Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa"

Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A construção do protagonismo negro: a importância do núcleo afro-brasileiro e indígena de ilha solteira (nabisa) na formação de uma bióloga
    (2021) SILVA, Márla Alixandre; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; BONI, Bianca Rafaela
    O número de pessoas negras com acesso ao ensino superior tem aumentado nos últimos anos, reflexo do crescimento de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas devido às mudanças sociais e políticas nas últimas décadas. Contudo, o racismo ainda está fortemente presente nos diversos âmbitos da sociedade, inclusive em instituições de ensino superior. Pensando nisso, este artigo objetiva refletir sobre como a participação no Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena de Ilha Solteira (NABISA) impactou na construção do protagonismo negro na formação de uma Bióloga a partir de narrativas da própria autora. A falta de abordagem da temática negra na graduação coloca o NABISA como uma das principais influências na construção da identidade da autora, enquanto mulher negra e profissional, demonstrando a importância de se ter espaços de crítica e reflexão social e política que impactem na formação inicial.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estado da arte sobre o ensino de matemática nas tribal colleges estadunidenses: um estudo exploratório
    (2022) TAVEIRA, Flavio Augusto Leite; MARTINS, Igor Micheletto; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa
    O presente artigo tenciona realizar um estado da arte sobre o Ensino de Matemática nas Tribal Colleges, sendo este um recorte de um projeto maior nominado “Formação (Etno)Matemática nas Tribal CollegesEstadunidenses”. Para tanto, em um primeiro momento, caracterizamos o sistema educacional estadunidense e como as Tribal Collegesse inserem no mesmo. Logo após, realizamos uma busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) utilizando os termos “Tribal College” com “Mathematics”, delimitando um período temporal de 2015 a 2020. Assim, por meio da leitura dos resumos, ousando conhecer o objetivo e a proposta dos trabalhos, foram selecionados seis artigos que cumpriam os objetivos delimitados para essa busca. A pesquisa nos permite defender que há a necessidade de estudos com o foco nas práticas de ensino e aprendizagem de Matemática no contexto das culturas indígenas nativas das Tribal Colleges.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Matemática e a inclusão do outro
    (2019) PERALTA, Deise Aparecida; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa
    Este texto se firma na necessidade de discutir a matemática escolar, como prática social, por um viés inclusivo em oposição a um caráter técnico e segregacionista que, por vezes, parece se apresentar nas salas de aula. Perseguindo os pressupostos habermasianos da Teoria da Inclusão do Outro, propomos uma reflexão desse tema, inicialmente, com um item introdutório sobre o caráter excludente do ensino de matemática escolar, apresentando, a seguir, a matemática entendida como prática social; o pensamento habermasiano, finalizando com a possibilidade de pensar o ensino de matemática como Inclusão do Outro.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de matemática na educação profissional técnica: uma análise curricular
    (2019) GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; DIAS, Ana Lúcia Braz; APARECIDA, Deise Peralta
    O artigo visa, a partir da caracterização da Educação Profissional e Tecnológica no sistema educacional brasileiro, discutir necessidades, dificuldades e estratégias didáticas apresentadas por professores brasileiros sobre a Matemática em cursos técnicos da área de indústria de uma escola pública do Brasil. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa qualitativa, construída a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: visitas técnicas à escola investigada, análise de currículos e entrevistas com professores. O estudo revela que a matemática na educação profissional técnica (concomitante/subsequente) apresenta-se como base tecnológica, devendo então estar atrelada à formação matemática dos alunos, superando perspectivas meramente instrumentais de ensino.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão