Navegando por Autor "DOURADO, Ivan Penteado"
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- ItemEducação das relações étnico-raciais no Brasil: paradoxos e obstáculos(2019) MARCON, Telmo; DOURADO, Ivan PenteadoThe article deals with the education of ethnic-racial relations, an extremely relevant theme from a social and educational policy point of view. The focus given highlights elements that constitute a precondition for advancing the debate on the topic in educational institutions. Here, the thesis is based on the fact that countless social and ethnic-cultural prejudices persist in Brazilian society that hinder a transparent and democratic debate. To deal with this challenge, the paradoxes that permeate the sociocultural and political formation of Brazilian society are highlighted, some forms of reproduction of racial prejudices today, and, finally, some obstacles that hinder an effective dialogue and democratization of Brazilian society.
- ItemEducação das relações étnico-raciais no Brasil: paradoxos e obstáculos(2019) MARCON, Telmo; DOURADO, Ivan PenteadoO artigo trata da educação das relações étnico-raciais, temática extremamente relevante do ponto de vista social e das políticas educacionais. O enfoque dado destaca elementos que se constituem em precondição para avançar no debate sobre o tema em instituições educativas. Fundamenta-se, aqui, a tese de que persistem na sociedade brasileira inúmeros preconceitos sociais e étnico-culturais que obstaculizam um debate transparente e democrático. Para dar conta desse desafio, destacam-se os paradoxos que perpassam a formação sociocultural e política da sociedade brasileira, algumas formas de reprodução de preconceitos raciais na atualidade e, por fim, alguns obstáculos que dificultam um diálogo e a democratização efetiva da sociedade brasileira.
- ItemO tripé da sustentabilidade brasileira(2023) DOURADO, Ivan Penteado; MARQUES, Ademar OliveiraAs transformações históricas do pós-guerra possibilitaram o desenvolvimento dos meios de produção mas, trouxe em seu cerne, graves consequências para o biodiversidade, impactos profundos no ser humano e no meio ambiente. O Brasil influenciou e foi influenciado por novas discussões relativas ao paradigma do Desenvolvimento Sustentável. Ao longo das últimas décadas, eventos internacionais, pesquisas científicas e movimentos sociais de preservação travaram lutas políticas, coletivas, que culminaram em avanços nas legislações ambientais. Porém, essa compreensão crítica e interdisciplinar não se fizeram presentes no campo da educação ambiental brasileira. A presente pesquisa objetivou a recuperação dessas relações, numa perspectiva interdisciplinar, trazendo para o centro da educação escolar a superação necessária de uma perspectiva individualista que não alcança a complexidade da luta brasileira na preservação ambiental, incluindo as novas gerações nos desafios coletivos/políticos frente a preservação ambiental brasileira.
- ItemPotencialidades e limites político-educativos das mobilizações no Brasil: desafios de tradução(2020) MARCON, Telmo; DOURADO, Ivan Penteado; MEZADRI, Neri JoséO artigo de natureza bibliográfica analisa os desafios para traduzir as potencialidades e os riscos políticos e educativos das mobilizações sociais na contemporaneidade brasileira. O desafio é como traduzir as potencialidades e os limites das mobilizações sociais, suas reivindicações, formatos e propostas políticas. O artigo faz uma reflexão sobre as novas formas de mobilização social; constrói um diagnóstico da diversidade de expressões; aprofunda questões epistêmicas, entre as quais, o conceito de tradução; e reafirma a tese de que as mobilizações de 2013 a 2016 são complexas do ponto de vista analítico, bem como das potencialidades e dos riscos políticos e educativos.