Navegando por Autor "CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de"
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- ItemPossibilidades da Educação Estatística como forma de análise crítica da realidade na escola indígena(2019) CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de; OLIVEIRA, Sérgia Andréa Pereira de; MONTEIRO, Carlos Eduardo FerreiraThe article discusses a research carried out in indigenous schools that aimed to analyze the possibilities of promoting Statistical Literacy in the intercultural context of the Xukuru people of Ororubá, to support the teaching action and encourage students' mathematical knowledge through reflective practices. It was investigated whether and how the contents of Statistics were worked on by teachers from the early years of the Xukuru people, and the planning and performance of classroom activities involving the stages of the investigative cycle within a collaborative group were analyzed. Participant observation, semi-structured interviews with three indigenous teachers, document analysis in class diaries of two teachers and the formation of a collaborative group with the participation of 11 teachers from the early years of elementary school were used. It was found that teachers from this ethnic group, in general terms, develop an initial work with Statistics, valuing the cultural characteristics of the indigenous community with interdisciplinary activities of construction of graphs and tables and also include statistical research through activities with interventions in the different spaces in the villages. The experiences in the collaborative group enabled significant experiences on the investigative cycle, enabling the expansion of skills.
- ItemPossibilidades da educação estatística como forma de análise crítica da realidade na escola indígena(2019) CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de; OLIVEIRA, Sérgia Andréa Pereira de; MONTEIRO, Carlos Eduardo FerreiraO artigo discute sobre uma pesquisa desenvolvida em escolas indígenas que teve como objetivo analisar as possibilidades de promoção do Letramento Estatístico no contexto intercultural do povo Xukuru do Ororubá, para fundamentar a ação docente e estimular o conhecimento matemático dos estudantes por meio de práticas reflexivas. Investigou-se se e como os conteúdos de Estatística eram trabalhados por professores dos anos iniciais do povo Xukuru e analisaram-se o planejamento e a realização de atividades em sala de aula envolvendo as etapas do ciclo investigativo no âmbito de um grupo colaborativo. Utilizou-se a observação participante, a entrevista semiestruturada com três professores indígenas, a análise documental em diários de aula de dois professores e a formação de um grupo colaborativo com a participação de 11 docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que os professores desta etnia, em termos gerais, desenvolvem um trabalho inicial com a Estatística, valorizando as características culturais da comunidade indígena com atividades interdisciplinares de construção de gráficos e tabelas e incluem também a pesquisa estatística por meio de atividades com intervenções nos diferentes espaços das aldeias. As vivências no grupo colaborativo possibilitaram experiências significativas sobre o ciclo investigativo, possibilitando a ampliação de habilidades.
- ItemPossíveis articulações do ensino de matemática e estatística com a educação escolar quilombola(2023) TEIXEIRA, Maria Joseane Santos; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de; MONTEIRO, Carlos Eduardo FerreiraEste artigo objetiva discutir possibilidades de articulação do ensino de matemática com a educação escolar quilombola, considerando aspectos das relações étnico-raciaise perspectivas críticas da educação matemática e estatística para a justiça social. Aborda-sealguns resultados de um estudo de doutoradoem desenvolvimento,com professores de uma escola quilombola situada emCabo de Santo Agostinho-PE. Analisou-seaproposta curricular deensino de matemática naquele município, identificando-se temas, objetos de conhecimento e habilidades com potencial para a valorização da cultura da comunidade quilombola. Asrespostas dosprofessoresparticipantes a um questionário, indicaram aausência deatividades que possibilitassem às criançasuma compreensão crítica do seu contexto sociocultural. Além disso, identificou-se que os docentes não tiveram acesso àformação continuada em educação escolar quilombola. A partir dos dados obtidos, discutimos a viabilidade de uma proposta de educação matemática e estatística voltada à leitura crítica do contexto com participação ativa das/dos estudantes e em convergência com a Lei nº 10.639/2003 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola
- ItemReflexões sobre implementação e uso de laboratórios de informática na escola pública(2012) CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de; MONTEIRO, Carlos Eduardo FerreiraNo Brasil existe uma política oficial para expandir o acesso a recursos computacionais para alunos de escolas públicas, no entanto, a qualidade dessa oferta é limitada quando se trata da estruturação de laboratórios de informática. Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as condições de infraestrutura e uso de laboratórios de informática de escolas públicas situadas em cinco municípios da Região Metropolitana do Recife – PE. A partir das análises dos dados teceram-se reflexões sobre o Proinfo como uma política pública em educação. As análises dos dados de pesquisa evidenciaram dificuldades de algumas escolas para lidar com as questões técnicas e práticas que envolvem a inclusão digital. O estudo pode apoiar reflexões a respeito da implementação de políticas públicas de acesso e uso das tecnologias que considerem o contexto escolar como uma importante variável.
- Item“Resolva de cabeça e confira na calculadora”: análise de atividades em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental de professores de matemática: percepções, trajetória e práxis(2021) LUNA, Luan Costa de; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima deMuitas são as pesquisas a respeitodo uso da calculadora em aulas de Matemática. No entanto, são escassas as referentes à análise de livros didáticos.Acreditamos que propostas de atividades com calculadora em situações de investigação, possuem potencial para romper a resistência do não uso desse recurso em aulas de Matemática, fomentando formação continuada aos professores que utilizam. Assim, neste artigo, analisamos, à luz dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica, atividades com calculadora em uma coleção de livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) mais distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático2017. Constatamos que, o ambiente de aprendizagem, cenário para investigação com referência à matemática pura(tipo 2), é o que mais explorao potencial da calculadora, pois, atribui significado ao uso desse recurso em situações deinvestigação e argumentaçãomatemática. Em relação às atividades analisadas, identificamos um total de 67 atividades com calculadora e observamos apredominância no eixo números e, referência à matemática purano âmbito de lista de exercício. Atividades relacionadas a cenários para investigação foram escassas. Esses resultados evidenciam limitações para o trabalho didático com a calculadora. No cenário atual, não é suficiente utilizá-laapenas como um recurso de verificação de resultados. É necessário, portanto, que os autores de livros didáticos proponham atividades com calculadoraque atribuam significado ao seu uso, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e raciocínio crítico dos estudantes.