Navegando por Autor "CONTE, Elaine"
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- ItemA hermenêutica como possibilidade metodológica à pesquisa em educação(2017) SIDI, Pilar de Moraes; CONTE, ElaineO objetivo deste texto é problematizar e apontar caminhos para a utilização da hermenêutica como possibilidade metodológica à pesquisa em educação.
- ItemA pedagogia performativa na cultura digital(2021) CONTE, ElaineA reflexão hermenêutica problematiza a pedagogia da performance como um saber aprendente, processual e realizativo do sujeito, revelado na atitude de atribuir sentido ao mundo digital. Se as tecnologias interferem diretamente na linguagem performativa e em todas as dimensões da atividade humana, porque carregam representações e crenças socioculturais. Então, trata-se de mostrar que a arquitetônica da humanidade é inseparável dos gestos expressivos e técnicos, do relacionamento intersubjetivo e das experiências comunicativas. É preciso experimentar a cultura digital no trabalho performativo do conhecimento com o outro, para enfrentar a realidade hipercomplexa.
- ItemA questão do exílio em Theodor Adorno e Paulo Freire(2018) HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, ElaineO ensaio discute a questão do exílio e das ideologias totalitários na vida de dois grandes intelectuais críticos, Theodor Adorno e Paulo Freire, que ao manifestarem suas posições de denúncia a explorações e injustiças frente à rigidez do pensar da época, fadaram-se ao exílio. Tais concepções, embora distintas, convergem no caminho esclarecedor do (in)sucesso da experiência formativa pela educação, pois, compreende-se com Adorno, que a educação é uma experiência de reeducação da sociedade administrada, coisificada, enquanto para Freire é uma possibilidade de emancipação política, de autonomia do agir rumo à humanização dialógica e à superação do estado de opressão e alienação pela escola.
- ItemA violência institucionalizada pela indústria cultural: debates educativos(2018) HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; BRANCO, Lilian Soares AlvesCinematographic works offer us rich raw material for new understandings of the world, culture and languages that can be reconstructed in different contexts, as well as launching sensitive and ambiguous issues that arise as concerns to learn to think about institutionalized violence. Through a hermeneutical approach, we interpret and understand the Game of Thronesseries as a possibility to establish a counterpoint to the complex dynamics of physical violence in the social arena, because there are technical issues related to the market that underlie the film that provoke us to reflect on the poignant problems in contemporary life. Education, in this sense, has a political dimension to challenge with the cinematographic work itself the established standards, enabling new debates to re-educate the mass and violent modes of action, in order to respect and value the socio-cultural differences. Only by a path of endless reconciliation with the other in their differences and social conflicts can we overcome the individualistic feeling in the face of violence and the permanent controversial relations and conflicts that devastate us. The results indicate that it is necessary to take into account the institutionalized form in which education takes place as the appropriation of knowledge of the cultural industry, to overcome the truisms and banalities of the world and to establish educational dialogues less oppressive, passive and conformist, articulating social projects against recidivism or perpetuation of marketed violence and other types of barbarism at school.
- ItemAlteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade(2018) HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; JACOBI, Daniel FelipeO presente ensaio, de alicerce hermenêutico, visa promover um diálogo com a diversidade sexual na educação, colocando como desafio a construção de uma cultura aberta às múltiplas linguagens e às diferenças, como forma de reduzir preconceitos, discriminações e aprender com a multiplicidade na escola. Alicerçados na filosofia de Emmanuel Lévinas, somos provocados a aprender com o outro, rumo à formação de uma inteligência coletiva que promova a vida e qualifique o saber social e diverso, indo além da repetição de identidades de gênero constituídas historicamente. A complexidade da tarefa implica reconhecer o outro por meio de ações que permitam sair do imobilismo preconceituoso, reconstruindo práticas pedagógicas que expressem a riqueza das identidades pelo diálogo cultural repensado com as possibilidades da diversidade e da pluralidade.
- ItemAlteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade(2018) HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; JACOBI, Daniel FelipeO presente ensaio, de alicerce hermenêutico, visa promover um diálogo com a diversidade sexual na educação, colocando como desafio a construção de uma cultura aberta às múltiplas linguagens e às diferenças, como forma de reduzir preconceitos, discriminações e aprender com a multiplicidade na escola. Alicerçados na filosofia de Emmanuel Lévinas, somos provocados a aprender com o outro, rumo à formação de uma inteligência coletiva que promova a vida e qualifique o saber social e diverso, indo além da repetição de identidades de gênero constituídas historicamente.
- ItemCultura digital versus autoridade pedagógica: Tendências e desafios(2018) HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, ElaineO ensaio problematiza a crise da autoridade pedagógica em tempos de cultura digital. As hiperconexões digitais exigem o reconhecimento recíproco e interdependente para fazer valer a autoridade pedagógica, como condição de possibilidade à expressão e à reeducação tecnológica, criando formas de liberdade cooperativa na autoridade que pode trazer a novidade reflexiva e plural de sentido pedagógico. Nesse cenário, os professores precisam compreender e incorporar as novas linguagens digitais à reeducação das informações, criando vínculos formativos e de cooperação, para fazer valer a autoridade e as interrelações dos conhecimentos na cultura digital. Os caminhos percorridos indicam a necessidade de ações reconstrutivas de acesso às tecnologias e de estabelecer relações entre os conhecimentos, mobilizando um processo de interpretação acerca do impacto desagregador da cultura digital para recuperar a autoridade pedagógica enraizada historicamente, visto que sem autoridade não se constrói uma educação crítica.
- ItemEducação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky(2022) HABOWSKI, Adilson Cristiano; REINHARDT, Tassia Roberta da Rosa Reinhardt; CONTE, ElaineO estudo discute questões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de reconhecer o ato ético, estético e político de educar, rompendo as barreiras formais de idade e superando as desigualdades e as desvantagens de classe. Na discussão de bases hermenêuticas, analisamos os pressupostos de Paulo Freire e a concepção sociointeracionista de Lev Vygotsky, sob a justificativa de que o ato de educar ocorre através de trocas aprendentes estabelecidas na inter-relação dos sujeitos com o contexto histórico, social e cultural em que estão inseridos. A dialogicidade é o caminho de humanização, de combate às relações autoritárias, de libertação das estruturas que o aprisionam e o alienam do mundo.
- ItemEstágio docente em questão formação e implicações(2022) CONTE, Elaine; GURIERRE, Liliane dos SantosO trabalho docente e a própria prática educativa no ensino superior, seguidamente traz dualidades entre formação e atuação, posições invertidas, opostas ou divisões simplificadoras entre aquele que ensina (supervisor) e o outro que aprende (estagiário). O estudo, com base em experiências de formação à docência, discute a questão do estágio no ensino superior como uma condição de possibilidade para pensar a educação de uma forma compartilhada, cujos princípios orientadores envolvem uma sensibilidade para com o outro, pelas evidências científico-profissionais relacionadas ao campo da gestão acadêmica e da formação no ensino superior. A investigação objetivou monitorar os avanços científicos abordados pela academia, por meio de experiências registradas em relatórios documentados, no sentido de lançar luz à temática do estágio docente para a formação contemporânea e à realidade dos desafios atuais do engajamento no ensino superior. Na verdade, tal preocupação exige uma reviravolta formativa para superar as posições maniqueístas, promover o intercâmbio de estudos e práticas pedagógicas, desenvolvendo o pensar reflexivo do estudante com o docente em uma variedade de situações interdisciplinares, reveladas na circularidade do planejar, avaliar e compreender a própria constituição conjunta da organização didática, que envolve a apreciação de experiências cooperativas e democráticas como marca da presença solidária do agir docente.
