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Navegando por Autor "BEZERRA NETO, Luiz"

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    Apuntes sobre sobre la enseñanza media desde la colonia hasta 1959. Un estudio comparado Cuba- Brasil
    (2023) BEZERRA NETO, Luiz; CRUZ, Juan Carlos Rodriguez
    O ensino secundário ou secundário, em qualquer contexto cultural, merece uma análise aprofundada do seu enquadramento histórico. Estes antecedentes permitem uma melhor apreciação dos diferentes períodos do seu desenvolvimento e uma compreensão mais apurada da sua essência histórica e sociológica e das políticas educativas que lhe deram origem e lhe deram permanência e continuidade. Este trabalho trata de um estudo comparativo sobre o ensino médio em Cuba e no Brasil, desde seus primórdios na colônia até 1959, ano em que triunfou a Revolução Cubana. Neste estudo, foram consideradas as etapas pelas quais passou essa modalidade de ensino, marcada pelas diferenças contexto-culturais e pelas portarias que permitiram seu desenvolvimento. Analisa-se a influência filosófico-educacional em ambos os países marcada pelo elemento religioso que permeou a educação, priorizando o teológico e enfatizando o estudo das humanidades.
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    Contribuição ao debate acerca da utilizaçãodo materialismo histórico e dialético como referencial teórico na pesquisa histórico-educacional
    (2002) COLARES, Anselmo Alencar; BEZERRA NETO, Luiz
    Initially, we considered it necessary to present, in general lines, the constitutive elements of historical and dialectical materialism, and then to point out the importance and relevance of this methodological perspective of analysis, especially in research in the History of Education. This means to say, effectively, that we assume a position that goes against the current of those who, dragged by the winds of post-modernity, believe that all references based on the rationalist Enlightenment paradigm established with the advent of modernity are outdated.
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    Da maquinaria às TICs: um contínuo processo de exploração do trabalhador
    (2021) BEZERRA NETO, Luiz; NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus
    O artigo discute o fenômeno da exploração do trabalhador no contexto de intensa e crescente utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no campo educacional, tomando como ponto de partida os estudos de Karl Marx (2015). Trata-se um estudo bibliográfico e histórico, que analisa as consequências do uso da maquinaria pelo trabalhador, buscando compreender os efeitos da utilização das TICs, já que estas têm revelado um grande crescimento, tanto do seu uso, quanto da mais-valia produzida, aumentando a acumulação de capital e da imposição de sobretrabalho, em especial, na forma e no contexto domiciliar, ao não possuir o devido respeito aos horários de descanso dos professores e dos demais trabalhadores.
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    Lengua, lenguaje e identidad cultural en el contexto cubano
    (2019) CRUZ, Carlos Rodríguez Cruz; BEZERRA NETO, Luiz; BEZERRA, Maria Cristina dos Santo
    O trabalho trata das categorias de língua, linguagem e identidade cultural intrinsecamente no contexto histórico cubano. Uma análise do sincretismo linguístico cultural hispânico, aruaco e africano, a partir do processo de transculturação ocorrido nos primeiros séculos coloniais. A literatura é valorizada como arte da palavra, através da qual a linguagem desempenha um papel fundamental no pensamento do crioulo, cuja literatura serviu de base para a posterior reafirmação de um cubano, que se expressa tanto em prosa quanto em verso durante os séculos XIX e XX no patriotismo folclore e fogos de artifício, para alcançar o mais avançado do imaginário universal com o Real Maravilhoso.
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    Políticas educacionais para a educação do campo: uma análise histórica
    (2017) NUNES, Klívia de Cássia Silva; BEZERRA NETO, Luiz
    Este artigo tem como objetivo apresentar discussões concernentes às políticas educacionais para o campo, em seu movimento histórico. O ponto de partida é compreender o significado político e educacional do termo "Educação do Campo", analisado segundo a perspectiva dos argumentos dos defensores do movimento "Por uma Educação do Campo", que se posicionam em defesa de uma educação específica com base em um projeto socialista. Desse modo, como forma de elucidar a política pensada para a educação do campo, apresenta-se uma análise do contexto histórico dos governos a partir de 1990, que se materializa na luta pela reforma agrária e por uma educação específica para o campo que considere a história e os saberes dos camponeses.

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ISSN 1518-6385

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