Navegando por Autor "BRUNO, Marilda Moraes Garcia"
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- ItemIdentificação de deficiências entre crianças indígenas nas aldeias de Dourados/MS(2020) MATTOSO, Maria Goretti da Silva; BRUNO, Marilda Moraes Garcia; NOZU, Washington Cesar ShoitiO estudo objetivou o mapeamento de crianças indígenas com indícios de deficiências, nascidas em Dourados/MS, entre os anos de 2009 a 2014, e a avaliação da deficiência visual associada à paralisia cerebral na faixa etária de zero a cinco anos. A pesquisa pautou-sena ecologia do desenvolvimento humano e nos princípios etnográficos, contandocom a participação ativa dos familiares na aplicação dos instrumentos de Avaliação Funcional da Visão integrada ao Desenvolvimento Global, cujos protocolos foramadaptados à linguagem, à cultura e ao cotidiano indígena. O mapeamento levantou o número e as condições de nascimentos das crianças indígenas, bem como a localização de cinco crianças com deficiência visual e paralisia cerebral. Por sua vez, as avalições do funcionamento visual e do desenvolvimento global permitiram identificar as necessidades específicas decorrentes da situação da deficiência e refletir sobre as estratégias para intervenção precoce, tendo em vista melhores oportunidades de aprendizagem na primeira infância.
- ItemInterface educação especial - educação do campo: diretrizes políticas e produção do conhecimento no Brasil(2016) NOZU, Washington Cesar Shoiti; BRUNO, Marilda Moraes Garcia; HEREDERO, Eladio SebastiánEste texto tem como foco o estudo da articulação entre a educação especial e a educação do campo. Mais precisamente, busca apresentar o cenário político e epistemológico da interface entre essas modalidades de educação no Brasil. Para tanto, as ideias elucidadas no trabalho foram organizadas em três momentos. Inicialmente, foram selecionados dispositivos relativos à educação especial, à educação do campo e à interface entre ambas, previstos nos documentos político-normativos brasileiros.
- ItemPolítica de inclusão na educação infantil: avanços, limites e desafios(2019) BRUNO, Marilda Moraes Garcia; NOZU, Washington Cesar ShoitiEste texto focaliza a política de inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil, a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988. Nesse sentido, apresenta a trajetória legislativa desta etapa de ensino, indicadores de matrículas e resultados de pesquisas sobre a temática.
- ItemPolíticas de Educação no contexto indígena: discursos e práticas(2013) SOUZA, Ilma Regina Castro Saramago de; BRUNO, Marilda Moraes GarciaO presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as políticas educacionais conquistadas pelos povos indígenas no Brasil, desde a sua colonização. O estudo é um recorte da pesquisa em andamento, desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, cuja temática abarca a investigação de questões relacionadas à leitura e à escrita de crianças indígenas Guarani e Kaiowá, na região da Grande Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul. É uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, baseada nos estudos culturais. Para tanto, utilizou-se para este estudo, revisão da literatura sobre a temática, bem como documentos oficiais sobre as políticas educacionais em vigor no Brasil.