Navegando por Autor "FREITAS, Sandra Fernandes de"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlgumas considerações sobre as finalidades e o funcionamento do Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência "Dante Moreira Leite" - unidade auxilar da FCL-CAR-UNESP(2004) RUIZ, Josefa Emília Lopes; ZANIOLO, Leandro Osni; TEIXEIRA, Mari Elaine Leonel; ORTEGA, Morgana Murcia; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal; FREITAS, Sandra Fernandes de; SOUZA, Taísa Borges deThis paper describes functions and activities in Research Centreof Childhood and Adolescence "Dante Moreira Leite".
- ItemAlgumas considerações sobre as finalidades e o funcionamento do centro de pesquisas da infância e da adolescência Dante Moreira Leite - unidade auxilar da FCL-CAR-UNESP(2004) RUIZ, Josefa Emília Lopes; ZANIOLO, Leandro Osni; TEIXEIRA, Mari Elaine Leonel; ORTEGA, Morgana Murcia; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal; FREITAS, Sandra Fernandes de; SOUZA, Taísa Borges deEste artigo descreve as funções do Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência "Dante Moreira Leite" e suas atividades de atendimento e prestação de serviços à comunidade.
- ItemAprender e não aprender: produto da interação de e atores orgânicos, psicogênicos e ambientais(2004) CARVALHO, Danielle Cristina de; FAIS, Suzana; RUIZ, Josefa Emília Lopes; TEIXEIRA, Mari Elaine Leonel; ORTEGA, Morgana Murcia; FREITAS, Sandra Fernandes de; SOUZA, Taísa Borges de
- ItemAtendimento de crianças com queixas associadas: dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento através do psicodrama moreniano(2001) ANDRADE, Antônio dos Santos; RUIZ, Josefa Emília Lopes; FREITAS, Sandra Fernandes deEste trabalho apresenta um modelo de intervenção em grupo com crianças que apresentam queixas associadas: dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento. Esta modalidade de atendimento vem sendo desenvolvida no Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa "Dante Moreira Leite" (CEAO)desde 1996 e tem como referência a abordagem moreniana.
- ItemAtendimento de crianças com queixas associadas: dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento através do psicodrama moreniano(2000/2001) ANDRADE, Antônio dos Santos; RUIZ, Josefa Emília Lopes; FREITAS, Sandra Fernandes deThis work presents a working team intervention model with children that present associated complaints: learning difficulties and behavioral problems. This attendance modality has been put into practice at CEAO since 1996 and is based on the MORENIANO approach. The goal of this work is to promote the children's liberation of their spontaneity and creativity through toys, games, acting and free choice activities, in order to favor the relationships that they establish with each other and with the therapists, strengthening like this, the relationships of the environment they live in, as well as the recognition of their own potential. Four boys aged from 09 to Hand attending the 3rd and 4th year of the primary school took part in this work. Based on the found results, we concluded that this intervention model has proved to be effective, offering creative ways of performance in the institutional context.
- ItemAvaliação psicopedagógica: formação e instrumentação do pedagogo(1996) STEFANINI, Maria Cristina B.; FREITAS, Sandra Fernandes de
- ItemAvaliação psicopedagógica: formação e instrumentação do pedagogo(1996) STEFANINI, Maria Cristina B.; FREITAS, Sandra Fernandes de
- ItemGrupos de socialização numa abordagem psicodramática para o atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem(1996) ANDRADE, Antônio dos Santos; TOSITTO, Ana Maria Logatti; LAUANO, Giseli Barbieri do Amaral; VIEIRA, Maria Cecília Sambrano; ORTEGA, Morgana Murcia; FREITAS, Sandra Fernandes de
- ItemOs seis pilares da autoestima e a integração corpo e mente(2015) RUIZ, Josefa Emília Lopes; MUZZETI, Luci Regina; MÚRCIA, Morgana; FARIA, Paloma Soares Pereira; FREITAS, Sandra Fernandes de; SOUZA, Taísa Borges deEsse artigo propõe refletir sobre a importância do trabalho com a autoestima como recurso de cuidado terapêutico e transformação na vida pessoal e profissional dos indivíduos. O conceito de autoestima que orienta essa proposta segue os pressupostos de Branden (2002) que apresenta seis atitudes fundamentais que necessitam ser desenvolvidas: viver conscientemente, autoaceitação, autorresponsabilidade, autoafirmação, intencionalidade e integridade pessoal.
- ItemPrograma de estágio interdisciplinar aos alunos do curso de pedagogia(2001) RUIZ, Josefa Emília Lopes; TEIXEIRA, Mari Elaine Leonel; ORTEGA, Morgana Múrcia; FREITAS, Sandra Fernandes de; SOUZA, Taísa Borges de; OLIVEIRA, Maria Beatriz Loureiro de; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal
- ItemUma experiência de estágio no grupo de orientação a pais: ampliando a formação de aluna do curso de pedagogia(2006) OLIVEIRA, Simone Catarina de; SOUZA, Taísa Borges de; TEIXEIRA, Mari Elaine Leonel; FREITAS, Sandra Fernandes de; ORTEGA, Morgana Múrcia; RUIZ, Josefa Emília Lopes