Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "DOURADO, Ivan Penteado"

Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação das relações étnico-raciais no Brasil: paradoxos e obstáculos
    (2019) MARCON, Telmo; DOURADO, Ivan Penteado
    The article deals with the education of ethnic-racial relations, an extremely relevant theme from a social and educational policy point of view. The focus given highlights elements that constitute a precondition for advancing the debate on the topic in educational institutions. Here, the thesis is based on the fact that countless social and ethnic-cultural prejudices persist in Brazilian society that hinder a transparent and democratic debate. To deal with this challenge, the paradoxes that permeate the sociocultural and political formation of Brazilian society are highlighted, some forms of reproduction of racial prejudices today, and, finally, some obstacles that hinder an effective dialogue and democratization of Brazilian society.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação das relações étnico-raciais no Brasil: paradoxos e obstáculos
    (2019) MARCON, Telmo; DOURADO, Ivan Penteado
    O artigo trata da educação das relações étnico-raciais, temática extremamente relevante do ponto de vista social e das políticas educacionais. O enfoque dado destaca elementos que se constituem em precondição para avançar no debate sobre o tema em instituições educativas. Fundamenta-se, aqui, a tese de que persistem na sociedade brasileira inúmeros preconceitos sociais e étnico-culturais que obstaculizam um debate transparente e democrático. Para dar conta desse desafio, destacam-se os paradoxos que perpassam a formação sociocultural e política da sociedade brasileira, algumas formas de reprodução de preconceitos raciais na atualidade e, por fim, alguns obstáculos que dificultam um diálogo e a democratização efetiva da sociedade brasileira.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O tripé da sustentabilidade brasileira
    (2023) DOURADO, Ivan Penteado; MARQUES, Ademar Oliveira
    As transformações históricas do pós-guerra possibilitaram o desenvolvimento dos meios de produção mas, trouxe em seu cerne, graves consequências para o biodiversidade, impactos profundos no ser humano e no meio ambiente. O Brasil influenciou e foi influenciado por novas discussões relativas ao paradigma do Desenvolvimento Sustentável. Ao longo das últimas décadas, eventos internacionais, pesquisas científicas e movimentos sociais de preservação travaram lutas políticas, coletivas, que culminaram em avanços nas legislações ambientais. Porém, essa compreensão crítica e interdisciplinar não se fizeram presentes no campo da educação ambiental brasileira. A presente pesquisa objetivou a recuperação dessas relações, numa perspectiva interdisciplinar, trazendo para o centro da educação escolar a superação necessária de uma perspectiva individualista que não alcança a complexidade da luta brasileira na preservação ambiental, incluindo as novas gerações nos desafios coletivos/políticos frente a preservação ambiental brasileira.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Potencialidades e limites político-educativos das mobilizações no Brasil: desafios de tradução
    (2020) MARCON, Telmo; DOURADO, Ivan Penteado; MEZADRI, Neri José
    O artigo de natureza bibliográfica analisa os desafios para traduzir as potencialidades e os riscos políticos e educativos das mobilizações sociais na contemporaneidade brasileira. O desafio é como traduzir as potencialidades e os limites das mobilizações sociais, suas reivindicações, formatos e propostas políticas. O artigo faz uma reflexão sobre as novas formas de mobilização social; constrói um diagnóstico da diversidade de expressões; aprofunda questões epistêmicas, entre as quais, o conceito de tradução; e reafirma a tese de que as mobilizações de 2013 a 2016 são complexas do ponto de vista analítico, bem como das potencialidades e dos riscos políticos e educativos.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão