Navegando por Autor "CENTENO, Carla Villamaina"
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- ItemLaboratório de ciências na pré-escola: espaço físico de aprendizagem(2019) SIQUEIRA, José Flávio Rodrigues; CENTENO, Carla VillamainaThis text is part of the research of the Professional Master's Degree in Education at UEMS-CG and intends to describe and discuss how the physical space of the Science laboratory can be used to transmit scientific knowledge to preschool classes. The visit to the municipal school was used to carry out the description of the Science Laboratory, as well as the analytical category of organization of didactic work by ALVES (2004) for reflections and criticism. Among the results, even with the introduction of some current technological resources, the physical space of the Science laboratory still maintains characteristics of the Comenian school.
- ItemO compêndio geografia para quarta série secundária (1938) de Aroldo de Azevedo sob a perspectiva da organização do trabalho didático(2020) OSHIRO, Jane das Dores Guimarães; CENTENO, Carla VillamainaEste trabalho analisa o compêndio intitulado Geografia, 6ª edição (1938), destinado à quarta série secundária, de autoria de Aroldo de Azevedo. Objetivamos apreender o papel desempenhado por essa obra no ensino secundário. Para tanto, elegemos como categoria central a organização do trabalho didático, formulada por Gilberto Luiz Alves. No que se refere à metodologia, procedemos à revisão bibliográfica de trabalhos sobre a formação intelectual, experiência profissional e produção literária de Aroldo de Azevedo e de estudiosos da área da História da Educação e da legislação educacional pertinente. Verificamos que a obra analisada se trata de um compêndio, precisamente de um compêndio em transição, pois certas características evidenciam a aproximação com o manual didático.
- ItemO manual didático para professores da educação infantil pública brasileira e a BNCC(2023) ALBERNAZ, Anne Luiza Ortiz Dias; CENTENO, Carla VillamainaEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou a função do manual didático, intitulado Pé de brincadeira, para o professor da Educação Infantil pública. Tem por objetivo discutir a relação entre a BNCC/2017 e o referido manual didático, o qual foi introduzido pelo PNLD/2019. Para tanto, sob a perspectiva do referencial teórico metodológico da ciência da história e da categoria organização do trabalho didático, realiza-se análise da legislação para a Educação Infantil e do instrumento didático. As análises revelaram que o manual didático atua principalmente na promoção da BNCC para a Educação Infantil ao servir de referência para a aplicação de sua estrutura curricular na prática pedagógica e, que a introdução do manual didático, constitui-se em um contrassenso, vez que os próprios documentos curriculares preconizam a criança e a sua experiência, no centro do planejamento pedagógico. Conclui-se, conforme assertivas de Alves (2001), que a centralidade do trabalho docente se remete ao conteúdo delimitado por esse instrumento.
- ItemPaschoal Lemme e o combate à influência norte-americana na educação brasileira (1950-1960)(2017) CENTENO, Carla VillamainaEste artigo procura verificar de que forma o contexto histórico vivido pelo educador Paschoal Lemme (1904-1997), influenciou sua crítica às técnicas e aos métodos norte-americanos incorporados, sobretudo, por educadores ligados ao movimento escolanovista. Iremos demonstrar qual a relação dessa crítica com as transformações que se processavam no país e que acabaram por influenciar os educadores, durante as décadas de 1950 a 1960. Foram utilizadas como fontes primárias suas Memórias (volumes 1 a 5, 1988, 2000) e a obra Educação democrática e progressiva (1961). Conclui-se que o contexto histórico da chamada Guerra Fria, influenciou o autor a partir da década de 1950 em suas críticas às influências norte-americanas e que no campo do pensamento renovador, foram disseminadas pela produção de Anísio Teixeira. Ainda que o contexto histórico das décadas de 1950 e 1960 possa explicar um combate mais sistemático de Lemme, podemos encontrar também na década de 1980, críticas ao conteúdo e aos métodos norte-americanos.