- ItemInfância: desaparecimento ou metamorfose?(2018) NOGARO, Arnaldo; JUNG, Hildegard Susana; CONTE, ElaineO presente artigo dedica-se ao tema da infância. Resulta de pesquisa teórica de natureza qualitativa com o objetivo de problematizar o surgimento do conceito de infância e seu possível desaparecimento ou metamorfose no cenário contemporâneo. Fala-se do aparecimento da infância como um conceito criado a partir da modernidade e que estaria desaparecendo diante das transformações pelas quais passa a sociedade contemporânea. Crianças sempre existiram ao longo da história, no entanto, foram tratadas segundo os modelos sociais e as características de cada sociedade e época. Decorre daí o conceito de infância, que passa a ser interpretado e visto segundo a forma como as crianças são culturalmente percebidas. Refletir sobre a infância torna-se um mecanismo de interação profícuo para discutir a realidade das crianças na atualidade e assim entender qual é o papel da escola em um mundo de significados produzidos nas mediações e articulações sociais. O texto dá visibilidade à discussão da relação tensa entre adulto e criança, autoridade e autonomia, participação e imitação das crianças, que implica experiências com as diferenças entre crianças e adultos na cultura da circularidade digital, retomando e estimulando a construção conjunta no cotidiano escolar.
- ItemJuventudes, tecnologias e educação: contextos emergentes(2020) HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, ElaineO artigo, de abordagem hermenêutica, teve por objetivo identificar as problemáticas e desafios em torno dos debates sobre juventudes, tecnologias e educação, analisando as teses de doutorado produzidas em universidades públicas brasileiras, disponibilizadas no portal de domínio público da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2012 a 2016. Os resultados colocam em questão as fronteiras dos campos das tecnologias educacionais e das juventudes, oferecendo bases para repensar as dimensões sociais das tecnologias nas práticas mobilizadoras do educar, apresentando propostas desafiadoras, críticas e com potencial reconstrutivo de conhecimentos ao dar visibilidade a essas preocupações e tendências atuais
- ItemMini-histórias: experiências de formação e pesquisa(2023) CARDOSO, Cristiele Borges dos Santos; CONTE, ElaineO texto aborda algumas experiências pedagógicas desenvolvidas desde 2017 e voltadas para as práticas estéticas com mini-histórias na Educação Infantil. Trata-se de discutir, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico, para contextualizar as práticas estético-formativas de mini-histórias à criação de significados. As mini-histórias se configuram como formas de ver e narrar o cotidiano infantil, além de fazer parte da documentação pedagógica oriunda da experiência sensível do aprender com as crianças. As contribuições da investigação estão vinculadas aos processos reflexivos do agir pedagógico, em vista de aperfeiçoar as reelaborações didáticas que envolvem a leitura de imagens das questões humanas e educativas, para escutar as crianças e aprender a ser um professor pesquisador da Educação Infantil, defendendo os direitos da criança de crescer e emancipar-se com os outros.
- ItemO ócio criativo e suas perspectivas na educação(2020) HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, ElaineO trabalho objetiva discutir a ideia de ócio criativo de Domenico de Masi (2000; 2017; 2020) na tentativa de compreender hermeneuticamente suas perspectivas e desdobramentos na educação. O ócio criativo engloba três dimensões: trabalhar para produzir riquezas e aprender com o outro; estudar para criar novos conhecimentos e brincar para gerar o bem-estar. A partir dos debates suscitados com as interfaces formativas do ócio criativo, propomos questionar e construir pontes criativas ao desenvolvimento da globalidade humana. Concluímos que a educação precisa promover a experiência do ócio criativo, na perspectiva das metáforas e metamorfoses do processo de formar-se no tempo livre, visto que o processo do conhecimento implica reconhecer o potencial recriador dos sujeitos.
- ItemPesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil(2022) CONTE, Elaine; CARDOSO, Cristiele Borges dos SantosO trabalho discute ações com mini-histórias no cotidiano pedagógico sob a perspectiva de situações empíricas e narrativas de professores da Educação Infantil. Trata-se de investigar, a partir da análise de algumas experiências propostas por meio de um curso de extensão, de que forma é possível sustentar um processo formativo mediado por mini-histórias. O texto relata algumas experiências desenvolvidas entre 2017 a 2020 voltadas para práticas com mini-histórias na Educação Infantil. Discute, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico, para contextualizar as práticas de mini-histórias na criação de registros éticos, estéticos e formativos. As mini-histórias se configuram como formas de fazer, ver, ser e narrar o cotidiano infantil, além de servir à documentação pedagógica, partindo da experiência sensível de aprender com as crianças. A construção de relações pedagógicas por meio de mini-histórias, a partir das referências e contradições em tempos de pandemia, fez emergir o desenvolvimento humano com valores e experiências próprias da cultura da infância. Os resultados da avaliação conjunta das propostas realçam o desconhecimento dessa forma de comunicação na Educação Infantil, conjugando o inédito viável.
