Navegando por Autor "ANDRADE, Maria Celeste de Moura"
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- ItemA bildung do professor(2006) ANDRADE, Maria Celeste de Moura
- ItemA importância da música e das atividades lúdicas visuoespaciais no processo ensino-aprendizagem da educação infantil em tempos de pandemia(2022) VIEIRA, Rafaella Arianne; ANDRADE, Maria Celeste de MouraO período pandêmico trouxe para a escola diversas modificações urgentes a fim de que a aprendizagem das crianças continuasse sendo desenvolvida no dia a dia. Para a Educação Infantil houve grandes dificuldades a fim de que o processo de ensino e aprendizagem pudesse atingir os objetivos a que se propõe a esta fase escolar. Assim, percebe-se que a falta de interação entre professor e alunos e entre as próprias crianças gerou diversas consequências negativas para o seu desenvolvimento entre 0 e 5 anos. Todavia, observou-se que, por meio do lúdico, da brincadeira e da música, é possível diminuir as deficiências no processo educativo durante as aulas remotas. Diante desta realidade, o artigo que ora se propõe, buscou, por meio da revisão bibliográfica e ainda, por meio de pesquisa de campo, compreender o papel das atividades lúdicas para a construção de competências e habilidades necessárias às crianças da Educação Infantil. Para tanto, foram requisitadas as teorias clássicas do desenvolvimento Infantil de Vygotsky e outros estudos mais recentes publicados, sobretudo, após os anos 2010, com o objetivo de compreender como tais pensadores valorizam as atividades lúdicas, musicais e visuoespaciais para o desenvolvimento das crianças. Ademais, ainda se analisou a legislação atual, dando ênfase à BNCC, para observar como ela prescreve o uso dessas atividades para as aulas com crianças de creches e pré-escolas. Por fim, pôde-se, por meio de pesquisa de campo, avaliar, no processo pandêmico, a educação infantil desenvolvida em escolas da rede municipal da cidade de Araxá - Minas Gerais.
- ItemA utilizaçao do júri simulado como ferramenta metodológica ativa para o curso de Direito(2020) VERAS, Bárbara Melo; ANDRADE, Maria Celeste de MouraThe present article aims to provide the study of the benefits of jury simulation regarding to educational practice of law. For that matter, some recurring issues from Brazilian legal education system were pointed out, presenting also, aspects of active methodology, pedagogical practises and jury simulation. With fulcrum in the literature, there is a conclusion about the impacts of those practises over learning and academic education of the law students.
- ItemCidadania, gênero e sexualidade: processos de subjetivação das crianças do ensino fundamental de Araxá(2009) ANDRADE, Maria Celeste de Moura; RIOS, Juliana Pereira
- ItemContribuições da arte na educação escolar das crianças(2022) BARBOSA, Marisley Martins; ANDRADE, Maria Celeste de MouraO presente artigo tem como temática - “Contribuições da arte na educação escolar das crianças”, e por objetivo, investigar a importância da Arte na Educação Infantil. A arte é toda criação humana utilizada como forma de expressar e registrar fatos vividos ou imaginados. Ela pode ser manifestada por meio de diferentes linguagens, compostas por seus próprios códigos, elementos e procedimentos. Utilizando como embasamento na pesquisa bibliográfica e descritiva, denota-se no decorrer do estudo, que sua importância é proporcionar aos alunos a compreensão de sua linguagem, reconhecendo diversas formas de trabalho artístico, desde que estimule seu universo lúdico. Através da arte desenvolvemos nossa percepção, nossa imaginação, nossa capacidade crítica e assim analisamos nossa realidade, podendo então desenvolver a criatividade para, inclusive, mudar o mundo que vivemos. Assim, a arte desempenha papel significativo no desenvolvimento das crianças, pois proporciona a compreensão de várias linguagens, através do desenvolvimento de trabalhos artísticos no processo educativo.
- ItemEscola e gênero: corpos femininos educados(2010) ANDRADE, Maria Celeste de Moura; CAMARGO, Ana Maria Faccioli deThe article problematizes the knowledge-power relationships that are inserted in the notions of corporeality that permeate school curricula and the representations of educators and children in this field. It focuses on how the production of gender and sexual identities are involved in a discursive process that sets the limits and validity of bodies. This process not only produces narratives about them, but institutes them, through the “disciplinary power” and the “biopower” explained by Michel Foucault. The text, making direct references to Foucault and feminist authors such as Judith Butler, seeks to show the symbolic horizon according to which some bodies “matter” more than others. It indicates how power restrictions, inseparable from certain discursive categories, delimit and circumscribe physical materials and contours that mark a domain of unthinkable, abject, invisible bodies. It glimpses, through these lines of argument, the performativity of female bodies (of all those who feel that they are women, genetically constituted as female or not) which, from the power relations inserted in the school, take on material contours and social meanings, symbolic legitimacy and very specific forms of intelligibility.
