Navegando por Autor "JACOMELI, Mara Regina Martins"
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- ItemEditorial(2017) COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; JACOMELI, Mara Regina MartinsO número 71 da Revista HISTEDBR Online seguindo sua tradição traz a público artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Nesse sentido, são 20 artigos, 2 resenhas e 4 resumos de dissertações e teses, escritos por autores(as) de diversas instituições de ensino superior nacionais e internacional, a saber: Universidade de Santiago de Chile – Chile, UEMS, UFPA, UFOPA, UFMS, UFPB, UFV, UFU, UFTM, UECE, UNOPAR, UEL, UNIFESP, FURG, UFT, UEBS, UFRJ, UNISUL. Os artigos disponíveis apresentam uma composição diversificada de textos publicados, tanto no que se refere aos temas tratados, quanto na multiplicidade de abordagens percebidas.
- ItemEditorial(2018) COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; RODRIGUES, Fabiana de Cássia; JACOMELI, Mara Regina MartinsCom este número 78 da Revista HISTEDBR On-Line encerramos as publicações de 2018.Como sabido, a Revista HISTEDBR On-Line é um periódico que publica estudos e pesquisas desenvolvidos na área da Educação e que estabelecem diálogo entre História, Sociedade e Educação. Buscando inserir os debates contemporâneos no escopo da revista inauguramos, este ano, a Sessão Debates, além de termos destacado, nos editoriais, aspectos que consideramos relevantes para compreensão da conjuntura atual. Os próprios editoriais expressam esse movimento da história atual e, por isso, destacamos nesse último editorial alguns pontos importantes, reforçando-os como primordiais para compreensão do tempo presente. Encerramos o ano com a publicação na Sessão debates do Ensaio de Luiz Carlos de Freitas intitulado “ESCOLAS APRISIONADAS EM UMA DEMOCRACIA APRISIONADA: anotações para uma resistência propositiva” e, compondo ainda esse número 78, além do ensaio da Sessão debates, contamos com estudos e pesquisas com diferentes temáticas e abordagens realizados por pesquisadores vinculados a diferentes instituições Brasil e internacional, tais como: PUCPR, UEM, UFS, Unioeste, UFSCar, UFU, UEL, UTFPR, IFRJ, Universidade Franscicana, SME Cascavel, SME Aruarama, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Universidad Academia de Humanismo Cristiano e Universidad Andrés Bello (Chile).
- ItemEditorial(2018) SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; RODRIGUES, Fabiana de Cássia; JACOMELI, Mara Regina MartinsCom satisfação anunciamos a edição de número 76, da Revista Histedbr on-line, na qual inauguramos a seção debates com um artigo do professor Dermeval Saviani, bem como damos sequência ao nosso compromisso de socialização do conhecimento e do pensamento crítico publicando 14 (quatorze) artigos e 1 (uma) resenha a respeito de uma variedade de temáticas, períodos históricos da educação brasileira e de autores(as) vinculados(as) às diversas instituições escolares de ensino básico, profissional e superior nacionais e internacionais, conforme a lista, a seguir:Universidade de Fribourg – Suíça, UNICAMP, UNIFAL, UEFS, UEM, UFT, UNESPAR, UENP, PUC/PR, IFPR, UEPG, UFBA, UnB, UFPA, UFRA, Secretaria Estadual de Educação do Pará, UNESP/Mar.
- ItemEditorial(2018) COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; SILVA, Régis Henrique dos Reis; RODRIGUES, Fabiana de Cássia; JACOMELI, Mara Regina MartinsAnunciamos a publicação do 75º número da Revista HISTEDBR On-Line, inaugurando o ano de 2018. É oportuno reiterarmos, aqui, nosso compromisso para com a ampla socialização dos conhecimentos elaborados tendo como eixo central a relação entre história, sociedade e educação que se expressa em estudos e pesquisas realizados por pesquisadores vinculados à diferentes instituições Brasil afora (UNIUBE, UFU, UFPB, UEG, UNICAMP, UERJ, UFRN, UCDB, UnB, UNIFAP, UFSCar, UFPel, UCS), além de colaboração internacional (Chile), abordando diversas temáticas por diferentes perspectivas teórico-metodológicas, coerentes, portanto, com o princípio democrático que tão árdua e insistentemente os movimentos sociais populares têm lutado para garantir e que, na formação social brasileira, tem sua máxima expressão da Constituição Cidadã de 1988.
