Navegando por Autor "FONTOURA, Julian Silveira Diogo de Ávila"
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- ItemA educação superior à luz da produção do conhecimento: o contexto emergente dos Institutos Federais/Brasil(2017) FONTOURA, Julian Silveira Diogo de Ávila; MOROSINI, Marilia CostaThe law of nº 11.892/08 introduced to Brazil a new model of institutional education. This new model adds science and technology to citizens’ development by coordinating different levels and modes of such development with profissional and technological education. In such case, higher eduction is also included in the framework: the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF’s). In the purpose of realizing the concept that the legislation defends in current higher education context, to comprehend this new institutional model arises as an important issue for scientific researches. Therefore, we believe that it is essencial to identify which are the major focuses of researches. Through such studies, we are able to understand more about the phenomenon. The present research seeks to locate academic researches developed by various Brazilian Post-Graduation programs within the scope of educational administration, in the context of higher education of Federal Institutes of Education, Science and Technology during 2011 to 2016. In the section of datas, we utilize principles of State of Arts with focus on descriptive approach of biographical research. The outcome of the present research indicates a tendency within the studied field and the perception of implemented practice in higher education within this new institutional model where the related aspects, the pedagogical effectiveness and the cultural relevance are placed in the centre of the researches carried out. It emphasizes, as well, the categories used in current paper in order to comprehend academic works about higher education in the new institutional perspective.
- ItemA efetivação do direito à educação com qualidade social: o início do contexto pandêmico no estado do Rio Grande do Sul na percepção de gestores escolares(2021) FONTOURA, Julian Silveira Diogo de ÁvilaO presente artigo busca evidenciar os primeiros movimentos da relação estado-escola no contexto da pandemia do novo coronavírus, no Estado do Rio Grande do Sul, à luz da efetivação do direito à educação com qualidade social na perspectiva de gestores escolares. Como estratégia metodológica na produção de dados utilizamos a abordagem qualitativa junto a pesquisa bibliográfica e documental, incluindo entrevistas semiestruturadas com diretores de escolas públicas. O processo analítico se deu pela análise textual discursiva com viés dialético-materialista. Os resultados indicam o complexo cenário de efetivação do direito à educação com qualidade social, especialmente pela forma como o engendramento político não se consubstancia na materialidade do cotidiano escolar.
- ItemO curso de especialização em Informática instrumental para professores da educação básica/UFRGS: temáticas de pesquisa privilegiadas(2021) FONTOURA, Julian Silveira Diogo de Ávila; GOMES,Raquel SalcedoO objetivo desta investigação está em compreender os contornos da produção bibliográfica do curso de especialização lato sensuem Informática Instrumental para Professores da Educação Básica promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a partir da identificação das temáticas de pesquisa privilegiadas nas produções bibliográficas desenvolvidas pelos seus egressos (2010 e 2014). Na produção dos dados,utilizaram-seos princípios de Estado do Conhecimento,com foco na pesquisa de caráter histórico--bibliográfico, exploratório-investigativoeinventariante-descritivo,e,no processo analítico,utilizou-sea Análise Textual Discursiva. Como resultados da investigação, destacou-sea complexidade existente na produção do conhecimento acadêmico do referido programapela natureza interdisciplinar, de forma a possibilitar um engendramento multifacetado com diversas áreas do conhecimento para além da Informática na Educação. Como temáticas de pesquisa privilegiadas,encontraram-sequestões articuláveis ao desenvolvimento de práticas pedagógicasinovadoras, fomento àformação docentee reconhecimento da gestão educacionalcomo elementos de destaque na organização do trabalho pedagógico e da efetivação do exercício profissional.