Nível técnico
ORCID
Ciências em Foco
Campinas
This article presents an experience report that comparatively describes the formatting of the same training course for teachers in Environmental Education in two virtual learning environments, the LMS Google Classroom and Moodle platforms. Given the doubt about which would be the most appropriate for the development of the proposed course, we chose to build it in both, trying to verify the limits and potential of each one in order to decide for one of them at the end of the process. Throughout the article, we describe each stage of formatting the course according to our perceptions, illustrating them with screenshots of the respective screens. We concluded that both platforms meet the objectives of the developed course, but that Moodle is the most suitable when we consider that it is intended to reach a huge demand of course participants, bumping, however, into the need for a server that hosts it for free and without student limits enrolled.

Este artículo presenta un informe de experiencia que describe comparativamente el formato de un mismo curso de formación para docentes en Educación Ambiental en dos entornos virtuales de aprendizaje, las plataformas LMS Google Classroom y Moodle. Ante la duda sobre cuál sería el más adecuado para el desarrollo del curso propuesto, optamos por construirlo en ambos, tratando de verificar los límites y potencialidades de cada uno para poder decidir por uno de ellos al final del proceso. . A lo largo del artículo, describimos cada etapa del formateo del curso según nuestras percepciones, ilustrándolas con capturas de pantalla de las respectivas pantallas. Concluimos que ambas plataformas cumplen con los objetivos del curso desarrollado, pero que Moodle es la más adecuada si consideramos que se pretende llegar a una gran demanda de participantes del curso, chocando, sin embargo, con la necesidad de un servidor que lo aloje de forma gratuita. de cargo y sin límites de estudiantes inscritos.

Este artigo apresenta um relato de experiência que descreve comparativamente a formatação de um mesmo curso de formação de professores em Educação Ambiental em dois ambientes virtuais de aprendizagem, as plataformas LMS Google Classroom e Moodle. Diante da dúvida sobre qual seria a mais apropriada para o desenvolvimento do curso proposto, optamos por construí-lo em ambas, procurando verificar os limites e potencialidades de cada uma a fim de decidir por uma delas ao final do processo. Ao longo do artigo, descrevemos cada etapa da formatação do curso segundo nossas percepções, ilustrando-as com prints das respectivas telas. Concluímos que ambas as plataformas atendem aos objetivos do curso desenvolvido, mas que o Moodle é o mais adequado quando consideramos que se pretende atingir uma imensa demanda de cursistas, esbarrando, entretanto, na necessidade de um servidor que o hospede gratuitamente e sem limites de estudantes matriculados.
Classroom versus Moodle, LMS platforms, Virtual learning environment, Aula versus Moodle, Plataformas LMS, Ambiente de aprendizaje virtual, Classroom versus moodle, Plataformas LMS, Ambiente virtual de aprendizagem
RUY, Rosimari; BELDA, Francisco Rolfsen. Classroom versus Moodle: um relato descritivo-comparativo a partir da experiência da construção de um curso on-line. Ciências em Foco , Campinas, v.14, p. 1-18. 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15239. Acesso: 2021-08-05