Navegando por Autor "FONTES, Rejane de Souza"
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- ItemA educação no hospital: um direito à vida(2015) FONTES, Rejane de SouzaEste artigo busca discutir o direito da criança a receber um atendimento educacional especializado durante seu processo de internação dentro de uma instituição até então desconhecida: o hospital. Pretende, ainda, apontar o papel da educação para a saúde da criança hospitalizada. Conclui-se que a educação possibilita a criança repensar sua vida e conhecer o espaço hospitalar onde se encontra, através de uma escuta pedagógica sensível que colabora para o resgate da subjetividade e da autoestima infantis. Observamos que são grandes as possibilidades de atuação do professor no hospital, no entanto, também é grande o desafio de construir uma prática educativa diferenciada da que ocorre na instituição escolar, requerendo princípios específicos para um trabalho pedagógico em hospital.
- ItemA reinvencção da escola a partir de uma experiência instituinte em hospital(2004) FONTES, Rejane de SouzaThe objective of this work is to reflect on the importance of the narrative and of pedagogical listening for construction of alternating speeches to it speaks hegemonic in the education, mediane a teaching performance that investigates its proper practica
- ItemEducação especial: um capítulo à parte na história do direito à educação no Brasil(2002) FONTES, Rejane de SouzaThis article intends to discuss the question about the deficients' education and their subjective public rights to Education, basead on Public Politics in Special ducation during the Brasilian history. Being based on Federal Constituition (1988), on Children's Statue (1990), on Education Decenial Plan for All People (1993), on Special Education National Politic, National Education's Bases and Rights aw (1996) and on Education National Plan (2001) this article intends to extend INTEGRATIO and INCLUSION concepts on Teaching Public Sistems, no only to deficiente people, but to all socially marginal children on our country.