalho tem como objetivo, analisar as formas de trabalhar o lúdico na educação infantil como forma de estimular a criança desde cedo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em diversas fontes. Observamos que através do lúdico as crianças aprendem regras sociais e limites, e passam a entender o próprio espaço como sendo do outro também. É notório quando uma criança se depara com um brinquedo ou brincadeira prazerosa, pois a mesma passa a aceitar as regras sem esforços, apenas pelo prazer de brincar, de participar, de se sentir co-participante daquele momento. Dessa forma, o estudo nos mostra que para as crianças da educação infantil é muito importante a ludicidade para o seu desenvolvimento e a apreensão do mundo.
- ItemA utilização da neuropsicopedagogia como ferramenta de ensino e aprendizagem de alunos autistas: um estudo na cidade de Tapira-MG(2022) FERREIRA, Sueli de Fátima Cruvinel; LODI, Ivana GuimarãesA neuropsicopedagogia é uma ciência multidisciplinar que envolve diversas áreas e seus fundamentos podem ser utilizados com sucesso no processo de ensino e aprendizagem de alunos autistas. Pensando nisso, esta pesquisa teve como principal objetivo conhecer a utilização da neuropsicopedagogia como ferramenta no auxílio da aprendizagem de alunos autistas no ensino formal das escolas no município de Tapira-MG. Portanto, foram aplicados questionários semiestruturados com os professores da rede municipal de ensino da referida cidade que atuam diretamente com alunos autistas. A cidade possui 5 alunos autistas diagnosticados e 5 professores que atuam diretamente com tais alunos, sendo que todos os professores aceitaram participar da pesquisa. Em relação ao perfil dos professores, constatou-se que a maioria possui muitos anos de experiência com docência, mas que tiveram pouco ou nenhum contato, durante sua formação, com disciplinas relacionadas à neuropsicopedagogia. Ainda assim, foi possível identificar em suas falas, aspectos que possuem afinidades com os fundamentos desta ciência, como a adaptação do ambiente, e a importância de considerar as especificidades de cada aluno e também buscar meios para o seu estímulo cerebral. A pesquisa também mostra a importância de renovar a formação docente de modo que os professores possam, desde o início de seus estudos, ter contato com os fundamentos da neuropsicopedagogia, que irão ajudá-los nos desafios próprios do trabalho com alunos autistas.
- ItemApresentação(2022) LODI, Ivana Guimarães; MELO, José Oscar deA Revista Evidência – olhares e pesquisa em saberes educacionais, é uma publicação criada pelo curso de Pedagogia do UNIARAXÁ – Centro Universitário do Planalto de Araxá. Em sua trajetória de 18 anos ininterruptos, apresentamos agora o volume 18, número 19, reforçando que esta publicação busca socializar o pensamento de educadores engajados que, com o registro de suas reflexões e experiências, enriquecem suas páginas, multiplicam e compartilham seus saberes.
- ItemApresentação(2021) LODI, Ivana Guimarães; MELO, José Oscar deA Revista Evidência – olhares e pesquisa em saberes educacionais, é uma publicação do curso de Pedagogia do UNIARAXÁ – Centro Universitário do Planalto de Araxá. Em sua trajetória de 17 anos ininterruptos, apresentamos agora o volume 17, número 18, reforçando que esta publicação busca socializar o pensamento de educadores engajados que, com o registro de suas reflexões e experiências, enriquecem suas páginas e multiplicam seu saber.
- ItemApresentação(2023) LODI, Ivana Guimarães; MELO, José Oscar deÉ com grande alegria que disponibilizamos para todos os interessados, mais uma edição da Revista Evidência – olhares e pesquisa em saberes educacionais, uma publicação da área da Educação do UNIARAXÁ – Centro Universitário do Planalto de Araxá, que está completando 50 anos de sua fundação. Em sua trajetória de 19 anos ininterruptos, apresentamos agora o volume 19, número 20, que traz os artigos de trabalhos apresentados no “V Seminário Mineiro de Educação Integral – Caminhos e perspectivas da Educação Integral: os múltiplos contextos e os diferentes fazeres”, organizado e realizado pelo UNIARAXÁ de 25 a 27 de outubro de 2022.
- ItemEditorial(2023) LODI, Ivana GuimarãesRubem Alves (2016), já disse que para se entrar numa escola, alunos e professores deveriam passar por uma cozinha. Os cozinheiros bem que podem dar lições aos professores. Foi na cozinha que a Babette e a Tita realizaram suas feitiçarias. Se por acaso, ainda não as conhecem, tratem de conhecê-las: a Babette, no filme “A Festa de Babette”, e a Tita, em “Como Água para Chocolate”. Babette e Tita, feiticeiras, sabiam que os banquetes não começam com a comida que se serve. Eles se iniciam com a fome. A verdadeira cozinheira é aquela que sabe a arte de produzir fome. Ou seja, as experiências exitosas de aprendizagem deveriam sempre se iniciar com uma experiência afetiva, de prazer, de desejo.
- ItemEditorial(2022) LODI, Ivana GuimarãesNinguém nega a importância da Educação e que um bom professor é imprescindível! O fazer educativo vai muito além daquilo que é vivido e aprendido na escola, em que o indivíduo adquire conhecimentos sobre diversas áreas do conhecimento. Utilizando das palavras de Miguel Arroyo em epígrafe, lembramos que os professores deixam marcas em seus alunos, marcas que serão levadas para o viver, marcas que podem ser boas ou ruins e que direta ou indiretamente, interferirão nos processos de construção das histórias de cada um daqueles com os quais convivemos neste fazer educação.
