Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CARVALHO, Fabiana Aparecida de"

Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A extinção das polí­ticas públicas educacionais e a Biologia no Ensino Médio: BNCC, `caça rendas´ e colonialidade epistêmica
    (2024) CARVALHO, Fabiana Aparecida de; BELLINI, Marta
    O presente trabalho perfaz uma crí­tica à implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando as disputas neoliberais na reforma curricular da educação básica e na desregulamentação das polí­ticas públicas educacionais. Em destaque, problematiza o Ensino de Biologia no Ensino Médio na Írea de Ciências da Natureza proposta pelo documento. O entendimento de aprendizagem essencial circunstanciado por competências e habilidades comuns padroniza o ensino em termos de uma racionalidade técnica e da adequação dos conteúdos aos interesses do mercado econômico mundial, contribuindo para a manutenção da colonialidade epistêmica. Tal visão restringe a compreensão de uma Biologia relacional, especialmente preocupada com a vida orgânica, polí­tica e com as temáticas socioculturais necessárias ao entendimento da sociedade, a visões que corroboram para o euro-USA-centrismo, para a acriticidade dos estudantes e para a perpetuação do pensamento único.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Diálogos sul e norte global e possibilidades democráticas nas educações em ciências: entrevista com o Prof. Dr. Ralph Levinson
    (2024) LEVINSON, Ralph; JANNING, Daniel Prim; CARVALHO, Fabiana Aparecida de; CAURIO, Michel Soares; CASSIANI, Suzani
    Nesta entrevista, o Professor Dr. Ralph Levinson (University College of London) aborda questões importantes de sua experiência como educador e formador de professores de ciências. Entre os temas abordados estão a definição de controvérsias sócio-cientí­ficas, o ensino baseado em pesquisa, negacionismo, democracia e questões do Norte-Sul global no currí­culo escolar e de formação docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Escola sem partido e as discussões de gênero e sexualidade: impactos curriculares
    (2021) SANTOS, Marina Silveira Bonacazata; MIESSE, Maria Carolina; CARVALHO, Fabiana Aparecida de; QUEIROZ, Leonardo Cordeiro de; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de
    A investigação objetiva analisar o impacto do conservadorismo do Movimento Escola Sem Partido (MESP) na abordagem das temáticas de gênero e sexualidade dentro da política curricular da educação básica brasileira. Ancorada em análise documental, a pesquisa discute a conjuntura histórica e educacional e a conformação das ideologias do movimento nas políticas educacionais, em especial, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, o texto discorre sobre a história do programa, bem como aborda o combate às questões de gênero pautado em uma postura conservadora e sua relação com a aprovação da BNCC.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Pesquisas e práticas decoloniais e interculturais nas Educações em Ciências e Matemática: insurgências, esperanças e vozes acadêmicas plurais
    (2024) CARVALHO, Fabiana Aparecida de; MARÍN, Yonier Alexander Orozco; CASSIANI, Suzani
    Com o “axé” das palavras, organizamos e editamos este número especial da Revista Vitruvian Cogitationes, cuja intenção é apresentar práticas e pesquisas que versam sobre decolonialidade nas Educações Científicas e Matemáticas.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão