Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FERREIRA, Eliza Bartolozzi"

Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A interferência do banco mundial no ensino secundário brasileiro: experiências históricas e desafios atuais
    (2019) FERREIRA, Eliza Bartolozzi; FONSECA, Marilia; SCAFFE, Elisangela Alves da Silva
    O texto objetiva analisar as interferências no ensino médio em relação às parcerias estabelecidas entre os governos brasileiros com o Banco Mundial.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O “novo ensino médio” no Espírito Santo
    (2021) FELIX, Ana Paula; FERREIRA, Eliza Bartolozzi; SANTOS, Kefren Calegari dos
    O objetivo éanalisar a forma de implantação do “novo ensino médio”no Espírito Santo. O estudo édesenvolvido a partir de uma breve revisão bibliográfica e análise dos instrumentos normativos que orientam a organização do “novo ensino médio”. As percepções dos trabalhadores docentes sobre a reforma foram analisadas com base nos dados coletados a partir de uma enquete aplicada com 263 docentes. A forma de implantação da reforma ésingular e a maioria dos docentes desconhecemou conhecem parcialmente a organização do “novo ensino médio”.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Pesquisas sobre reforma educacional no Brasil: contribuições teórico-metodológicas a partir de teses de doutorado em educação
    (2024) BASTOS, Roberta Freire; FERREIRA, Eliza Bartolozzi
    Este artigo apresenta uma metapesquisa sobre reformas educacionais. Inspira-se no Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE), e os dados referem-se a teses de Doutorado em Educação (2000-2017). Foram utilizados como indicadores: quantidade de teses, ano de publicação, procedência dos autores, vínculo institucional, tematização, tipo de pesquisa e sua abrangência, contexto de análise, perspectivas epistemológicas, autores referência e conceitos principais. As análises revelam que o estudo da reforma envolve aspectos sociais, culturais e históricos, e, tradicionalmente, sua lente de análise é progressista. Todavia, em virtude da complexidade desse fenômeno, os pesquisadores adotam múltiplas matrizes epistemológicas para qualificar a investigação e a compreensão do tema.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Política de internacionalização da UFES: a busca pela excelência acadêmica
    (2020) WASSEM, Joyce; FERREIRA, Eliza Bartolozzi
    This article analyzes how internationalization appears in the institutional documents of the Federal University of Espírito Santo (UFES), in other words, what conceptions, motives and strategies are planned in the institution's policy for its execution. The study has a qualitative approach, the data collection is composed by documental analysis and for the treatment of the data the method is content analysis according to Bardin (2004). As results, created in 1954, UFES is considered the main Institution of Higher Education (IES) in the state of Espírito Santo (ES). Since 2012, with the objective of improve the quality of its Postgraduate Programs (PPG), especially seeking for excellence, as measured by concepts 6 and 7 of Coordination of Improvement of Personnel in Higher Education (CAPES), UFES developed and implemented a strategic planning with goals and actions. Among the actions, there was the creation of an International Office (SRI); the Espírito Santo Internationalization Network of Education (RIEES); as well as the elaboration of a joint project, with the involvement of 9 PPG from UFES, in the Institutional Internationalization Program (PrInt) funded by CAPES. This, on the one hand, shows an articulated academic effort of its teachers and PPG and, on the other hand, allows to observe the existence of contradictions in the planning process of actions for internationalization considering the diversity and specificity of the programs and the Brazilian both political and economic political context.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Reminiscências do patrimonialismo no plano nacional de educação (2014-2024)
    (2021) NEGREIROS, Heitor Lopes; AUER, Franceila; SANTOS, Wagner dos; FERREIRA, Eliza Bartolozzi
    Este artigo tem por objetivo analisar o modo como as metas e as estratégias do Plano Nacional de Educação (2014-2024) evidenciam, na relação público-privado, as transformações e as permanências do patrimonialismo brasileiro. Caracteriza-se como uma pesquisa documental e tem como fonte o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Dentre o aporte teórico, mobiliza os conceitos de patrimonialismo e de relação público-privado. Utiliza como instrumento, para auxílio da produção dos dados, o software IRAMUTEQ. Os resultados sinalizam para uma permanência do patrimonialismo brasileiro, porém com modificações na relação público-privado em decorrência do fortalecimento das entidades do terceiro setor.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão