Navegando por Autor "DEMO, Pedro"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlfabetizações: desafios da nova mídia(2007) DEMO, PedroLiteracy challenge gained new dimension with the digital world, particularly with new virtual texts. Traditional literacy - reading, writing and to count - becomes simple preamble, since no child doesn't use computer because he
- ItemAprendizagens e novas tecnologias(2011) DEMO, PedroPretendo aqui, muito preliminarmente, reunir alguns argumentos favoráveis à multiplicidade de oportunidades de aprender que o aluno pode encontrar hoje em ambientes de aprendizagem mediados por novas tecnologias||Centro-me principalmente na desconstrução de algumas resistências pedagógicas (EVANS, 2001) ainda persistentes entre nós como “transmissão de conteúdos”; agarramento a uma única teoria; fixação na aula instrucionista; extirpação/endeusamento de processos avaliativos, etc||Procuro ver, em um vasto âmbito de ofertas teóricas, componentes atualmente ressaltados na discussão tecnológica em vigor, com o objetivo de indicar oportunidades de reconstrução muito aproveitável de autores e clássicos, uma vez que aprender bem não foi algo inventado pelas novas tecnologias; sempre existiu e os grandes pedagogos tiveram consciência disso, insinuando infinitas maneiras de aprender bem (DEMO, 2008)||As novas tecnologias proporcionam oportunidades ainda mais ampliadas, em meio também a enormes riscos e desacertos||O que menos interessa aqui é incidir em panaceias tecnológicas, bem a gosto do consumismo neoliberal||Interessa, porém, explorar novas oportunidades de aprendizagem, bem mais centradas na atividade dos alunos, flexíveis, motivadoras e capazes de sustentar processos de autoria e autonomia.
- ItemAula não e necessariamente aprendizagem(2004) DEMO, PedroIn this text, I search to polemizar on the lesson, does not stop finishing with it - goes to continue as trophy the teachers - but to place it in its due place. It has its place, but he is characteristic supplementary. It cannot, in hypothesis some, to be the center of the didactics. In this center it is the learning of the pupil, never the lesson of the professor. Childbirth of the notion of that pupil fits to the teachers to take care of of the learning so as fatal commitment. E I remove the conclusion from there that I now intend to argue in the best possible way: who of truth wants to take care of of the learning of the pupil, does not give lesson, but it makes possible and the possible one so that it can learn well; there the lesson fits, but as addition gesture, not as essence of an authoritarian and instrucionista relation. One of the excrescencs clamoroussest of the teachers is considers the lesson as maximum expression of the "pedagogical relation", that these heights, forgets it pupil, therefore decorative figure in a process leaves it as where it would have to occupy nothing more than the center.
- ItemConhecimento autorrenovador: manual de rebeldia(2020) DEMO, PedroThe article exposes the evolution of scientific knowledge, discussing how society has been using science to understand the reality around it as well as itself through the scientific method. When applied as a teaching object, through the authoring process, it assumes high relevance for the assimilation and learning of content. On the other hand, it presents a critical and investigative analysis of the structural method of classes on which schools and universities are based, questioning the efficiency of the current system. The data presented pointed to a poor performance of graduates, attributed to Higher Education which, by not encouraging the authorial process in its undergraduates, makes the student a victim of a repetitive and memorized process, underestimating and even wasting knowledge in the classroom .
- ItemEducação: arte como arte do rompimento ou da desconstrução(2020) DEMO, Pedro; MINAYO, Maria Cecília de Souza; SILVA, Renan Antônio da; CRUZ, José Anderson SantosEducação formal é, mormente, a escolar, feita numa instituição ad hoc, em parte compulsória (constitucional), com legislação própria, em geral rígida, com tonalidades domesticadoras flagrantes e oferecida por profissionais exclusivos. Esta visão analítica pode pender para uma crítica ácida, mas, antes de mais nada, faz uma constatação natural no mundo da vida: as instituições são ambíguas por natureza, tal qual a própria vida e suas espécies.
- ItemEscola pública e escola particular: semelhanças de dois imbróglios educacionais(2007) DEMO, PedroThe distance between public and private school in Brazil is considerable, having the private school the advantage. Nevertheless we perceive crisis signals also in the private school, whose performance has been falling in the last years, especially in 2005. What most calls our attention is that this decadence is greater in more developed regions and in mathematics. We suggest that the main reason would be instruccionism in both systems, since they share the same educational politics and the same teachers. The greater difference is possibly that private school is managed by private initiative with market and parents pressure: it follows that its performance, although not acceptable, is higher. We also suggest that the most promising initiative to overcome this predicament would be to bet on teacher, caring systematically of his permanent formation, within the premise that, if the teacher learns well, the student could do it as well
- ItemObviedades não óbvias da educação: escola pública(2020) DEMO, Pedro; SILVA, Renan Antônio da; CRUZ, Silva, José Anderson SantosDesenvolvimento não é um aceno aberto que, mesmo tendo motivações/pressões externas, precisa ser resolvido de dentro para fora, com devida autoria. Hoje não existe qualquer chance de um país tentar alguma alternativa de política econômica que se contraponha ao liberalismo, mesmo não sendo marxista ou similar. O liberalismo é camisa de força violenta, mesmo tendo na etimologia a noção de liberdade como essencial. Não simplifiquemos as coisas, porém. Quando observamos em países africanos que moças são mutiladas genitalmente por razões religiosas, o ímpeto é defendê-las, por ser a sexualidade própria direito inalienável.
- ItemPessoas com Deficiência (PcD) egressas de uma formação profissional: trabalho e educação(2020) MINAYO, Maria Cecília de Souza; DEMO, Pedro; SILVA, Renan Antônio daEste artigo tem por objetivo apresentar, na concepção de Pessoas com Deficiência (PcD) egressas de formação profissional, a contribuição dessa formação para sua inclusão no mundo do trabalho.
- ItemSinalizações das escolas e municípios no contexto do IDEB 2019: Tentativa preliminar de leitura do IDEB-2019(2020) DEMO, Pedro; SILVA, Renan Antônio da; CRUZ, José Anderson SantosElaboramos uma análise preliminar do Ideb 2019, aproveitando seu lançamento nessa terceira semana de setembro de 2020 (INEP/MEC, 2020. Ideb, 2020). Vamos focar o comportamento de MS, até onde possível e comparativamente. Algumas indicações já foram anotadas, como um avanço no EM de 2017 para 2019, talvez por conta da Reforma do EM que, mesmo mantendo o mesmo instrucionismo, mexeu com o sistema. Alguns estados se destacaram, tendo agora o Ceará um grande rival, Goiás, e preconizando a importância da movimentação municipal e local. Note-se, porém, que o avanço recente chama a atenção porque o EM mostrava, na série histórica, leseira já marcada; em si, o avanço foi pequeno e está muito longe da solicitação da BNCC de “recriação da escola”.
- ItemTecnologia em educação e aprendizagem(2002) DEMO, PedroThe text seeks, with the support of artificial intelligence studies, with emphasis on Hillis, other arguments against instructionism. Many interdisciplinary authors are interested in supporting the thesis of political reconstructive learning, also in the world of artificial intelligence and technology in education. It is a difficult polemic, because, in addition to touching ideological sensibilities, I launch recent discussions about the constitution of the evolutionary process, in particular about emergence. This phenomenon would indicate that evolution - as occurred in the emergence of life - is not reduced to replication, but introduces novelties that apparently were not present in the previous situation. This applies in a very suitable way to learning, always reconstructive and therefore also political, in the sense of managing subjects capable of their own history. At the same time, this discussion reinforces the recognized link between education/learning and citizenship.