Navegando por Autor "BRANDÃO, Carlos da Fonseca"
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- ItemA educação infantil e o plano municipal de educação do município de Matão (SP): atendimento à demanda e infra-estrutura(2016) BRANDÃO, Carlos da Fonseca; TREVELIN, Brandão, Fátima Gil de Oliveira; PISSAIA, Vitor HugoEste artigo propõe-se a analisar o atendimento à demanda e as condições de infraestrutura dos prédios de educação infantil da rede municipal de ensino do município de Matão (SP) e comparar com as propostas para esse nível de ensino, nesses aspectos (oferta, atendimento e infraestrutura) presentes no Plano Municipal de Educação de Matão (PME 2003-2013).
- ItemA educação infantil no município de Marília (SP): a oferta, o atendimento e a infraestrutura e o plano nacional de educação(2016) BRANDÃO, Carlos da Fonseca; LOPES, Silvana Fernandes; ALVES, Catharina Edna Rodrigues; UREL, Ana Laura JeremiasO presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada junto à Secretaria Municipal de Educação do município de Marília (SP), a qual procurou diagnosticar a situação das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s) em Marília no que se refere às questões de oferta, atendimento e infraestrutura, tendo como parâmetro principal o Plano Nacional de Educação (PNE) que vigorou até 2011 (Lei nº 10.172/01). Diante da situação encontrada, o presente artigo também analisa as mesmas questões, à luz do atual Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005/14), com o objetivo de verificarmos o quão distantes estamos (ou não) da consecução da meta nº 1 do atual PNE, relativa à Educação Infantil.
- ItemA estrutura e a organização da educação básica na Espanha: suas diferenças e similitudes com a educação básica brasileira(2018) BRANDÃO, Carlos da FonsecaO objetivo desse artigo é, inicialmente, descrever como se organiza e como se estrutura a Educação Básica espanhola para, em seguir, fazer comparações que nos mostrem as semelhanças e as diferenças com a organização e com a estrutura da Educação Básica brasileira.
- ItemO programa ler e escrever no contexto de uma escola municipal(2017) BRANDÃO, Carlos da Fonseca; TREVELIN, Fátima Gil de OliveiraAs reformas educacionais dos anos de 1990 regulamentaram parâmetros e diretrizes gerais, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de 1996, para que fossem desenvolvidos na forma de currículos pelos sistemas de ensino em todo o país. No Estado de São Paulo, definiu-se um currículo mínimo e comum a todas as escolas paulistas, o que se deu de forma explícita para o segmento da educação básica de primeira a quarta séries (1º ao 5º anos) através da estruturação do “Programa Ler e Escrever” a partir do ano de 2007.
- ItemOs Itinerários formativos da educação secundária nos contextos sueco e espanhol e a educação profissionalizante(2021) BRANDÃO, Carlos da FonsecaThis article proposes to analyze the options of Professional Education of secondary level that the basic education systems of Sweden and Spain offer for its young people to, in the end, make some comparative considerations with the reality of the Professional Education of secondary level existing in Brazil. We consider it relevant to compare these two medium level Professional Education systems, because the exercise of the comparison shows us the main similarities and differences between such systems and the Brazilian educational reality with regard to medium level Professional Education. The methodology adopted was based on studies and concepts from the area of Comparative and International Education.