- ItemEditorial(2021) LODI, Ivana GuimarãesPaulo Freire nos convida à reflexão! Em tempos de tantas incertezas e desafios, tempos em que vivenciamos a necessidade e a angústia do viver em meio ao caos que a pandemia do Coronovírus nos impôs, em um mundo já tão cheio de incertezas e injustiças, percebemos de maneira inquestionável o papel e a força da educação para a transformação das pessoas e do que nos rodeia. Através do falar, do discutir do sonhar e do fazer, a educação, mais uma vez, se evidenciou como o melhor e maior mecanismo de transformação para as pessoas e a sociedade.
- ItemÉtica: os desafios e contradições na profissão docente(2010) LODI, Ivana GuimarãesThis article seeks to reflect on ethical issues in school practice, especially with regard to the teaching action in the context of doing and living formal education in the face of daily challenges and contradictions. Thus, it seeks to present some ethical concepts with regard to educational human action, discussing how the theme is lived and worked on in the educational field, proposing some essential values for pedagogical work and for the interaction between those who experience this process at school. The ethical issue has been much debated in various segments, as well as being challenged in light of the accelerated changes the world has been going through, which makes us feel questioned all the time about how to do and live the educational process within that that society, the laws, and, above all, our students, expect, since the school is one of the most important instances of human formation. If we are concerned with building an ethical society, we must recognize that the foundation for a decent future is education, therefore, it is always necessary to reflect on the educational implications based on the appeal to humanity arising from the educational relationships that are woven within the school .
- ItemFormadores de formadores do UNIARAXÁ: subjetividades e sentidos(2007) LODI, Ivana Guimarães
- ItemHistória oral de vida - um caminho de contrução da identidade docente(2006) LODI, Ivana Guimarães
- ItemO perfil das mulheres contabilistas proprietárias de escritórios de contabilidade na cidade de Araxá(2020) LODI, Mariana Guimarães; LODI, Ivana GuimarãesThe growing female presence in the labor market, including in genuinely male areas, is a fact. However, there are still many studies whose focus is exclusively on female professionals, who chose some profession that, at first, was exercised only by men. Therefore, a whole work was done aimed only at professionals in the accounting área and/or related, and specifically for those who own accounting offices in the city of Araxá, with the aim of allowing a greater knowledge about the current situation experienced by women who work in such a noble profession, and also in order to analyze whether there are still challenges to be overcome in the professional environment resulting from the gender to which they belong. Thus, this article is the result of a whole study done only with owners of accounting offices in the city of Araxá, in which the objective was to raise the socioprofessional profile of women accountants who accounting offices in the city of Araxá, focusing on both the internal challenges of the work environment and on the externals arising from domestic and family obligations. There was the application of a semi-structured questionnaire with 20 (twenty) questions, which was sent to the research subjects and returned by them, with their answers, through electronic message (e-mail), having 17 (seventeen) professionals accepted to contribute to the study. After collecting the data, they were fully analyzed in different ways, reaching a large amount of results, which can be observed below, with the reading of this article.
- ItemO proposto e o concretizadonos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura da UFTM(2020) LODI, Ivana GuimarãesResearch in progress with the objective of analyzing the relationship between the proposed in the pedagogical projects of undergraduate courses of the UFTM and what has been effectively accomplished. To carry out the research, the following methodological procedures were used: bibliographic review, application of questionnaires and analysis of documents. The first analyzes indicated that there is no consensus among teachers about what is positive and what is considered limit or difficulty with respect to curricular organization and practice, which indicates the need to invest even more in collective work as a form to build the possible changes that are necessary in the courses, considering the context and the current legislation.
- ItemO uso da tecnologia no Ensino Fundamental(2023) SILVA, Keila Aparecida Barreto; LODI, Ivana GuimarãesO sistema educacional brasileiro, mesmo que de formas diferentes, tem passado por transformações que buscam favorecer, aperfeiçoar e incentivar a aprendizagem do aluno. Nos tempos atuais, o estudo passou a ser oferecido também, por meio digital, e o uso de tecnologias diversas está cada vez mais presente no universo da educação. A introdução das TICs – Tecnologias da informação e comunicação nas escolas, em diferentes áreas do currículo, dentre outros fatores, permite a promoção de um nível satisfatório de autonomia, preparando os alunos para melhor se integrarem em seu meio sociocultural e, também, no mundo do trabalho. Os desafios para esta integração ainda são enormes e envolvem recursos humanos, físicos e orçamentários. Assim, este trabalho buscou, através de pesquisas bibliográficas diversas, investigar e apontar caminhos para que a educação digital seja mais e melhor utilizada nos ambientes educacionais, com foco no Ensino Fundamental, refletindo sobre os ambientes de aprendizagem e as novas formas de ensinar e aprender, como também, sobre sua importância como recurso pedagógico e o papel do professor neste contexto, à luz das teorias de vários autores que estudam esta temática, dentre eles: Delors (1999); Pozo (2002); Paulo Freire (1996); como também, algumas Leis vigentes que tratam deste contexto.
- ItemReflexões sobre a educação e seus possíveis caminhos(2005) LODI, Ivana Guimarães
- ItemSer professor universiário - um projeto em construção(2009) LODI, Ivana Guimarães