- ItemEditorial(2018) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; JACOMELI, Mara Regina MartinsPublicamos a Revista Histedbr On-line edição de número 77 em difíceis circunstâncias em meio às eleições presidenciais e do empobrecimento do debate público, assim, é da mais alta relevância propiciar intervenções de intelectuais que possam discutir substancialmente os temas educacionais e as dificuldades a enfrentar. A revista abarca um conjunto de quinze artigos, além do editorial. Com autores de diversas instituições do Brasil e da Argentina.
- ItemEditorial(2017) RODRIGUES, Fabiana de Cássia; SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; JACOMELI, Mara Regina MartinsEncerrando as publicações de 2017, o número 74, da Revista Histedbr on-line, apresenta para o público mais uma edição com temáticas variadas da área da educação, com destaque mais uma vez aos cem anos da Revolução Russa, além de artigos que abordam diferentes períodos da história da educação, advindos da produção de pesquisadores de diferentes regiões e universidades do Brasil.
- ItemEducação integral do homem e a política educacional brasileira: limites e contradições(2017) JACOMELI, Mara Regina Martins; BARÃO, Gilcilene de Oliveira Damasceno; GONÇALVES, Leandro SartoriA formação integral do homem consta como agenda educativa importante, sobretudo nas concepções da esquerda educacional. Recentemente, a educação integral se torna “chave” argumentativa de variadas acepções políticas, ganhando contornos determinados, sobretudo quando vinculados a denominada “qualidade educacional”, seja na política governamental ou em projetos empresariais. Neste artigo inventariamos os principais traços das políticas de educação integral no Brasil, pensando suas concepções, seus limites e contradições. Escolhemos como marco para considerar a educação integral no Brasil o projeto dos CIEPs - realizado no Estado do Rio de Janeiro e com repercussão nacional - que por algum tempo constaram como referência importante de educação integral,. Posteriormente, com o Plano de Desenvolvimento da Educação (2007) se tem substantiva alteração quanto a referência de educação integral em implementação no país, já que o programa “Mais Educação” se torna um dos principais temas na agenda governamental. As ações cujo caráter remete mais complementaridade educativa e ocupação do tempo dos escolares como forma de saneamento social e “proteção da infância” e reforço escolar engendram uma nova integralidade pró-capital, na medida em que há um apagamento dos referencias clássicos de formação humana e passa a ser o sujeito na lógica produtivista e fragmentada dos universos da pós-modernidade.
- ItemOs professores das instituições escolares da Companhia Ford Industrial do Brasil na Amazônia brasileira (1927-1945)(2020) PEREIRA, Edna Marzzitelli; JACOMELI, Mara Regina MartinsO trabalho aqui apresentado trata da importância e o papel das professoras para o funcionamento das instituições escolares criadas pela Companhia Ford Industrial do Brasil na Amazônia nas décadas de 1930 e 1940. Tal protagonismo refletia nas escolas suas convicções, visões de mundo e concepções educacionais que, sob a liderança da diretora professora Zélia Braga, faziam funcionar escolas que reproduziam, à sua maneira, as ações administrativas e pedagógicas presentes no Brasil e no Estado do Pará de então. Ou seja, as escolas estudadas traziam o sentido civilizatório comum para Amazônia, já que ofereciam educação urbana para crianças da floresta, por meio de professoras trazidas da capital do estado para trabalharem no interior.