- ItemO discurso religioso na formaçãoda professora mineira(2008) VASCONCELOS, Fábio; ANDRADE, Maria Celeste de MouraThis text analyses the circumstances of the historical context in which the constitution of woman teacher in Brazil, more specifically in Minas Gerais, was made. It has the purpose of circumscribing the evidences of women teacher's religious speech about their pedagogical functions. It tries to illustrate the interfaces between Christian language and the forms that the woman teacher is related with herself and with other people in school spaces. It uses an after-modern vision, based in recent Cultural Studies and their implications in questions of gender. This research intends to put in evidence how and why woman and not man was, progressively, being involved in educationalfunctions. The corpus of analysis is the Bible and the way which religious speech crosses feminine roles in considering that most part of woman teachers of Minas Gerais has passed by confessional schools. The theoretical fundaments for this work were searched in Michel Foucault
- ItemO paradigma educacional historicamente dominante no Brasil: uma reflexão a partir da obra de Rubem Alves(2021) MARINS, Letícia da Cruz; ANDRADE, Maria Celeste de MouraO presente estudo aborda o pensamento de Rubem Alves como elemento mediador para caracterização e investigação a respeito da possível sustentação do paradigma educacional historicamente dominante no Brasil na atualidade e inspiração para a desconstrução desse nó enrijecido, buscando estimular a criação de perspectivas sobre a inserção de novas práticas nesse contexto. A pesquisa que subsidiou essa análise foi construída a partir de quatro pressupostos: descrição da trajetória da Educação no mundo; caracterização das origens da Educação no Brasil; identificação das concepções de Educação ainda predominantes no Brasil; análise e reflexão a respeito da obra de Rubem Alves para pontuação de possibilidades de construção de novas práticas educativas. Em termos metodológicos, desenvolveu-se uma investigação bibliográfica, de natureza teórica, ancorada nas premissas de autores que tratam das Concepções de Educação (ARANHA, 1996; BRANDÃO, 1981; FREIRE, 1985, 1993, 2001; GADOTTI, 1987; MORIN, 2011; LIBÂNEO, 1983, 1992, 2005; SILVA 1999) e da obra do autor que serve de parâmetro à análise das mesmas, isto é, o próprio Rubem Alves (1980; 1984; 1986; 1987; 1994; 1995; 1996; 1999; 2001a; 2001b; 2002; 2003; 2004; 2011; 2013; 2020). Os dados levantados permitiram apreender a constatação da presença do radicionalismo ainda muito difundido na educação atual. E com relação à obra autor, os pressupostos crítico-libertadores no pensamento de Rubem Alves, no âmbito da sua educação dos sentidos, traz propostas que vão na contramão daquela educação dogmática que ainda é dominante. Nesta perspectiva, categorias profícuas como a liberdade e a estética, articuladas, materializam e veiculam suas convicções sensualistas e progressistas tematizadas por meio de questões como a esperança, o corpo, os afetos, o desejo e a imaginação como dimensões existenciais, desveladoras da condição humana.
- ItemQualidade no Ensino Superior: o papel da autoridade do professor no processo(2021) BARBOSA, Jenifer Karolin Alves; ANDRADE, Maria Celeste de MouraO professor de hoje não é igual ao professor que ele teve no seu tempo de formação. Naquela época eram comuns comportamentos de autoritarismo, confundidos com autoridade pelos professores. Tendo em vista que o aluno de hoje é diferente, será que o professor não precisa mudar suas posturas? Este artigo tem por objetivo principal enfatizar o papel do docente dentro de sala de aula para que haja ensino de qualidade. Muitos papeis são atribuídos ao professor de hoje, porém, ele, sozinho, não promove conhecimento para o aluno. Impossível! O aluno precisa querer aprender e o professor precisa saber usar a metodologia adequada e as tecnologias que estão à disposição para promover um ensino de qualidade. Achar que o aluno aprende pela imposição da autoridade do professor uma utopia. Tudo precisa estar aliado a didática adequada, e a experiência do professor em controlar o processo é muito importante para que tudo funcione.
- Item(Re)pensando os regimes de verdade sobre o corpo na cultura contemporânea(2007) BRITTO, Letícia Vasconcelos; ANDRADE, Maria Celeste de Moura
- ItemReflexões sobre Educação permanente na área da saúde: construir saberes para transformar a prática(2020) CAETANO, Sharon Sampaio; ANDRADE, Maria Celeste de MouraPermanent Education was established as a National Policy, as a way of reaffirming the principles of SUS and improving health promotion in our country. In this study, we start from a bibliographic research to analyze the different ways to expand the training of health professionals. The aim is to reflect the practice or praxis of this professional, identifying which conception would be most suitable to broaden their education: Permanent Education, Continuing Education or in-service education. It was identified that there are many ways to continue promoting the professionals’ education at work, and that they have different methodologies, depending on the area and type of work. Knowing and understand to differentiating can be important for us to make changes in health services practices, and thus best suit the requirements at the moment. Permanent Education uses the problematizing methodology, based on everyday situations of the Health Services, and search for interlacing of the educational institutions experiences and healthcare establishment. We seek to analyze if it is the best way to promote any necessary changes that sorely needs into national health systems, if they are being fulfilled and if can incorporate conceptions by other Continuing Education conceptions to suit your specific requirements.