- ItemReprodução de gênero pela cinematografia: caminhos à educação?(2020) CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson CristianoThe research discusses the historical ideologies transmitted by cinematography, which cause the loss of meaning, insensitivity and intellectual stiffness by the absence of (self) criticism. Thus, this hermeneutic type of study proposes to look at the conceptions of gender and sexuality conveyed by cinema, in an attempt to review their repercussions on the experience of educational thinking. The shared problems need an attentive and critical-reflexive sensitivity to productions, to resist the spread of inequalities, exclusions and prejudices, the only way to generate new understandings through intersubjective processes, breaking with the fads to make this device an aggregating vehicle of experiences. humanizing social practices oriented towards the recognition of differences. Underlying film productions is the dominance of the cultural industry, which in its market logic promotes the repetition of certain discourses until they become passive truths in the face of the world. In this scenario marked by technical reproducibility, we show that there is little resistance from the film industry, which reveals gender and sexuality paradigms, highlighting contemporary issues. We conclude that these technological artifacts in education need to serve as impulses to rethink human action under penalty of the teaching processes reproducing exclusion, prejudice, uniformity and insensitivity to others and the plurality of experiences. It is about correcting the deformations of recognition through re-education that enhances human differences and social recognition.
- ItemRessonâncias das tecnologias digitais na educação(2019) CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson Cristiano; RIOS, Míriam BenitesO ensaio discute sobre as possibilidades e os entraves das tecnologias digitais para as aprendizagens sociais, que se convertem em paradoxos por meio da aventura por novidades, dispersões, contradições e exclusões. As tecnologias têm dimensões políticas do mundo mercantil, em padrões de produtividade e competitividade, e, portanto, são ambíguas em relação aos processos formativos, causando apatia e insensibilidade ao invés de mobilização ao (re)conhecer. O trabalho desenvolve um estudo hermenêutico das relações existentes nesses processos de mudanças digitais, convidando para indagações e trazendo ressonâncias na cultura educativa. Se, por um lado, as tecnologias saíram do monopólio de especialistas e passaram a integrar de modo flexível e aberto o mundo social contemporâneo, através da noção de instrumentos capazes de pôr em movimento operações complexas e múltiplas conversações, por outro, experimentamos continuamente ambivalências em seu uso e dificuldades na renovação dos sentidos que envolvem essas linguagens, gerando o obscurecimento das tecnologias e dos interesses socioculturais. Concluiu-se que há uma necessidade de reconstruir, em uma perspectiva hermenêutica, os potenciais colaborativos das diferentes interfaces das tecnologias digitais na educação para prevenir práticas de exclusão, desumanização ou alienação tecnocientífica, que atinge a maioria dos marginalizados social e economicamente.
- ItemSociedade da transparência: os processos de desenvolvimento humano em questão(2021) HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; MILBRADT, CarlaA obra é apresentada ao leitor em nove capítulos que vão da sociedade positiva (capítulo 1), passando pelo emaranhado da produção cultural da sociedade da exposição (capítulo 2), seguindo para a sociedade da evidência, sociedade pornográfica, sociedade da aceleração, sociedade da intimidade, sociedade da informação, sociedade do desencobrimento até culminar no capítulo final, sociedade do controle. Trata-se de um livro de bolso com 120 páginas, de linguagem acessível e didática, que retrata os saberes alicerçados na própria natureza política da vida em sociedade. O excesso de positividade da vida reflete um sistema fechado em si mesmo, que impõe o igual e anula o diferente e as contradições nas quais nós vivemos, excluindo a dimensão relacional, contextualizada e crítica dos processos de (re)conhecimento humano.