Navegando por Autor "DAL MOLIN, Beatriz Helena"
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- ItemConsiderações sobre o papel do professor-tutor no ensino a distância(2021) BASSANI, Luciane da Silva; DAL MOLIN, Beatriz HelenaThe present work is characterized as a bibliographic research about distance education in Brazil and about the importance of tutors as actors in this teaching format. The intention of this article is to investigate tutoring in this type of education, explaining how the distance education landscape in the country is constituted, its particularities such as the use of technological and remote tools, in addition to highlighting how the tutor works, an important pillar for to have a quality EaD. For this analysis, we base our study on authors such as Azevedo (2008), Ined (2003), Brazil (2007), Haag (1990), Pretti (1996) and Souza (2004), seeking to reflect on how the tutor's work is constituted and as this is fundamental in the teaching-learning process, as tutoring directly interferes in the academic life of students, since this professional is responsible for mediating between teacher-student and material-student, in addition to acting as support in times of doubts. With the advances in digital technology, the distance modality is gaining more and more space in the educational scope, providing different and enriching experiences in teaching. Thus, it was realized that this constant need for updating and improvement, aiming at meaningful teaching and training of quality, makes the distance education modality a role connected with the advances in science and technology, and thinking about the diverse specificities of students, both physical, economic, labor, and cognitive is what makes tutoring essential in this process.
- ItemMedindo um território: a modalidade de Educação Mediada no contexto do NEaDUNI(2021) CAVALCANTE, Higor Miranda Cavalcante; DAL MOLIN, Beatriz HelenaO presente artigo tem como tema a Educação a Distância (EaD) ou Educação Mediada (Eme) e visa a apresentar alguns aspectos que envolveram o início dessa modalidade no Brasil e a sua presença no Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (NEaDUNI). O NEaDUNI é uma unidade administrativa, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Unioeste, que é o órgão principal da instituição para colaborar com as atividades que são e venham a ser desenvolvidas ou ofertadas na modalidade mediada, quer para a distância, quer para o ensino híbrido. O estudo de natureza básica é uma pesquisa exploratória e descritiva, que tem como procedimentos técnicos a investigação documental e bibliográfica. Como resultado, apresenta-se o percurso que a educação mediada teve desde o rádio até as tecnologias digitais, por meio da oferta de cursos de ensino superior, além de evidenciar os esforços e as contribuições que o NEaDUNI tem feito para a promoção de uma educação mediada de qualidade a todos os atores envolvidos no processo de aprendência do Núcleo.
- ItemPor um outro princípio epistemológico e metodológico na educação: a transdisciplinaridade(2023) AGUIAR, Leidiane Marques de; DAL MOLIN, Beatriz HelenaEste artigo tem por objetivo tecer sobre a necessidade de um outro princípio epistemológico e metodológico na educação: a transdisciplinaridade. A partir do prefixo ‘trans’, a transdisciplinaridade surge com o propósito de superar o conceito disciplinar e tem preocupação em reconhecer diferentes níveis de realidade a partir da lógica não-clássica do terceiro incluído, que podemos entender, no processo educacional, como a inclusão do estudante cognoscente e a existência de uma terceira possibilidade para além da dualidade clássica imposta (A e não-A). Este estudo teórico seguiu pelo caminho da Linguística Aplicada (LA), foi realizado durante o processo de doutoramento da primeira autora, sob a orientação da segunda autora, e teve como objetivo compreender o paradigma da transdisciplinaridade como outro fundamento teórico-metodológico educacional, especialmente na Academia. O trabalho tem como aporte teórico, fundamentalmente, os autores filósofos franceses contemporâneos, Gilles Deleuze e Félix Guattari (2012a, 2003), o físico teórico, Basarab Nicolescu (1999), o sociólogo, Edgar Morin (2020, 2015, 2011), e o filósofo, Sílvio Gallo (2013), entre outros interlocutores. Como resultado da pesquisa realizada, compreendemos a imprescindibilidade de mudança paradigmática na educação, com o intuito de efetivar uma educação transdisciplinar, emancipadora e coerente com o século atual, capaz de compreender a complexidade do tempo presente, de integrar educação e vida, de religar saberes, de envolver-se pela metodologia da incerteza e pelo direito ao erro e reconhecer, sobretudo, o estudante – multidimensional - como protagonista de seu processo de aprendência.
- ItemSeres e saberes em evolução: metodologias participativas e mídias na educação(2021) OLIZAROSKI, Iara Mikal Holland; REICHERT, Cleuza Maria; BACH, Andreia Jaqueline; DAL MOLIN, Beatriz HelenaTomando como alicerce a linguagem como prática de interação social preconizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino por metodologias participativas aplicadas em consonância ao modelo de Ensino Híbrido (EH), imprescindível nos dias atuais, apresentamos, neste artigo, a experiência vivenciada em um colégio estadual cívico militar do estado do Paraná, ancorada na aplicação de atividades didático-pedagógicas distintas, por nós elaboradas, capazes de garantir a aprendência por meio do contato direto com a Tecnologia de Comunicação Digital (TCD), a partir da utilização das mídias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sustentada na teoria da Linguística Aplicada (LA), a qual, em conformidade com a BNCC, tem por objeto de estudo, a linguagem como prática social, pois, assim como Dal Molin (2003), Moita Lopes (2006) e Serres (2013), os quais versam sobre a urgência de mudanças do modelo de ensino tradicional e instigam a busca de modelos mais condizentes com a atual demanda de alunos, nascidos na era digital, afiançamos que a aprendência concretiza-se mais eficazmente a partir da motivação e do protagonismo dos alunos em constante busca pela construção do conhecimento. Tais atividades nos levaram a concluir que as metodologias participativas em consonância com as mídias digitais são cruciais para o desenvolvimento de diversas competências apontadas pela BNCC, bem como para a apropriação das linguagens multimodais presentes nas plataformas midiáticas e para o aprendizado oriundo das interações sociais, sob uma visão crítica do que estabelece a BNCC e o que a realidade nos oferece em termos de exequibilidade.