Navegando por Autor "BELDA, Francisco Rolfsen"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise de tratamento da segurança da informação de uma instituição de ensino público federal(2020) SOUZA, Jackson Gomes Soares; ARIMA, Carlos Hideo; BELDA, Francisco RolfsenA Tecnologia da Informação (T.I.) e sua governança estão cada vez mais presentes no desenvolvimento das instituições educacionais, aprimorando estratégias e objetivos institucionais. O presente trabalho tem por objetivo verificar o tratamento dado à segurança da informação dentro da gestão de riscos na governança de T.I.
- ItemClassroom versus Moodle: um relato descritivo-comparativo a partir da experiência da construção de um curso on-line(2021) RUY, Rosimari; BELDA, Francisco RolfsenThis article presents an experience report that comparatively describes the formatting of the same training course for teachers in Environmental Education in two virtual learning environments, the LMS Google Classroom and Moodle platforms. Given the doubt about which would be the most appropriate for the development of the proposed course, we chose to build it in both, trying to verify the limits and potential of each one in order to decide for one of them at the end of the process. Throughout the article, we describe each stage of formatting the course according to our perceptions, illustrating them with screenshots of the respective screens. We concluded that both platforms meet the objectives of the developed course, but that Moodle is the most suitable when we consider that it is intended to reach a huge demand of course participants, bumping, however, into the need for a server that hosts it for free and without student limits enrolled.
- ItemClassroom versus moodle: um relato descritivo-comparativo a partir da experiência da construção de um curso on-line(2021) RUY, Rosimari; BELDA, Francisco RolfsenEste artigo apresenta um relato de experiência que descreve comparativamente a formatação de um mesmo curso de formação de professores em Educação Ambiental em dois ambientes virtuais de aprendizagem, as plataformas LMS Google Classroom e Moodle. Diante da dúvida sobre qual seria a mais apropriada para o desenvolvimento do curso proposto, optamos por construí-lo em ambas, procurando verificar os limites e potencialidades de cada uma a fim de decidir por uma delas ao final do processo. Ao longo do artigo, descrevemos cada etapa da formatação do curso segundo nossas percepções, ilustrando-as com prints das respectivas telas. Concluímos que ambas as plataformas atendem aos objetivos do curso desenvolvido, mas que o Moodle é o mais adequado quando consideramos que se pretende atingir uma imensa demanda de cursistas, esbarrando, entretanto, na necessidade de um servidor que o hospede gratuitamente e sem limites de estudantes matriculados.
- ItemInternational education in an interactive virtual learning environment: experimenting with digital media applications for community-based development(2017) DASSIN, Joan; BELDA, Francisco RolfsenO artigo se baseia em dados empíricos para avaliar os resultados do aprendizado de um curso interativo sobre mídia digital para o desenvolvimento comunitário. Ensinado conjuntamente através do programa de Desenvolvimento Internacional Sustentável (SID) da Universidade Brandeis e do programa de pós-graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). O objetivo da pesquisa era testar se resultados positivos de aprendizagem gerados por uma abordagem pedagógica baseada em problemas e projetos poderiam ocorrer em um ambiente de aprendizagem virtual internacional.