Navegando por Autor "GOULART, Ilsa do Carmo Vieira"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA configuração do espaço dos livros no interior da sala de aula(2016) GOULART, Ilsa do Carmo VieiraThis text assumes for present and understand how the books are arranged in different physical spaces, inside the classroom, and how are they perceived by teachers and students, by regulating actions and performances of the subjects. To this end, a field research, from the collection of different images of the school environments in which the books are exposed. The analysis of the images if the theoretical concepts behind about space to articulate the idea of Rodriguez, school culture, the perception of Vidal and school material culture of Viñao Frago and Escolano Benito. Upon reflection, in the design of materiality of the book and, according to Chartier. The observations of the images indicate actions of spreading a school environment of interaction with the book, characterized now by the mobility of physical space, now determined by the need for visibility and demarcation of a normal space, in order to prioritize access to the books and the taming of the reader.
- ItemEntre a materialidade do livro e a interatividade do leitor: práticas de leitura(2014) GOULART, Ilsa do Carmo VieiraBy asking if books have had the same meanings and roles to humans at differents times and places, this text is intended to understand the varied purposes assigned to the book as read concrete support. In this context, the work aims to establish in a restrict way a bit of book history and to highlight how and how much the materiality of this object can be linked to reader and be a trigger for practices of reading over the time. So that, the work is supported by Chartier (1990, 1994, 1998, 1999) and Darnton (1990) studies about the book history and materiality.
- ItemFormação de professores alfabetizadores: uma reflexão a partir das percepções do processo formativo no PNAIC(2021) PINTO, Érika Giuliana Rodrigues Pires; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; CABRAL, Giovanna RodriguesApresenta-se os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as percepções que alfabetizadoras descreveram sobre a formação vivenciada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de questionário com professoras de uma cidade do interior de Minas Gerais. A partir da análise de conteúdo agrupou-se as respostas em três dimensões de análise: o processo formativo como alfabetizadora; conceitos teóricos em relação ao processo de alfabetização e ações pedagógicas para a alfabetização. As professoras apontaram que a formação possibilitou um (re)pensar do trabalho pedagógico sobre a leitura e a escrita realizado nas escolas.
- ItemNarrativas digitais: conceitos e contextos de letramento(2017) PRADO, Ana Lúcia; LAUDARES, Ellen Maira de Alcântara; VIEGAS, Patrícia Peixoto Carneiro; GOULART, Ilsa do Carmo VieiraEste artigo assume como objetivo descrever diferentes perspectivas teóricas a respeito do conceito das narrativas digitais, com o propósito de delinear as principais reflexões teóricas da terminologia e da inserção no contexto das práticas de letramentos. Para isso, propõe-se uma reflexão teórica a partir das diferentes concepções sobre narrativas digitais, com base nas discussões de Pierre Lévy (1996, 1999), Walter Benjamin (1983), Almeida e Valente (2012) e Papert (1994), em diálogo com outros autores que discutem a temática.
- ItemO estado da arte da produção acadêmica sobre o letramento digital na formação docente(2020) VIEGAS, Patrícia Peixoto Carneiro; GOULART, Ilsa do Carmo VieiraEste texto resulta de uma pesquisa bibliográfica, analítica e descritiva, numa perspectiva metodológica do Estado do Conhecimento ou Estado da Arte, sobre letramento digital na formação de professores.