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Navegando por Autor "DAMASCENO, Alberto"

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    A gestão democrática nos marcos legais: da Constituição Federal de 1988 ao PNE 2014-2024
    (2022) PANTOJA, Suellem; DAMASCENO, Alberto
    O presente artigo versa sobre a gestão democrática da educação e tem como objetivo demonstrar em perspectiva histórica como esse princípio vem sendo tratado nos documentos oficiais desde a Constituição Federal de 1988 até o Plano Nacional de Educação – PNE 2014/2024. Trata-se de uma pesquisa documental na qual utilizamos a Constituição Federal de 1988, a LDB/1996, o PNE 2001/2010 e o PNE 2014/2024, além de realizarmos uma revisão bibliográfica acerca do tema com base em autores como Azevedo e Farias (2018), Fagnani (2017), Souza e Pires (2018). Destacamos que passados mais de 30 anos desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 as questões referentes à gestão democrática não alcançaram consenso, tanto que os documentos refletem essas disputas e discordâncias.
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    Educação na Amazônia: um balanço das iniciativas de produção historiográfica
    (2023) DAMASCENO, Alberto; PANTOJA, Suellem Martins; DOURADO, Viviane
    Este trabalho discute as iniciativas de produção historiográfica sobre a história da educação na Amazônia, particularmente estudos de pesquisadoras e pesquisadores que investigam o estado do conhecimento acerca da trajetória da educação na região. A metodologia de pesquisa conta com um levantamento bibliográfico de livros e artigos, baseado em indicadores sobre a história da educação na Amazônia ou de seus estados, abordando as produções referentes ao período que corresponde às primeiras iniciativas de criação de grupos de pesquisa em História da Educação, na década de 1980, até os últimos vinte anos, quando houve aumento dos estudos na região. Concluímos que, não obstante tenham ocorrido avanços importantes na produção amazônica, historicamente periférica em vários aspectos e por isso preterida em relação ao Sul e Sudeste, por exemplo, ainda é necessário ampliar os esforços no sentido de sua disseminação, que deverá ocorrer a partir da formação de novos pesquisadores e pesquisadoras no campo.
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    Escolarização do negro na província do Pará no final do século XIX
    (2021) MADEIRA, Iza Andrielle Batista Duarte; ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de; DAMASCENO, Alberto; SILVA, Lucas dos Santos da
    O presente trabalho trata da escolarização do negro na província do Pará no final do século XIX. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos a metodologia de natureza bibliográfica e documental. A partir das análises realizadas, podemos concluir que a educação paraense aos negros era excludente e que as ações do Governo em relação à escolarização foram marcadas por uma mínima atuação no quesito inserção escolar. No entanto, foi possível identificar a presença de negros nas iniciativas de instituições particulares. Tais iniciativas eram descontínuas, o que evidenciou a ausência da inserção escolar dos negros.
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    Legislação e educação na América colonial portuguesa: as instruções ao governador e o diretório de 1757
    (2020) DAMASCENO, Alberto; TOMÉ, Luane
    Esse artigo tem como objeto as origens da instrução na América portuguesa no período do governo de Mendonça Furtado, Governador do Grão-Pará e Maranhão entre 1751 e 1759. Para tal utilizará como metodologia a pesquisa documental, tendo como fontes primárias as instruções ao governador Mendonça Furtado e o Diretório dos Índios de 1757 que, articulados, deflagram um amplo processo de mudanças culturais e educacionais que culminaria, dentre outros acontecimentos, com o surgimento de escolas geridas pelo Estado português no território brasileiro em substituição às escolas elementares jesuíticas, antes mesmo da reforma de ensino do Marquês de Pombal em 1759.
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    Ordem para as mulheres, progresso para os homens: a educação feminina na perspectiva de José Veríssimo
    (2019) DAMASCENO, Alberto; TOMÉ, Luane
    Este artigo resultou de um projeto de pesquisa sobre a história da educação no Pará, e tem como objetivo principal compreender a concepção de educação da mulher para José Veríssimo. Para atingi-lo desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica utilizando como fonte principal a obra “A Educação Nacional”, escrita em 1890, de autoria do escritor, jornalista e historiador literário José Verissimo Dias de Mattos. Entre os principais resultados do estudo, descobrimos que o papel atribuído à educação feminina se configurava como uma estratégia pensada pelos republicanos tendo em vista a construção de uma sociedade moderna e civilizada. Nesse sentido, as propostas de educação feminina de Veríssimo representaram avanços incontestes; entretanto, mesmo assim, a educação destinada às mulheres ainda se limitava a um benefício à gestão do lar e à formação dos filhos, além do apoio mais qualificado às iniciativas do marido, chefe da família.
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    Participação feminina no Congresso Pedagógico do Pará (1900-1901)
    (2023) SOUSA, Ana Paula Cunha de; DAMASCENO, Alberto; RESCHKE, Monika de Azevedo; LOBATO, Vívian da Silva
    Este artigo discute a atuação da mulher na educação paraense no período de 1900 a 1901, com foco em sua participação no Congresso Pedagógico do Pará. Nosso objetivo geral é investigar a participação feminina no meio educacional paraense a partir da análise das atas do Congresso Pedagógico, em pesquisa documental que permite perceber como essa presença e a atuação no evento levantaram debates a respeito de educação feminina, escolha dos livros didáticos e entrega de prêmios nas escolas, além de possibilitarem contato com suas ideias para o ensino paraense. Concluímos que se faz necessário o aprofundamento nos estudos voltados à história das mulheres com o intuito de desvelar seus feitos, que por muito tempo se mantiveram silenciados e esquecidos pela sociedade.

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ISSN 1518-6385

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