Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da"

Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliando a formação inicial: a percepção de acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física
    (2013) KRUG, Hugo Norberto; IVO, Andressa Aita; ILHA, Franciele Roos da Silva; KRUG, Rodrigo de Rosso; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da
    Esta investigação objetivou analisar pontos positivos e negativos da formação inicial oferecida por um Curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública da região Sul do Brasil, na percepção de acadêmicos. A investigação caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas. A interpretação das informações foi a análise de conteúdo. Os participantes foram 20 acadêmicos do 8º semestre de um Curso de Licenciatura em Educação Física. Foi possível identificar vários pontos positivos (15) e negativos (13) da formação inicial na percepção dos acadêmicos estudados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Experiências docentes na formação inicial: o processo formativo de professores de educação física
    (2019) CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; FRASSON, Jessica Serafim; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz; KRUG, Hugo Norberto
    O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais experiências docentes assumem protagonismos no processo formativo dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Formação inicial de professores de educação física frente à uma realidade de inclusão escolar
    (2009) CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; KRUG, Hugo Norberto
    This study, had as main objective to accomplish one it analyzes about the contribution of the critical-reflexive teaching in the physical education teachers' initial formation, as the inclusion, in common class, of students with special educational needs. So that if it could approach the intentions foreseen for this investigation, it was used the beginnings of the participant research as methodological source. Being the subjects constituted by five academic of the course of Degree in physical education, in situation of teaching practice, of Santa Maria's Federal University. Semi-structured interview, participant observation and documental analysis, they were the used instruments and registered in field diary in a period of a school semester of the year of 2005. The data send the conclusions for the trainees' needs to observe the educational space, based in the critical reflection, for if they involve in the decisions that are part of this context. Facing this movement as an understanding of the world to your turn, contributing to understand the current process of the students' inclusion with special educational needs. Lifting the problematic principal that refer the formative needs of the subjects.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os desafios do cotidiano educacional: o caso da educação física
    (2015) MARQUES, Marta Nascimento; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da
    Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos pelos professores de Educação Física no cotidiano de suas práticas pedagógicas na escola. O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi uma escola pública de Santa Maria, RS, tendo as informações coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física do ensino fundamental. Para analisar as informações coletadas, foi utilizada a análise de conteúdo. Concluímos que os principais desafios encontrados são a falta de espaço físico e material, a desvalorização da Educação Física, a falta de união e companheirismo entre os professores, os baixos salários, as limitações quanto à maneira de o professor desenvolver suas aulas, a indisciplina e violência entre os alunos e as dificuldades de não disporem de tempo para refletir e trocar experiências.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os saberes mobilizados pelo professor de educação física para construção da prática pedagógica
    (2017) CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; MANFIOLETI, Ramires Mendes
    Identificar os saberes mobilizados pelo professor de Educação Física para dar conta da sua prática pedagógica foi o objetivo desta pesquisa. Fizemos um estudo de caso com observação da escola e dos professores e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Realizamos a pesquisa em uma escola de Criciúma – SC, com dois professores de Educação Física.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Vozes e memória no/do cotidiano escolar: o primeiro dia de escola e de aula de acadêmicos de educação física em situação de estágio curricular supervisionado
    (2016) KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; TELLES, Cassiano; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da
    O estudo objetivou dar voz aos acadêmicos da licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM para relatar suas experiências vividas no primeiro dia de escola e de aula por ocasião do Estágio Curricular Supervisionado (ECS).

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão